Ajudem-me! Ataque durante a noite

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Alexsrosa
Registado: sexta out 24, 2014 10:37 am

sexta out 24, 2014 10:50 am

Olá, preciso de ajuda urgente
O meu gato tem 6 anos. É preguiçoso durante o dia e raramente quer brincar mesmo quando o tentamos estimular. É meigo (apesar de "bruto") e no geral simpático, apesar de ter medo de estranhos. É castrado.
Há cerca de um ano começou a atacar. Primeiro apenas "atacava" as pernas que andavam, mas agora o seu comportamento piorou muito.
O terror nocturno instalou-se na minha casa. O gato agora não só ataca pernas, pés que se mexem durante a noite etc, como começou a ter um comportamento que apenas posso considerar como ... punitivo.
Se o afastamos de algo que quer ele afasta-se por um minuto ou dois e, de repente, sem qualquer aviso, volta e ataca. Depois afasta-se feliz por se ter vingado.
Já tentei todas as técnicas de redireccionamento, mas como ele não liga nenhuma a brinquedos e outros objectos, a coisa não funciona.
Alguém tem ideias sobre o que pode estar a acontecer e como evitar? Não queria ter de o dar, mas francamente estar em permanente pânico durante a noite não é uma boa perspectiva.
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

sexta out 24, 2014 11:10 am

O Sebastião dorme no meu quarto e morde cotovelos e dedos e couros cabeludos de quando em vez.

não creio que seja punitivo. penso que é instinto, vêm 6 vezes melhor que nós à noite e coisas a mexer... é normal fazerem-no.

há uma user neste fórum que acorda com cabelos cortados quando em vez :P
Alexsrosa

sexta out 24, 2014 11:34 am

ahahha eu isso conheço. Este é o 3º gato que eu tenho e estou habituada a "brincadeiras" nocturnas.
Mas este é vingativo. Quando lhe negam o que quer sai do quarto, e depois vem devagar e salta - unhas e dentes em riste. Depois retira-se satisfeito.
Eu sei que um gato que não tem outros para brincar precisa de ser estimulado para redireccionar os instintos caçadores - mas este pura e simplesmente manda-nos caçar e continua a dormir.
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

sexta out 24, 2014 11:39 am

Acho é próprio dos gatos pq o meu se acha que não deve ser contrariado, ele demonstra-o. E o seu começou a atacar pq ou depois do que? Houve alguma mudança no ambiente da casa? Os gatos são sensíveis a mudanças.
<p><a href="http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic ... 696">Nunca viram um choco de 4 patas?</a></p>
Alexsrosa

sexta out 24, 2014 11:47 am

Pois aí é que está: nada aconteceu. Não houve qualquer alteração em casa que justifique o comportamento.
LordNagash
Membro Veterano

sexta out 24, 2014 11:55 am

E consultou o vet? o bichano esta bem de saúde?
<p><a href="http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic ... 696">Nunca viram um choco de 4 patas?</a></p>
LordNagash
Membro Veterano

sexta out 24, 2014 12:01 pm

Ele tem zonas altas disponíveis com fartura? tipo arranhador alto ou armários por onde possa passear? pode ser que se ele sair da zona do chao e estiver mais alto já não sinta a necessidade de atacar.

Compre uma daquelas ponteiras laser de luz...custa 1 euro. Tente fazer com que ele brinque e se canse atras pra desviar-lhe as ideias. Atenção que não é pra apontar a luz aos olhos.
Alexsrosa

sexta out 24, 2014 12:08 pm

Está optimo de saude e tem montes de sitios para passear e até uma janela perto do teto entre dois quartos onde pode controlar toda a gente.
A luz foi uma das coisas que tentei: ele limita-se a olhar para ela e nem se levanta :?
LenaPS
Membro
Registado: quinta fev 28, 2008 2:18 pm

sexta out 24, 2014 2:45 pm

Olá Alexrosa

Tenho gatinhos ha muitos anos. Ja passei por diversas situações, umas mais complicadas que outras e digo-lhe que a sua terá solução!
O primeiro exercício que proponho é pensar em familia o que mudou neste ulitmo ano.
Os gatos sao seres muito sensiveis. Ressentem-se com a mais pequena coisa. Uma mudança drastica no comportamento pode ter sido despoletada por uma pequena alteraçao no quotidiano que terá de ser identificada para conseguirmos construir uma soluçao.
Alteraçao de horarios? Apesar de nao haver alteraçao drastica em casa nao houve nunhuma mudança ainda que tenue?
Eu tenho sempre as portas abertas de todas as divisoes, mas nao seria de ponderar, pelo menos por agora, fechar o seu quarto? NAo digo fechar o gatinho, pois isso seria pior..digo fechar-se a si? Pelo menos para evitar os ditos sustos.
Os gatos, contrariamente aos caes, nao têm memoria associativa, portanto puni-los (ralhar alto, ou dar um toque no nariz e dizer nao! ou feio!)só funciona no "acto" enao depois.

Tive um caso muito parecido com o meu mais velho, o Tommy. De manha, por vezes, mordia-me a cara! Passe a dormir de porta fechada. Durante uns meses. Até que depois fui alternando os dias. Até que voltei, passado um ano, a ter a porta aberta.
LordNagash
Membro Veterano

sexta out 24, 2014 2:50 pm

O meu antes era mais de morder na cara ou na cabeça...mm a dormir, mas com a palmadinha educativa já aprendeu que a cabeça do dono é algo sagrado e ou ele morder devagarinho ou ele está reguila e morde e sai a correr pra não apanhar uma lamparina no lombo. :lol:

A palmadinha educativa logo no acto ajuda, ou ralhar ou bater o pe ou borrifar com agua, mas tem de ser logo no momento.Estas crianças...

:o
alexasrosa
Registado: quinta jul 18, 2002 7:38 pm

domingo out 26, 2014 10:53 am

Infelizmente não consigo encontrar nada que tenha mudado :cry:
Mas enfim, espero que as vossas ideias levem a uma alteração do comportamento.
Muito obrigada a todos!
:D
Responder

Voltar para “Gatos”