Gata com vómitos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sofmendes
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: quinta nov 13, 2014 10:36 am

quinta nov 13, 2014 11:19 am

Bom dia! Sou estudante universitária e estou longe de casa. Venho aqui tentar pedir ajuda para a minha gata que não está comigo mas com os meus pais. Passando a explicar a situação e tentando reproduzir ao máximo toda a informação que a minha mãe me passou:

A minha gata, a Nuska, tem 3,5 anos. Desde segunda feira da semana passada que está com vómitos, não defeca, esconde-se e está mais prostrada. A minha mãe levou-a ao veterinário, fez raio-X (normal), análises normais com um Hematócrito de 40. A hipótese de envenenamento foi afastada porque os marcadores de lesão hepática estavam normais e não havia qualquer outro factor que fizesse suspeitar disso . A parte renal também estava bem. Após alguns dias de internamento, voltou para casa. Os vómitos não passaram e só defecava com microlax. Foi novamente internada. Havia a suspeita de uma oclusão ou perfuração intestinal que explicaria os vómitos e a ausência se defecação.Esteve a soro e ontem fez laparoscopia no sentido de, por um lado, tentar saber de onde vem o problema e, caso se descobrisse, resolvê-lo. Nas análises apresentava leucocitose o que faria suspeitar de uma possível infecção. Mal abriram a cavidade abdominal detectaram uma hemorragia interna, a nível do fígado. Estancaram a hemorragia e claro, nesta altura o hematócrito já tinha descido de 40 para 19. De resto, o tecido hepático estava perfeito, macroscopicamente não há suspeita de tumor. O baço também estava aparentemente normal bem como os rins. Fizeram biópsia gástrica e intestinal. O intestino estava com alguma gordura a mais segundo o médico. A causa da hemorragia será em princípio traumática. Não conseguimos perceber o porquê. Ela está sempre em casa. A verdade é que tinha um hematoma no lado direito da cavidade abdominal. O cirurgião também detectou alguma dismotilidade intestinal. Segundo a médica, poderá estar tudo relacionado como pode bem não estar..

Está viva, por um triz. Se a cirurgia não tivesse sido feita ontem, não teria sobrevivido.
Vim aqui no sentido de tentar encontrar alguém que já tenha passado pelo mesmo ou por algo parecido... qualquer conselhos ou hipótese é bem vinda...

Obrigada!
LordNagash
Membro Veterano
Mensagens: 628
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

quinta nov 13, 2014 11:33 am

Mas que situação complicada. A gata sai à rua? É esterilizada ? Poderá a gata ter levado um pontapé de algm? Mais do que isto não sei dizer, apenas dizer as melhoras e rápida recuperação.
<p><a href="http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic ... 696">Nunca viram um choco de 4 patas?</a></p>
sofmendes
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: quinta nov 13, 2014 10:36 am

quinta nov 13, 2014 2:14 pm

É esterilizada e não sai à rua. Obrigada :) Tenho esperança que vai melhorar e que é tudo causa do traumatismo... mas o que me inquieta é que não estou a ver forma de ter levado com um traumatismo... talvez alguém lá de casa tenha tropeçado nela... e espero que seja essa a causa[/list]
Tdias72
Membro Veterano
Mensagens: 310
Registado: sábado dez 08, 2012 8:14 pm

quinta nov 13, 2014 7:32 pm

Pode ter sido uma queda mal dada... as melhoras
Ana_90
Membro
Mensagens: 133
Registado: sexta jul 04, 2014 1:54 pm

sábado nov 15, 2014 3:23 pm

bem...de facto, é uma situação complicada e estranha ao mesmo tempo mas o que interessa é que a cirurgia foi feita a tempo!
As melhoras para a sua gata!!
sofmendes
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: quinta nov 13, 2014 10:36 am

sábado nov 15, 2014 4:55 pm

Está mais prostrada... já não se levanta para urinar... não sei o que fazer... estou desesperada, não a quero perder
Magnolya
Membro Veterano
Mensagens: 298
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

sábado nov 15, 2014 9:19 pm

:(

Entre em contacto com o veterinário, se não o tiver já feito.

As melhoras!
sofmendes
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: quinta nov 13, 2014 10:36 am

sábado nov 15, 2014 9:58 pm

Eu estou longe, mas sei que a minha mãe tem feito tudo por ela, tem passado as tardes com ela, tem insistido com todos os veterinários que por lá passam para irem vê-la. Se ela pudesse ficava 24h lá. Segundo os veterinários não há mais que possam fazer para além do que estão a fazer.. está a soro, antibiótico. A minha mãe ainda lhe meteu na boca alguma ração húmida. Agora é só esperar por um milagre... já não há mais que possamos fazer. E não é por pensar no dinheiro que já vai nos 1000€. Infelizmente há coisas que já não dependem de nós... É muito complicado passar pelo que estamos a passar. A maioria vê apenas mais um gato. Para nós é o bebé da família, é mais um de nós
Magnolya
Membro Veterano
Mensagens: 298
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

sábado nov 15, 2014 10:04 pm

Lamento muito :( :(

Também já passei por uma situação parecida. Na altura o meu gatinho até uma transfusão de sangue levou...

Não perca ainda a esperança! Acredite!!
Ana_90
Membro
Mensagens: 133
Registado: sexta jul 04, 2014 1:54 pm

domingo nov 16, 2014 9:53 pm

sofmendes Escreveu:Eu estou longe, mas sei que a minha mãe tem feito tudo por ela, tem passado as tardes com ela, tem insistido com todos os veterinários que por lá passam para irem vê-la. Se ela pudesse ficava 24h lá. Segundo os veterinários não há mais que possam fazer para além do que estão a fazer.. está a soro, antibiótico. A minha mãe ainda lhe meteu na boca alguma ração húmida. Agora é só esperar por um milagre... já não há mais que possamos fazer. E não é por pensar no dinheiro que já vai nos 1000€. Infelizmente há coisas que já não dependem de nós... É muito complicado passar pelo que estamos a passar. A maioria vê apenas mais um gato. Para nós é o bebé da família, é mais um de nós

Compreendo-a perfeitamente!!

Nós não as vimos como apenas um animal mas como uma filha!

Mas tenha muita força! Por vezes, os animais são mais fortes do que nos pensamos!
ZezinhoManel
Membro Veterano
Mensagens: 295
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

segunda nov 17, 2014 12:08 am

Ela tem despistes de Fiv/Felv e Pif?
sofmendes
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: quinta nov 13, 2014 10:36 am

segunda nov 17, 2014 12:19 am

Hoje estava muito pior. Com edema abdominal, já não se levantava. Tomámos a única decisão possível. Eutanasiámo-la, acabou o sofrimento. Foi dos dias mais difíceis. Ver um grande amor partir...
sofmendes
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: quinta nov 13, 2014 10:36 am

segunda nov 17, 2014 12:22 am

Depois de ter reflectido sobre todos os factos, acredito que tenha sido uma peritonite infecciosa felina, mortal.

Espero que o tempo acalme esta dor e este sentimento de que não me pude despedir da minha Nuska... meu Deus, como ela era tão importante.. quase ninguém consegue entender
sofmendes
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: quinta nov 13, 2014 10:36 am

segunda nov 17, 2014 12:26 am

Obrigada a todos!
LordNagash
Membro Veterano
Mensagens: 628
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

segunda nov 17, 2014 9:21 am

Sinto mto pela gata e por si. Acredite que entendemos a sua dor pq tb gostamos mto destes pequerruchos de 4 patas como se fossem filhos.

:cry:
<p><a href="http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic ... 696">Nunca viram um choco de 4 patas?</a></p>
Responder

Voltar para “Gatos”