castração do gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

xuxinha1
Membro Júnior
Registado: segunda out 20, 2003 3:09 pm

sábado jan 03, 2004 9:34 pm

Tenho um gato bosques da noruega com cerca de 5 meses e estou numa fase em que tenho de decidir se devo castrá-lo ou não. Existem vários criadores que me disseram que esta raça não tem por hábito marcar o território, mas que depende de gato para gato. Gostaria que, se possivel, me dessem a vossa opinião

Muito obrigado pela atenção
o meu email é o seguinte: [email protected]

Sandra
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

sábado jan 03, 2004 9:40 pm

Olá,

Na minha opinião se não quer o bichano para criação deve castrar sim porque mesmo que não marque território vai sempre ter comportamentos territoriais. A cirurgia é simples e em poucas horas já pode levar o seu gatinho para casa.

Guida
xuxinha1
Membro Júnior

sábado jan 03, 2004 9:42 pm

E em termos de comportamentos do gato, irá haver alguma diferença? Ele torna-se mais agressivo por isso?
igualdade
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 03, 2004 9:51 pm

Não, o gatinho vai ficar mais calmo...pelo menos é o que todos os foristas dizem. O meu sunny é castrado e é supermeiguinho. Os bichanos do meu irmão foram castrados a semana passada e não se nota diferenças no comportamento.
A castração é muito importante pois um gato não castrado que seja muito territorial pode mesmo atacar pessoas estranhas que entrem em casa.

Vai ver que não custa nada, os gatinhos do meu irmão nem tiveram em jejum nem nada foi chegar e andar. Cada tilim é retirado um a um e fica lá dois pequenos cortes que nem precisam de pontos...

Guida
serene
Membro Veterano
Registado: segunda nov 24, 2003 6:42 pm
Localização: Taz, Nina, Patanisca e Pantufa (Gatos), Pantera (cocker), Peixes
Contacto:

sábado jan 03, 2004 10:14 pm

O meu gatinho Taz tem 5 meses e falei com o meu vet na sexta-feira acerca da castração e ele também me disse que apesar de ele ainda ser pequeno que o melhor é ir já pensando nisso e daqui a mais mês, menos mês... :roll:

Acerca do comportamento... todos os gatos que conheço que foram castrados continuaram a ser muito meigos e tornaram-se bem mais calmos :roll:

São raros os casos em que se tornam agressivos (de facto não conheço nehum caso desses)!
Conheço é o caso de um gato que após a castração se tornou menos sociável, isto é, quando estranhos aparecem lá em casa ele não é agressivo nem nada que se pareça, simplesmente não lhes liga nenhuma! :o
igualdade
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 03, 2004 10:28 pm

Os gatinhos do meu irmão têm 5 e 6 meses foram castrados agora, não custou nada. O eu ainda não tinha 4 meses e nos EU são castrados às 6 semanas. Só conheço casos de comportamentos que melhoram após a castração.

Guida
xuxinha1
Membro Júnior

sábado jan 03, 2004 10:32 pm

Muito obrigado pelas vossas mensagens. Infelizmente acho que vai ser essa a opção que eu terei de tomar

Beijinhos para todos
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo jan 04, 2004 12:41 pm

Olá

Não pense na solução como infelizmente. Se o gato é de casa e não para criação é a melhor solução. para além de não se tornar um animal territorial, não vai ter tendência a fugir de casa se sentir uma gata com cio. Se quiser ter mais um gato ele aceita-o melhor.
A cirurgia nos machos é bastante simples e vai ver que não custa nada. E não se preocupe pois agressivo ele não fica.

Beijokas
kathleen
skylark01
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2003 8:16 pm

segunda jan 05, 2004 1:53 pm

capem mas é os politicos e deixem os gatos em paz :!: :!: :!:
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

segunda jan 05, 2004 1:59 pm

skylark01, realmente os políticos não fazem grande coisa, mas este não é um tópico para discutir isso...
Se pretende desestabilizar acredite que não vai conseguir. ;) falo por mim. Deixe o que quer que seja que tanto a chateia ou frusta de lado e abrace a sensação de companheirismo...
xuxinha1
Membro Júnior

segunda jan 05, 2004 2:05 pm

So uma questão
Se eu arranjar uma companheira para o gato ele deixará de marcar o território?

Beijinhos a todos os interessadoa
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda jan 05, 2004 3:03 pm

olá

Deixar de marcar o território não sei se deixa, mas se n~ºao esterilizar a gata é provável que nasça uma ninhada rapidamente.

Beijokas
Kathleen
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

segunda jan 05, 2004 3:03 pm

Olá xuxinha
Não tenho acrescentar nada de novo, apenas reforçar tudo o que aqui já foi dito. O Tigrinho foi castrado em Outubro com 7 meses.Continuou a ser meiguinho, a única alteração que eu noto é que ficou mais independente, e já não gosta muito que pessoas sem ser eu e o dono lhe pegem ao colo. fora este pequeno pormenor, ficou optimo
Não tenha receio, é melhor castrar.

P.S. só mais uma coisa , o Tigrinho no dia que foi castrado, que foi às 10 da manhã, teve que ficar em jejum desde o dia anterior, ouseja jantou e depois retirei-lhe a comida e água.
Minimiau
Membro Júnior
Registado: segunda dez 15, 2003 12:05 pm

segunda jan 05, 2004 6:15 pm

O meu kido menino que partiu era um bosques da noruega e era super-asseado, super meigo e super companheiro.
Só o esterelizei porque tenho gatas e na altura não queria criação. Agora estou super arrependida, porque podia ter ficado ao menos com um filhote dele. :(
igualdade
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 05, 2004 7:32 pm

Quando castrei o Jaky em Faro ele tb teve de ficar em jejum de um dia para o outro, mas aqui em Oeiras o vet dá uma anestesia diferente que não precisa de jejum.

Guida
Responder

Voltar para “Gatos”