gata sem cio?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
merrymary
Membro Júnior
Registado: sábado jul 05, 2008 12:32 pm

quinta fev 19, 2015 1:38 pm

olá a tod@s,
já aqui tinha exposto alguns problemas com a minha gata, em particular a vocalização constante, apesar de estar bem de saúde, ser muito acarinhada e ter tudo o que gosta e precisa (acho eu), está constantemente a miar, a toda a hora, sempre que tem gente em casa. Segue-nos para todo o lado e mia constantemente, mas no entanto é muito nervosa e assustadiça e não gosta de ser pegada ao colo nem de mimos, excepto raras ocasiões.
Mas o que mais me preocupa, é que ela faz 1 ano para a semana e nunca teve um cio. O miar dela sempre foi aflitivo e constante, mas eu conheço o miar de uma gata no cio, bem como os restantes comportamentos, e não tem nada a ver. Ela seguramente nunca teve um cio. Antes de a levar ao veterinário, até porque ela já sofreu bastante em bebé com idas ao veterinário, e quero evitar stressá-la ainda mais, gostava de saber o que acham. Ela não foi esterilizada, porque me foi dito para esperar pelo primeiro cio, e ela nunca sai de casa. O tempo foi passando e nunca chegou... É normal uma gata não ter o cio? Ainda está a tempo? Será algum problema de saúde ou é uma situação vulgar?

agradeço muito as vossas opiniões!
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta fev 19, 2015 4:15 pm

Há gatas que têm cios "silenciosos". De qualquer modo, não há necessidade de esperar pelo primeiro cio, muitos vets aconselham até que a esterilização ocorra antes disso.
Tendo em conta a idade, penso que pode avançar para a esterilização sem problema nenhum, mas nada como o conselho do vet
gatoslindos
Membro Júnior
Registado: terça out 29, 2013 7:21 pm
Localização: 17 gatos - europeus comuns, tigrados, malhados, siamês do Cião e Bombay

sexta fev 20, 2015 12:12 am

Tenho uma gata que os cios eram apenas de 2 por ano, no entanto está aqui agora comigo numa situação complicada que nem os vets conseguem perceber. Pode esterilizar antes do cio e deve de ser antes de vários cios para evitar de tumores mamários que ocorrem aos 12 anos (na generalidade).
Quanto ao comportamento se tiver alguma dúvida e quiser conselho, eu treino e trato de gatos, poderei dar uma ajuda a tentar melhorar a situação.
Comportamento indevido  felino não é um problema, nós é que não sabemos entender a psicologia animal.
merrymary
Membro Júnior
Registado: sábado jul 05, 2008 12:32 pm

sexta fev 20, 2015 4:26 pm

gatoslindos Escreveu: Quanto ao comportamento se tiver alguma dúvida e quiser conselho, eu treino e trato de gatos, poderei dar uma ajuda a tentar melhorar a situação.
o maior problema é o miar constante, e ser tão assustadiça, qualquer som, qualquer movimento em casa, ela foge a sete pés, e está sempre a morder-nos. Mas não assobia, não parece ameaçadora. Quando era bebé era muito carente, sempre a trepar para o meu colo, estivesse eu sentada ou em pé, entretanto teve um problema no estômago e tive 2 meses a dar-lhe medicamentos à força, que ela detestava. A partir daí passou a ter este comportamento. Não sei se consigo recuperar a confiança dela, custa-me muito, mas não havia alternativa aos medicamentos forçados... :(
gatoslindos
Membro Júnior
Registado: terça out 29, 2013 7:21 pm
Localização: 17 gatos - europeus comuns, tigrados, malhados, siamês do Cião e Bombay

segunda mar 02, 2015 3:49 am

merrymary Escreveu:
gatoslindos Escreveu: Quanto ao comportamento se tiver alguma dúvida e quiser conselho, eu treino e trato de gatos, poderei dar uma ajuda a tentar melhorar a situação.
o maior problema é o miar constante, e ser tão assustadiça, qualquer som, qualquer movimento em casa, ela foge a sete pés, e está sempre a morder-nos. Mas não assobia, não parece ameaçadora. Quando era bebé era muito carente, sempre a trepar para o meu colo, estivesse eu sentada ou em pé, entretanto teve um problema no estômago e tive 2 meses a dar-lhe medicamentos à força, que ela detestava. A partir daí passou a ter este comportamento. Não sei se consigo recuperar a confiança dela, custa-me muito, mas não havia alternativa aos medicamentos forçados... :(
Espero que ainda esteja por cá. Lamento as minhas respostas serem tardias, mas tratar de gatos e pessoas é carga em excesso. :(
Sim o facto de dar medicação causa esse comportamento de desconfiança e posso adiantar que possivelmente a estadia e esterilização a situação vai piorar.
Neste momento ela está desconfiada e em alerta para possíveis contatos desagradáveis, assim que algo lhe pareça ameaçador ela vai fugir ou lutar. Estes gatos levam tempo a ganhar confiança, no ambiente certo com reforço positivo (abreviarei para RP)consegue manipular parte da ansiedade dela, ou seja dar uma recompensa (tipo snack ou outra coisa gostosa) sempre após que fizer algo que ela deteste nunca dê antes outro caso ela associa o RP a parte desagradável.
Isto requer muito cuidado e se não está familiarizada com estes processos de educação felina levará tempo. Poderá se em caso muito complicado me tentar contatar para aqui e se for permitido deixo contato mais regular. Não desista nem pense negativamente ela apercebe-se disso!
Comportamento indevido  felino não é um problema, nós é que não sabemos entender a psicologia animal.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mar 03, 2015 10:19 pm

Boas, merrymary.

Cada gato tem o seu comportamento e não existem comportamentos tipo "chapa teste". A vocalização da sua gata pode ter "n" significados e cabe a quem lida com ela tentar perceber o que ela está a transmitir. Há gatos muito vocais, tive 2 assim, um que faleceu com quase 21 Anos e ainda tenho uma "miadora" com 16 Aninhos, entre todos os gatos que tenho, estes 2 "falavam/fala" mesmo. Claro que através do contacto comecei a perceber a "linguagem" deles. A minha pretinha, a miadora mor, é por ciúmes do telefone ou até do telemóvel porque acontece mais quando estou a falar com alguém ao telefone ou ao telemóvel, ou então, também noutras ocasiões quando quer atenção ou quando é hora (tem um relógio na pata) de lhe dar o patê miminho, diário.
A sua gata, veja se não será algum problema de saúde que a si, a olho nú, pode não parecer nada e poder ser mas que, claro está, só com um exame Vet o saberá.
Ainda, veja se não será, como a minha, pedido de atenção?
Se ela é "filha única", pode tentar dar-lhe um amiguinho/a felino/a, para se sentir mais acompanhada. Repare que, com o dia a dia dos donos, por certo que passará muitas horas sózinha e assim sendo, é obvio que quando estão em casa, ela "exige" atenção :wink: E, digo "exige" porque quase aposto que é um miado de exigencia, não é?
Sobre o ser desconfiada e não gostar de colinho, há imensos felinos que não gostam de colo mas que não deixam de serem meigos. Desconfiada... tenho uma, também com 16 Aninhos, que só aos 5 Anos de idade começou a confiar mais no que a rodeava. Hoje, é uma oferecida a toda a gente, mesmo a quem ela não conhece. Portanto, não desanime...

Leve a gatinha ao Vet, mesmo sabendo o stress que lhe poderá causar pois se tivesse que ir de urgência numa eventual situação urgente, nem olhava para trás, né? Então, bora lá a fazer um exame geral à gatinha e aproveite a castrá-la. A castração, em muitíssimos casos, ajudam a resolver problemas comportamentais existentes, por picos de altos e baixos, hormonais, enquanto inteiras.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”