Bom dia,
Este é o meu primeiro post neste fórum e estou a recorrer aqui na esperança de receber alguns conselhos vossos que me possam ajudar a resolver um problema que se está a tornar aflitivo e um verdadeiro pesadelo.
Vivo num apartamento, tenho dois gatos, um de 6 anos e outro de dois, que estão cá desde jovens (um desde os 6 meses de idade e outro desde os 2 meses de idade), tudo correu sempre bem e sempre foram muito limpos e asseados.
Desde á 2 ou 3 semanas para cá que comecei a notar cheiro intenso a urina espalhada pela casa, inicialmente atribui a alguma perda involuntária de urina. Até que á cerca de uma semana um deles (não sei qual) ou os dois, me defecaram na banheira e posteriormente me urinaram abundantemente no tapete da casa de banho. Entretanto, uma semana passou e não se voltou a repetir. Até que nos últimos dois dias, de manhã, quando chego á cozinha (divisão onde dormem e sempre dormiram), tenho fezes na pia do lava-loiça. A areia está limpa e é mudada frequentemente.
A urina ainda entenderia, pois poderia ser uma questão de marcação de território, mas as fezes é que não consigo entender.
Em termos de ambiente ou hábitos familiares, nada mudou. Os bichanos não são castrados.
Já alguém teve este problema ou semelhante?
Desde já obrigado pelos conselhos que me possam dar.
Fezes na banheira e na pia do lava-loiça
Moderador: mcerqueira
Obrigado pelas respostas,
Quanto á castração estava a tentar evitar, para evitar a dor aos gatuchos e também por questões económicas (um casal+1criança e só um a trabalhar) …
Eles pouco tempo passam sozinhos, exceptuando á noite em que dormem na cozinha, mas sempre assim foi e sempre se portaram bem ao longo destes anos todos. Durante o dia estão sempre junto á minha esposa e ao meu filhote de 2 anos. A areia é limpa diariamente e mudada integralmente 2 vezes por semana (com lavagem e desinfecção do WC), aliás a primeira vez que fizeram a “gracinha das fezes”, foi exactamente, na manhã do dia seguinte a areia ter sido mudada (havia sido mudada á noite).
Não compreendo, como é que o Boris e o Ozzy, se portaram também ao longo destes anos, alteraram tão radicalmente os seus comportamentos. Pena não falarem!
Quanto á castração estava a tentar evitar, para evitar a dor aos gatuchos e também por questões económicas (um casal+1criança e só um a trabalhar) …
Eles pouco tempo passam sozinhos, exceptuando á noite em que dormem na cozinha, mas sempre assim foi e sempre se portaram bem ao longo destes anos todos. Durante o dia estão sempre junto á minha esposa e ao meu filhote de 2 anos. A areia é limpa diariamente e mudada integralmente 2 vezes por semana (com lavagem e desinfecção do WC), aliás a primeira vez que fizeram a “gracinha das fezes”, foi exactamente, na manhã do dia seguinte a areia ter sido mudada (havia sido mudada á noite).
Não compreendo, como é que o Boris e o Ozzy, se portaram também ao longo destes anos, alteraram tão radicalmente os seus comportamentos. Pena não falarem!

mudou de marca de areia?
algum cheiro mais forte do detergente?
pedra no rim ou calculo na urina? pode dar por vezes para fazer tb as fezes fora de sitito.
Eu passei com o meu gato ao fim de 4 meses durante uma semana fazia tudo na cozinha e sempre nos mesmos sitios, nunc apercebi o porque, mas em conjunto com a Vet acelarou-se o processo de castração. mesmo antes da operação a "mania" passou foi mesmo aquela unica semana.
na parte da opreção pode falar com o seu vet habitual e explicar a situação, havendo uma relação boa pode negociar a forma do pagamento, e é uma forma de contornar as coisas e é muito diferente pagar tudo de uma vez e ir pagando.
algum cheiro mais forte do detergente?
pedra no rim ou calculo na urina? pode dar por vezes para fazer tb as fezes fora de sitito.
Eu passei com o meu gato ao fim de 4 meses durante uma semana fazia tudo na cozinha e sempre nos mesmos sitios, nunc apercebi o porque, mas em conjunto com a Vet acelarou-se o processo de castração. mesmo antes da operação a "mania" passou foi mesmo aquela unica semana.
na parte da opreção pode falar com o seu vet habitual e explicar a situação, havendo uma relação boa pode negociar a forma do pagamento, e é uma forma de contornar as coisas e é muito diferente pagar tudo de uma vez e ir pagando.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
[quote="borisozzy"]Obrigado pelas respostas,
[/quote]
a dor é nenhuma, porque vêem medicados. pelo menos os machos. o preço para estes, se viver na zona de lisboa, anda pelos 15 euros através dos animais de rua. as gatas fica pelos 30.

a dor é nenhuma, porque vêem medicados. pelo menos os machos. o preço para estes, se viver na zona de lisboa, anda pelos 15 euros através dos animais de rua. as gatas fica pelos 30.
Boa tarde,
Muito obrigado pelas vossas respostas e atenção dada a esta minha situação.
Curiosamente, sem nada fazer, nem nada se ter alterado, a situação das fezes não se repetiu, e quanto a cheiro a urina, só uma vez por outra e mesmo muito pouco. Cá para mim, eles andam a frequentar cá o fórum e ficaram envergonhados por eu andar a fazer queixinhas deles
Quanto á esterilização, estamos seriamente a ponderar essa hipótese, será só esperar, que chegue o meu subsídio de férias…
Muitos miaus e rom rons para todas(os)
Muito obrigado pelas vossas respostas e atenção dada a esta minha situação.
Curiosamente, sem nada fazer, nem nada se ter alterado, a situação das fezes não se repetiu, e quanto a cheiro a urina, só uma vez por outra e mesmo muito pouco. Cá para mim, eles andam a frequentar cá o fórum e ficaram envergonhados por eu andar a fazer queixinhas deles

Quanto á esterilização, estamos seriamente a ponderar essa hipótese, será só esperar, que chegue o meu subsídio de férias…
Muitos miaus e rom rons para todas(os)