Tenho um miau, chamado Wally, que terá cerca de 1 ano de idade e pesa quase 4 kg (não, não está gordo

Aconteçe que o sr gato de vez em quando tem dias de resolver marcar território em TODO o lado

Ele vive comigo á sensivelmente 5 meses e tenho conseguido lidar com o problema mantendo sempre a caixa de areia super limpa (basta deixar passar 1 dia sem limpar que ele já não quer fazer nada lá dentro) e pondo repelentes nos sítios mais complicados de limpar, mas não me fica barato e tem dias que acabo de limpar a caixa e ele decide mesmo assim fazer chichis noutros sítios...
Ele não é castrado e já me disseram que por ele já ser adulto mesmo se o castrar agora já não vai fazer diferença nesta questão. Os vets com que falei dizem que depende muito de gato para gato mas que a probabilidade de este problema desaparecer não é muito alta...
Gostaria de saber a vossa opinião sobre a questão...

Não sei mesmo se o devo ou não castrar, sou a favor da questão sem qualquer duvida nos cães, mas nos gatos não tenho tanta experiencia ou conhecimento e TODOS os gatos de casa castrados que conheço são autênticos troncos com patas :p super gordos... acho o que gato super elegante e adoro-o ver assim não queria mesmo que ele perdesse atividade ou ficasse gorducho...