Marcação de territorio. Castração resolve?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

sábado mai 16, 2015 10:37 am

Olá bom dia.
Tenho um miau, chamado Wally, que terá cerca de 1 ano de idade e pesa quase 4 kg (não, não está gordo :P o vet diz que está ótimo).

Aconteçe que o sr gato de vez em quando tem dias de resolver marcar território em TODO o lado :o Chego a casa e lá está chichis por todo o lado :(
Ele vive comigo á sensivelmente 5 meses e tenho conseguido lidar com o problema mantendo sempre a caixa de areia super limpa (basta deixar passar 1 dia sem limpar que ele já não quer fazer nada lá dentro) e pondo repelentes nos sítios mais complicados de limpar, mas não me fica barato e tem dias que acabo de limpar a caixa e ele decide mesmo assim fazer chichis noutros sítios...
Ele não é castrado e já me disseram que por ele já ser adulto mesmo se o castrar agora já não vai fazer diferença nesta questão. Os vets com que falei dizem que depende muito de gato para gato mas que a probabilidade de este problema desaparecer não é muito alta...

Gostaria de saber a vossa opinião sobre a questão... :?:

Não sei mesmo se o devo ou não castrar, sou a favor da questão sem qualquer duvida nos cães, mas nos gatos não tenho tanta experiencia ou conhecimento e TODOS os gatos de casa castrados que conheço são autênticos troncos com patas :p super gordos... acho o que gato super elegante e adoro-o ver assim não queria mesmo que ele perdesse atividade ou ficasse gorducho...
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado mai 16, 2015 12:52 pm

Isso do castrar fazer os gatos gordos é muito relativo, sinceramente até tenho a experiência do contrário, tenho gatos castrados eleganterrimos.
Quanto a resolver a marcação, o único que castrei já adulto (ie, quando veio cá para casa), nunca marcou nadinha.
Anafcs
Membro Veterano

sábado mai 16, 2015 1:52 pm

Boas, obrigada pela resposta. Pois por acaso mesmo a maioria dos gatos que via nos vets com problemas de obesidade e coisas do género eram castrados mas podia ser apenas coincidência.
Eu estou mais inclinada para a castração, mas ainda tenho muitas duvidas...
Obrigada :wink:
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado mai 16, 2015 4:01 pm

O que lhe vou dizer não é baseado em estudos científicos e é fruto da minha observação e experiência directa:

Um gato castrado cedo não tem tendência a ficar super obeso. Isso acontece mais quando são castrados a partir da meia-idade. A castração na velhice, quer em gatos quer em cães, praticamente garante a obesidade.

Há raças, e isto afianço-lhe com toda a certeza, como os Persas e Exóticos, que não engordam mesmo castrados mais tarde. No entanto, o Europeu Comum tem grande (enorme) propensão para se transformar numa pêra gigante se for castrado a partir dos 3/4 anos.

Há marcadores genéticos. Todos os criadores sabem que não devem reproduzir gatos que sejam super marcadores porque vão transmitir aos filhos o belo hábito. Isto quer dizer que nem sempre a castração resolve. Mas na maioria dos casos, sim a castração acaba com as marcações e, quanto mais não seja, acaba de vez com o cheiro intenso da testosterona na urina do macho.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado mai 16, 2015 5:27 pm

Anafcs Escreveu:Olá bom dia.
Tenho um miau, chamado Wally, que terá cerca de 1 ano de idade e pesa quase 4 kg (não, não está gordo :P o vet diz que está ótimo).
Só agora reparei neste pormenor - o seu gato para mim é um finguelinhas :lol:
Tenho um com cerca 6,5kgs que não está gordo de todo e um que com cerca de 4,5kg está super magro (é idoso e tem gengivite crónica). Mas cá em casa parece haver alguma tendência para gatos grandes :D
Anafcs
Membro Veterano

domingo mai 17, 2015 9:35 am

Obrigada pelas informações ;) Acho que o vou mesmo então castrar... Agora é fazer mialheiro para pagar as contas que daí vêm :P

Pois ele para mim é de tamanho normal (os outros gatos que tive quando era miúda eram todos deste tamanho) mas toda a gente me diz que o meu gato está super grande :P e realmente vendo os irmãos, que ainda estão com a amiga que mo deu, ele é quase o dobre deles, mas não quer dizer que o meu seja grande :p Para além disso o meu namorado só para me irritar está sempre a dizer que o gato está gordo :lol:
Anafcs
Membro Veterano

domingo mai 17, 2015 9:40 am

Já agora em que idade os gatos parão de crescer? Ele deverá ter á volta de 1 ano... Não sabemos porque foi uma ninhada de 3 gatinhos que a mãe (gata de rua) levou para a porta da minha amiga e eles trataram deles.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo mai 17, 2015 9:31 pm

Se castrar o seu gato já, ele vai crescer um bocado mais. Não é engordar, é crescer. Ao castrar retira a hormona que inibe o crescimento e ele vai aumentar de tamanho.

A cabeça demora mais tempo a alargar, mas dentro de um ano ele terá a cabeça adequada ao tamanho do corpo.
Responder

Voltar para “Gatos”