Pandora - Novo elemento da família - Introdução de novo gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Cripton26
Membro Júnior
Registado: sábado set 21, 2013 3:47 pm

terça ago 04, 2015 2:52 pm

Boa tarde. No dia de hoje adotei uma nova gatinha cá para casa com um mês e meio. É muito brincalhona e irrequieta. No entanto eu já tenho um companheiro de à 2 anos para cá (o Chang), que não está a achar muita piada. Inicialmente não lhe ligou nenhuma, pois estava com medo da pessoa que me veio entregar a Pandora, mas passado 1 hora começou a bufar-lhe (sem a atacar). Não sei se isto é normal, uma vez que se tratam de animais territoriais e nunca tentei a introdução de uma animal de estimação cá em casa. Peço ajuda neste sentido.
A Pandora não ligou nenhuma ao Chang, queria era brincar. Criei um quarto só para eles onde tenho o bebedouro e comedouro da pandora, arranhador, ginásio, WC da Pandora e alguns brinquedos. Acham que devo manter a Pandora fechada no quarto?
Podem ajudar-me?

Abaixo as fotos do quarto:

Imagem
Imagem
Imagem
Cripton26
Membro Júnior
Registado: sábado set 21, 2013 3:47 pm

quarta ago 05, 2015 9:11 am

Bem malta, atualizações ao caso da Pandora. Pelos vistos fiz mal em mostrar a Pandora ao Chang. Fui ontem ao Hospital do Gato onde o Chang é seguido e onde eu faço questão de levar também a Pandora, e a veterinária quase me esfulou vivo. O Chang sendo dador de sangue só pode ter contato com a Pandora daqui a dois meses. Passo a explicar: como a Pandora é bebé, os testes FIV e FELV só são realmente fiáveis a partir dos 4 meses de idade. Até lá poderão existir falsos positivos e falsos negativos. No entanto, a pandora quando lá for fazer as vacinas no dia 15 de agosto, vai aproveitar e fazer já o primeiro teste FIV e FELV.
No que respeita às vacinas, as mesmas foram dadas ontem pelas seguintes razões: a Pandora sendo um bebé pode estar a incubar certas doenças, como por exemplo bactérias ou virus, que ainda nao se tenham identificado. Se a médica fosse ontem dar a vacina o que aconteci é que lhe ia por mais virus/batérias no organismo e o sistema imunitário da Pandora que ainda nao está desenvolvido ia baixar drasticamente e dai a dois dias estava doente. Por isso optou por só dar a desparasitação interna e externa e mandou-me voltar lá com uma amostra das fezes daqui a 10 dias, para que possamos dar as vacinas e avaliar corretamente o estado de saúde da Pandora.
No que respeita à introduçao da Pandora ao Chang existem várias fases que eu desconhecia, e passo-vos desde já a apresentar para eventuais questões como as minhas.:

1º Nunca se deve apresentar um gato novo a um gato residente, em termos visuais logo da primeira vez. Os gatos residentes até podem aceitar o novo gato, mas se for uma experiencia traumatica para os dois pode inviabilizar toda a relação deles para o futuro. A veterinária deu-me até o exemplo de nos Humanos quando conhecemos alguém em condições desagradáveis não vamos ter mta vontade de a ter como amigo, nos gatos é a mesma coisa ou até intensificado. O gato novo deve ser mantido numa divisão só para ele com bebedouro, comedouro, WC, arranhadores, brinquedos, mantinhas, etc.
2º Numa primeira fase devem-se trocar mantinhas e brinquedos, para que se habituem ao cheiro, se o novo animal e o residente não se mostrarem recetivos ao novo cheiro devem partir para a nova fase (entende-se por recetivos conseguirem brincar com os brinquedos ou deitar-se em cima das mantas naturalmente).
3º Quando a fase anterior estiver ultrapassada, devemos pegar numa luva de inverno e fazer vestinhas ao novo gato. Apresentamos a luva ao gato residente e vemos a reação, se o mesmo reagir mal vamos tentando até que o mesmo não se importe com o cheiro ou até roce a cabeça na luva;
4º Após conseguida a fase 3, devemos colocar o novo gato numa marquise, por exemplo, onde consiga ter contato visual com o gato residente. Esta fase só é ultrapassada quando virem que o gato residente mostra vontade de brincar com o novo gatinho.
5º Devemos colocar o novo gato na transportadora em cima de uma mesa e deixar que o gato antigo entre na divisão. PS: não incentivar a que se vejam, deixar o gato antigo à vontade e se quiser ir para cima da mesa ele logo irá. Nesta fase depois de o gato residente conviver um pouco na divisão, deve-se-o tirar da mesma e deixar ser o gato novo a sair da transportadora e cheirar toda a divisão.
6º Promover o encontro entre os dois sem barreiras físicas mas sem vigias. E deixar que se conheçam e brinquem juntos.

Todas as fases anteriores, podem requerer voltar atrás caso vejamos que os gatos recuem no seu comportamento. Não queiram que os vossos gatos gostem dos novos amigos, só porque vocês gostem. Deêm oportunidade de eles se gostarem um do outro para que não haja no futuro problemas para os animais e para os novos donos.

Espero que com esta minha experiencia vos tenha ajudado.

Cumprimentos,

Daniel Nicolau e

Patadas e focinhadas do Chang e da Pandora.
Responder

Voltar para “Gatos”