Gato que urina na casa toda

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
amdps
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: quarta ago 21, 2013 10:41 am

segunda dez 07, 2015 11:09 am

Tenho um gato com 2 anos, já foi castrado à quase 2 anos, faz xixi em todo o lado. A ultima vez que fez foi dentro da fruteira na cozinha. Já falei com o veterinário e ele disse para ter em atenção ao WC dele,se está suja ou não, não lhe encontra nada e que isto é tudo birra dele. Alguém tem ideias para acabar de vez com isto?
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

segunda dez 07, 2015 3:16 pm

Os gatos são animais asseados. Para ele, castrado, não fazer no tabuleiro tem que haver forte razão. Para tentar ajudá-la, necessito de mais pormenores, Ele é gato único na casa? Quantos tabuleiros tem ao seu dispor? São abertos ou fechados? Que tipo de areão usa? Mudou de tipo ou marca? Há quanto tempo ele faz xixi pela casa?
Entretanto posso ir dando dicas. O nº de tabuleiros deve ser superor ao nº de gatos. Devem estar em local reservado, arejado, separados e longe da cama e comida dos gatos. Devem ser limpos uma a duas vezes por dia e lavados semanalmente com um detergente desinfetante mas que não tenha cheiro demasiado forte. As bancadas e chão da casa devem ser evitados de lavar com detergentes amoniacais pois o cheiro destes podem induzir o gato a marcar. Quanto aos tabuleiros, a maioriadis gatos preferem-nos com tampa (sentem-se protegidos) mas alguns preferem-nos destapados. Sejam de um tipo ou de outro devem ter tamanho suficiente para entrarem e escavarem à vontade. A maioria dos gatos, se tem fezes no tabuleiro, já lá não entra; têm medo de ao escavarem para fazer novas necessidades, sujarem as patas. Dáí a necessidade de ter mais tabuleiros do que gatos e de os limpar, pelo menos, uma vez ao dia.
Maria João
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

terça dez 08, 2015 5:14 pm

Infelizmente a marcação (com ou sem testosterona) pode ser genética.

Todos os criadores sabem que não devem reproduzir marcadores, porque o mais certo é os filhos, ou a maioria deles, sairem igualmente marcadores.

Sei que isto não ajuda nada, mas é a realidade.
amdps
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: quarta ago 21, 2013 10:41 am

quarta dez 09, 2015 9:44 am

Ele não é o unico gato da casa, tenho outro mais novo 2 meses e são como irmãos, andam sempre juntos, até para dormir têm que estar juntos. Wc é só um fechado com porta, que mudo todos os dias. Eu à pouco tempo descobri que a gata da minha vizinha vai para o meu quintal comer, dormir e apanhar sol. Será por isso?
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

quarta dez 09, 2015 9:58 pm

Para ser sincera, acho que o problema está no facto de ter apenas um tabuleiro para os dois. Embora eles seja inseparáveis, pode haver factores que impeçam o mais velho de entrar para urinar. É natural que ambos marquem a entrada esfregando a cabeça na entrada. Há gatos mais picuinhas que não entram no tabuleiro com o cheiro de outro gato. Pode ser também que o mais novo resolva acompanhar ou esperar o outro do lado de fora. Há gatos que não suportam isso daí eu falar atrás num sítio reservado.
A minha sugestão seria adquirir mais dois tabuleiros e colocar os 3 em sítios diferentes mas de modo a ficarem escondidos. A um dos novos deixava a tampa mas tirava a porta e ao outro deixava aberto. Isto porque tive um gato que urinava com a cabeça e pescoço do lado de fora e uma gata que só urinava em tabuleiros descobertos. Pode ser que seja esse o problema. Outra coisa que me estou a lembrar é o tipo de areão. Tinha uma gata que mal via a areia cinzenta se punha a sacudir as patas e não entrava. Tive que procurar uma areia branca. E o meu gato Tobias assusta-se com o barulho que o jacto de urina faz nos cristais de sílica. Passei só a usar areão aglomerante.
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

quarta dez 09, 2015 10:15 pm

WaterMonitor Escreveu:Infelizmente a marcação (com ou sem testosterona) pode ser genética.

Todos os criadores sabem que não devem reproduzir marcadores, porque o mais certo é os filhos, ou a maioria deles, sairem igualmente marcadores.

Sei que isto não ajuda nada, mas é a realidade.
Os gatos que marcam não se agacham para fazer o xixi todo de uma vez. Há um ritual que consiste em esfregar a cabeça ou as patas ou ambos em determinado local, virar-se de costas e em pé, atirar um pequeno jacto de urina para o sítio esfregado. Há uma sequência na marcação e os locais são marcados periódicamente, sempre na mesma sequência.
Se for este o caso, é mais complicado e dispendioso remediar o problema. É necessária disponibilidade para saber por que ordem ele marca os sítios, usar produtos (com feromonas) que inibem a marcação e também dessembilização por parte do dono (recompensa activa vs castigo passivo).
Maria João
amdps
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: quarta ago 21, 2013 10:41 am

quinta dez 10, 2015 10:07 am

Vou seguir esse conselho sobre os tabuleiros. O areão que compro é o do Continente.
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

quinta dez 10, 2015 6:29 pm

Quando colocar os tabuleiros novos, separe o gato mais novo com acesso ao tabuleiro que já tem e observe o comportamento do seu gato problemático. Se tudo correr bem, ele irá escolher o que mais lhe agrada esfregando a cabeça ou as patas nele, antes de o utilizar. Assim ficará a saber se ele prefere o tapado sem tampa ou o destapado. Ao que ele não escolheu, ponha-lhe a tampa com a porta e observe novamente o que ele faz. Desta maneira vai ter a certeza do que ele prefere e dá-lhe tempi para ele deixar o cheiro dele nos escolhidos. Claro que o ideal seria só ele ter acesso a esses tabuleiros por uns dias mas não sendo possível, com 3 tabuleiros, ele há-de ter sempre um disponível e do seu agrado.
Maria João
amdps
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: quarta ago 21, 2013 10:41 am

segunda dez 14, 2015 3:36 pm

Muito obrigada pela sua ideia. Adorei.
Responder

Voltar para “Gatos”