Gata com cio e falta de apetite

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sofmendes
Membro Júnior
Registado: quinta nov 13, 2014 10:36 am

sexta fev 12, 2016 3:04 pm

Boa tarde!

Tenho 2 gatos em casa, a Julieta com 1 ano e 1 mês de idade e o Simba com 6/7 meses. O Simba foi castrado, mas a Julieta decidimos não esterilizar, pelo menos para já.

Acontece que hoje decidimos que vamos mesmo levar a Julieta ao veterinário. Está magra, conseguimos sentir os ossos todos, tem comido muito pouco (ainda está com a ração júnior), já experimentámos várias rações secas e húmidas e parece que nada a satisfaz... Parece-nos que ela está com o cio, pelos miados que faz, mas esta já é uma situação que tem algumas semanas. Ela continua activa, continua a escalar os móveis e cortinas cá de casa, mas parece-nos que esta falta de apetite não é normal. Por vezes somos nós que agarramos num punhado de ração e vamos dando grão a grão na boca.

Alguém já passou por algo parecido?

Obrigada!
sofmendes
Membro Júnior

sábado fev 13, 2016 1:50 am

Estava com uma infeção urinária e demasiado magra, o que foi passando despercebido pelo pêlo longo que possui..
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda fev 15, 2016 11:17 am

Ainda bem que descobriram o que era, espero que com o tratamento ela volte ao normal.
sofmendes
Membro Júnior

quarta fev 17, 2016 10:55 pm

Continua se m comer voluntariamente... é preciso forçá-la e meter o comer na boca.... Alguma sugestão? :(
laurindaf
Membro Júnior
Registado: quinta ago 05, 2010 1:32 pm

terça fev 23, 2016 10:32 am

Voltar ao vet. :(

Estou a passar por uma situação semelhante com uma das minhas meninas. Deixou de comer. Fui imediatamente com ela ao vet. Fez análises, raio-x, ecografia abdominal resultado: tríade felina. Ou seja: Infeção no fígado, intestino e pâncreas.

Neste momento está estabilizada mas está a ser alimentada através de sonda.

Um gato não pode estar sem se alimentar. As consequências são muitas:desidratação, lipidose hepática ...
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta fev 24, 2016 8:31 pm

Voltar ao vet com urgência. Nenhuma das inúmeras infeções urinarias que houve lá em casa provocaram falta de apetite, pode haver obstrução ou já ter afetado a parte renal.
sofmendes
Membro Júnior

sexta fev 26, 2016 11:48 pm

Ela fez análises às enzimas hepáticas e à urina e nada estava alterado... A falta de apetite continua, à vezes é preciso obrigar. Começo a achar que os veterinários aqui na Madeira são incompetentes. Já recorri a inúmeros vets desde que tenho gatos e a falta de conhecimento abunda.

Achei estanho a veterinária dizer que a linha branca (leucócitos) do hemograma estava normal. Tinha os neutrófilos, basófilos, eosinófilos todos acima ou abaixo do valor normal, e como a média dos leucócitos era normal, disse que estava tudo bem.

Isto não é normal, uma clínica de renome ter médicos que dizem isto, não é normal...
sofmendes
Membro Júnior

sexta fev 26, 2016 11:50 pm

Tenho mesmo de recorrer a outra clínica, mais uma vez vamos mudar de vet... e a viagem para a Julieta não é fácil são 30 minutos de carro e ela não gosta nada... Enfim...
sofmendes
Membro Júnior

quarta mar 23, 2016 3:30 am

Boa noite! Já está muito melhor, já come com apetite, não se chegou a grandes conclusões, mas ela fez e ainda está a fazer antibiótico para uma possível cistite. No entanto, a análise de urina inicial não revelou nada de especial. Fez a semana passada nova análise de urina e estamos à espera do resultado. Mudámos a ração por recomendação da veterinária para Royal Canin Urinary pela suspeita de cálculos urinários, de modo a tentar desfazê-los.

Obrigada a todos!
sofmendes
Membro Júnior

quarta mar 23, 2016 3:46 am

Sò há uma coisa que me faz uma certa confusão, ela mia muito mesmo, miados altos e prolongados,sobretudo quando anda a passear sozinha pela casa... e faz-me impressão porque não sei interpretar e tenho medo que seja dor. Pode ser da minha cabeça, mas até acho que começaram pela mesma altura em que ela ficou doente. A verdade é que quando vou ter com ela, começa a ronronar e a enrolar-se nas minhas pernas. E é surda, por isso pode não ter noção do ruído... Mas gostava de saber o que vai naquela cabecinha
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

quinta mai 26, 2016 1:25 am

Boa noite!!
Isso parece ser cio...
Se ela tem problemas urinários recomendo que a esterelize, o meu gato também tem problemas urinários e está ligado ao stress, momentos de mais stress tem uma crise!

É o cio provoca imenso stress nos gatos! Além do mais uma gata esterilizada terá menos hipóteses de ter problemas no futuro de cistos mamarios!
Se fosse esterilizada antes do 1º cio esse risco diminuía quase 90%!
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
Responder

Voltar para “Gatos”