Apresentei os gatos a medo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
PedroPedrito
Mensagens: 3
Registado: segunda mar 28, 2016 5:20 pm

segunda mar 28, 2016 6:34 pm

Boas.
Há cerca de um ano adoptei dois gatos irmãos (o Cookie e a Keisha) que tinham cerca de 9 meses na altura. Ele sempre foi muito dado mas ela medrosa e só permite que eu lhe dê festas (a minha namorada bem tenta mas só quando está muito bem disposta é que deixa dar-lhe umas festinhas).
Sempre se deram lindamente e sendo a minha primeira experiência com gatos não podia estar mais feliz!!
Honestamente nunca achei possivel estes patudinhos me alegrarem tanto a vida!!

Há dois meses soube da situação de um gato que estava para adopção e o meu coração mole levou-me a trazê-lo para casa. Tem cerca de um ano e é uma máquina ronronadora. Basicamente há uma disputa para ver qual ronrona mais cá em casa :D

Antes de o trazer aconselhei-me, li e preparei tudo para a chegada do Gummy. Tiveram separados durante a primeira semana, comecei por dar comida perto da porta que dividia a divisão onde ele estava instalado, fui diminuindo a distância até que comiam tranquilamente junto à porta.
O proximo passo foi abrir a porta enquanto comiam e aí já houve uns bufos mas nada de especial porque a comida estava ali e nada mais importava naquele momento.

Quando chegou a altura de os apresentar formalmente é que tudo descambou principalmente para o meu lado. Os bufos e berros fizeram-me imensa impressão mas aguentei...aguentei até ao primeiro sinal de possivel luta (que nunca chegou a acontecer).

Confesso que desde esse dia fiquei bastante mais ansioso e faço um trabalho mental para me abstrair dessa situação e deixá-los entenderem-se mas até hoje não houve nenhum progresso.
Quando estou em casa deixo as portas abertas mas quando vou trabalhar separo-os pois sem supervisão tenho medo que se aleijem.
Comprei feliway e ajudou mas não na aceitação no novo membro. A gata medrosa tornou-se mais dada.

Sei que não há um tempo padrão para a aceitação. A falta de estofo leva-me a separá-los quando a situação começa a ficar mais tensa e as lutas começam a tornar-se possiveis.
A situação é sempre a mesma.. a gata sobe para um sitio alto e o gato ou para o lavatorio ou para dentro da caixa da areia enquanto o novo quer ir conhecê-los a ronronar, os residentes so berram e bufam.

Sei que é um texto enorme e agradeço desde já a paciência de quem o ler e me ajudar pois já estou a entrar em desespero e parte-me o coração deixar o novo gato separado dos outros. Queria dar-lhe uma vida melhor (sem dúvida que é melhor que a que tinha) mas sinto que não é a vida "perfeita" que todos merecem. Nem ele nem os outros que de vez em quando vão rosnar para a porta do quarto.

O meu muito obrigado
losty
Mensagens: 7
Registado: sábado jan 30, 2016 11:55 pm

segunda mar 28, 2016 7:04 pm

Na minha opinião tem apenas de dar tempo para que se habituem uns aos outros.
Tenho 4,2 são irmãos(filhos de uma gata que tive,mas de ninhadas com anos de diferença) e outros 2, também com idades diferentes.
Em todos tive "problemas",sempre se pegaram,e no último até por um tempo me pareceu que tinha perdido a amizade dos outros,que o rejeitaram a ele e a mim.
Resgatei-o há cerca de 3 meses,era bebé,e não sei bem quando a situação normalizou,mas agora todos se dão,e voltaram a ter mesmo comigo as reacções de sempre.
Também temi pela integridade deles(que às vezes se pegavam de forma que nunca vi,pareciam gatos da rua),mas a verdade é que tudo se resolveu.
Boa sorte,e um bem-haja pelo seu bom coração.
PedroPedrito
Mensagens: 3
Registado: segunda mar 28, 2016 5:20 pm

segunda mar 28, 2016 8:00 pm

Eu sei que é mesmo falta de experiência e coração mole a mais! :oops:

Aconselha-me deixá-los mesmo que briguem uns com os outros ou separo-os caso haja lutas?
losty
Mensagens: 7
Registado: sábado jan 30, 2016 11:55 pm

segunda mar 28, 2016 10:07 pm

Eu costumava ralhar com eles,normalmente afastavam-se,mas as personalidades não são iguais,uns têm mais respeito que os outros...
PedroPedrito
Mensagens: 3
Registado: segunda mar 28, 2016 5:20 pm

terça mar 29, 2016 11:49 am

Realmente eles respeitam e afastam-se durante uns segundos mas a vontade do novo de "conhecer" os residentes é tao grande que vai ter com eles e os mariquinhas não percebem que só quer é brincadeira.

Mas também é isto que os faz gatos e seres tão maravilhosos :P
Responder

Voltar para “Gatos”