Quando ela era ele...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

quinta mai 30, 2002 8:08 am

Olá a todos!
Só estou aqui para vos contar um episódio engraçado que me aconteceu ontem.
Levei o mais novo membro da família ao veterinário para a sua primeira vacina. :lol:
A auxiliar da veterinária pegou-lhe ao colo e disse que era um gatinho muito bonito. :D
Corrigi-a, disse-lhe que era uma gatinha, pois fora o que quem ma dera disse (e eu como sou novata na matéria nem duvidei!). :?
A senhora respondeu-me que era curioso, pois tinha focinho de gato. No entanto, para tirar as dúvidas o melhor era consultar a outra extremidade!
Feito isso, verificou-se que a minha gata afinal era um gato! :o :oops:
Assim, venho anunciar a todos que afinal, ao contrário do que vos tinha dito não tenho duas gatas muito fofinhas, a Inca e a Maia. Tenho uma gata muito fofinha, a Inca, e uma gato muito traquinas (e claro muito fofinho) e Mixteco. ;)
Vocês não imaginam foi a minha cara quando me deram a notícia ....
:o :o :o :o
Xeninha
Membro Júnior
Registado: segunda abr 15, 2002 2:20 pm

quinta mai 30, 2002 10:04 am

Olá

Agora o problema vai ser quando a gata comecar com o cio... :lol: O meu gato tinha 6 meses quando a gata teve o cio e podes ter a certeza que a tenra idade nao foi qualquer problema... tivemos de os separar porque ele era muito novo para ser castrado e eu nao queria filhotes! Foi uma guerra! :lol:

Mas pronto, é sempre uma aventura! ;)

Beijinhos

Xena
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jun 13, 2002 4:55 pm

olá
não te preocupes em relaçâo à idade da castração dos gatos. já houve um vet que me disse que se podia castrar um gato com... 3 meses. parece que é verdade, embora aí seja um exagero. de qualquer forma, penso que a partir dos 6 meses é mais fiável. mas também já li, que o gato se fôr castrado antes de ter um ano, não fica com as "características" de gato. enfim, o melhor é perguntares ao vet. mas como eles ainda fazem diferença de idades, podes operar sempre o mais velho em 1ª lugar. e já agora certifica-te que nenhum deles sofre do coração, por causa da anestesia. só para poupar desgostos.
anjaazul
DeniseSantos
Membro Júnior
Registado: sexta mai 03, 2002 1:04 am

sexta jun 14, 2002 1:50 am

Olá Terry

De facto, o que a Anja disse é verdade: os gatos perdem os seus instintos se forem operados com menos de 1 ano.
Tenho 10 gatos, 5 dos quais são machos, e três deles perderam os seus instintos. Os outros 2 foram operados depois de já terem tido contactos com fêmeas.
Quando as gatas andam com o cio e se põem debaixo deles, eles fogem delas e devem pensar para eles: "O que é que esta maluca quer?"
Tem cuidado com o casalinho porque podes passar a ter muitos "Mixtequinhos"... :)
Beijinhos
Denise
terry
Membro Veterano

sexta jun 14, 2002 10:30 am

Olá!

Eu não pensei em castrar a Inca. Ela tem um cio muito calmo e não pensei ser necessário fazê-lo.
Em relação ao diabrete a conversa é outra!
Tinha pensado em castrá-lo por forma a evitar todos os comportamentos menos "agradáveis" que surgem quando o gato não é castrado!
No entanto estou a passar por uma fase de pesos de consciência ...
Olha para o focinhito do pequenote e penso se terei o direito de fazer de Deus... decidindo sobre a reprodução, ou não de qualquer deles!
Enfim... tenho de ganhar coragem pois a vet disse que o mais aconselhável era fazê-lo por volta dos 6 meses!
No entanto, depois de ler as vossas mensagens acho que me vou informar melhor acerca dos prós e dos contras de esperar mais tempo.

Muito obrigado pelas informações

Beijinhos
anjaazul
Membro Veterano

sexta jun 14, 2002 8:05 pm

olá

a reprodução dos gatos é muito gira. com a história do serafim, esta "maluca" já estava ponta a trazer meia dúzia de gatinhos que estavam lá para dar... bom, mas a menos que fiques com todas as ninhadas (e a salomé, da última vez teve 7, o que por acaso a matou), o mais certo é encontrares essas lindas criaturas abandonadas pelas ruas. e se não forem eles, poderão ser os filhos... é que os gatos quando começam a procriar... quando só tinha as duas siamesas e o gato, eram 3 ninhadas por ano, o que significava uma média de 40 gatinhos....
anjaazul
terry
Membro Veterano

sábado jun 15, 2002 10:36 am

Olá Anja!

Eu sei que tudo o que dizes é verdade! e também sei que se alguém gosta de animais, esse alguém és tu! ;)

Como deves calcular é-me completamente impossível ficar com todas as ninhadas que poderiam advir do relacionamento da D. Inca com o Sr. Mixteco! ;)

Eu sei que a solução mais racional é a castração do pequenote! :?

No entanto é uma decisão que me é um pouco difícil :( .... não quer isto dizer que não a vou tomar!

É um pouco como o óleo de figado de bacalhau... sabemos que faz bem, mas quem é que o toma por prazer?

Obrigado pelos teus conselhos! :D

Beijinho
anjaazul
Membro Veterano

sábado jun 15, 2002 2:35 pm

olá
isto de se ser animal doméstico tem os seus custos. é como viver numa gaiola/prisão dourada. os animais estão nas mãos dos donos para o melhor e para o pior. isso inclui, até a decisão de interferir na sua sexualidade. eu também não gosto de ver e sobre a carlota, ficou na clínica de um dia para o outro. com os gatos é menos doloroso que nas gatas. e o último a ser castrado foi o serafim. deram-lhe uma anestesia que não o deixou muito abalado. comeu, brincou e como era um gato com tendências um pouco estranhas, continuou a "investir" sobre o pinóquio.
ron-rons
anjaazul
terry
Membro Veterano

segunda jun 17, 2002 7:53 am

Olá Anja!

O teu Serafim é realmente um pequeno diabrete! ;)

Espero que quando chegar a altura do meu pequenote ela não sofra muito e que a anestesia não lhe cause grandes efeitos secundários... :?

Realmente tudo tem o seu preço ... mas que custa, custa! :(

Beijoca
vera
Membro
Registado: quarta dez 19, 2001 5:35 pm

segunda jun 17, 2002 5:24 pm

Olá Terry!

Já agora também vou contar a minha experiência com os meus dois gatos.

O Jimmy e o Soneca foram os dois castrados quando tinham oito meses.
A decisão também custou a tomar, mas não estou arrependida.

Em relação ao pós-operatório, o do Jimmy foi pior: andou esse dia todo aos tombos pela casa, dava dois passos e caia para o lado, nota-se que lhe custava a andar e fartou-se de vomitar... e a dona quase a chorar de o ver assim...
No dia seguinte já estava melhor, mas ainda cambaleava um bocadinho e ia à areia, remexia, mas não fazia nada.
Ao terceiro dia já estava bastante melhor, já começou a correr atrás do Soneca, a fazer os primeiros xixis e a comer.
Ao quarto dia, já estava fino.

Pelo contrário, a reacção do Soneca foi bastante melhor: embora um bocadinho a cambalear, a primeira coisa que fez foi ir comer...claro que não lhe deve ter caído muito bem... e passado meia-hora estava a vomitar... mas, foi a única vez que vomitou.
Xixi, também só foi para a areia no dia seguinte, embora no próprio dia tivesse feito na cama dele...
Mas, menos de oito horas depois de ter sido castrado, já andava a correr atrás do Jimmy... e eu a correr atrás deles com medo que se aleijassem...
No dia seguinte, estava como novo... não cambaleava, corria pela casa, comia bem e começou a ir à areia.

Também me custou tomar a decisão de os mandar castrar, mas acho que foi a decisão acertada.
Confesso que ainda me custou mais tomar a decisão de mandar castrar o Soneca, depois de ter visto como o Jimmy ficou nos primeiros dias.
Mas, os gatos também são como as pessoas, a reacção não é sempre a mesma.
E, como podes ver, com o Soneca correu tudo muito melhor.

Já agora, mais uma coisa... o Jimmy foi o meu primeiro gato... e também não era propriamente uma grande conhecedora... por isso, quando cheguei ao vet também entrei a pensar que tinha uma linda gatinha... e sai de lá com um lindo gatinho nos braços...

Uma última coisa... não notei qualquer mudança de comportamento depois dos dois terem sido castrados... continuam com as suas maluqueiras de correr um atrás do outro, continuam a ser meigos como sempre foram... apenas estão um bocadinho mais gordinhos.
Quanto ao ficarem mais calmos... acho que estão na mesma... o Soneca continua a ser o mais dorminhoco, mas isso sempre foi assim (daí o nome dele).

Espero ter ajudado,

Vera
anjaazul
Membro Veterano

segunda jun 17, 2002 8:26 pm

olá
os gatos ficarem mais calmos depois de serem castrados/esterelizados !!!! eh!eh!eh! a rita AINDA conseguia ser MAIS MALUCA que o serafim. foi operada com um ano, mas a operação só fez "efeito" passados cinco.
anjaazul
terry
Membro Veterano

terça jun 18, 2002 12:14 pm

Olá Vera e Anja!

Vocês nem calculem como é bom ler as vossas mensagens ... :D
Ajuda muito conversar sobre este assunto! Embora não deixe de custar... faz-me pensar que talvez não seja uma má decisão!
Eu não queria que o meu diabrete ficasse um molengão, embora se se acalmar um bocadinho eu não me queixe!
Ás vezes começa a correr pela casa que nem um doido! A primeira vez assustei-me, pensei que lhe tinha acontecido alguma coisa! :o Agora sei que ele se diverte assim! Tal é a velocidade que ás vezes nem consegue fazer as curvas em condições e até anda de lado... ;)
É bom saber que o meu gatinho não vai mudar assim tanto ....

Muito obrigado e um beijinho grande!
Piolha
Membro Veterano
Registado: terça jun 11, 2002 9:55 pm

terça jun 18, 2002 1:14 pm

Olá Terry!
vou contar a minha experiência com a castração do meu Alex.
ele foi recolhido pela minha mãe há ano e meio, já tinha cerca de um ano (segundo a veterinária), vinha muito magrinho e muito carente. as minhas gatas não gostaram nada do intruso, já adulto, ainda hoje não se dão bem com ele, toleram-no...
ele nunca marcou o seu território daí eu pensar k não valia a pena castrá-lo, pensei: vai engordar, ficar dorminhoco, etc. a verdade é k ele nunca foi brincalhão e penso k até andava triste. Começou a comer cada x mais e a dormir cada x mais, era eu k o acordava para brincar pois fazia-me confusão akela pasmaceira....depois começou a miar muito principalmente durante a noite e pensei k estivesse doente, fiz o k a veterinária pediu: observá-lo sempre k ia ao caixote para ver se se keixava qd fazia xi-xi (podiam ser cálculos..) medir a temperatura, etc. fiz tudo à procura de alguma doença pois não me conformava k fosse falta de gata....as coisas foram-se agravando e durante várias noites não dormi tal era a miadeira, as minhas gatas olhavam para ele com ar de pena!! um dia descobri k tentava libertar as suas "frustações" na sua camisola favorita, depois no meu robe e tb na sua caminha... pensei vou castrá-lo pode ser k isto páre e pode ser k depois se dêem melhor entre eles.
correu tudo mt bem devo confessar, ele veio acordado, não cambaleou, não houve vómitos, comeu e fez xi-xi no próprio dia da operação (no caixote e não na caminha como eu esperava...), as miadelas e as investidas à roupa tb acabaram!

depois foi a surpresa maior: começou a dormir menos e a brincar +, mt +++++, até emagreceu! isto preocupava a veterinária pois ele era gordo (com banhas a abanar na barriga qd anda...) e ela temia k ele fosse virar bolinha, mas não ele está mais magro e muito mais brincalhão
até parece outro com uns olhos muito vivos sempre a pedir correrias, bolinhas e fiozinhos
elas é k não se comoveram e continuam sem lhe ligar...sou eu k corro atrás dele feita parvinha, mas é tão bom vê-lo tão contente k não me canso e pelos menos dia sim dia não há correrias...!!!

coitados dos vizinhos de baixo, pois tenho + tempo à noite para correr casa fora...

esta é a história da operação do meu alex, por aki se pode ver k não é assim como mts pintam!

felicidades
Piolha
terry
Membro Veterano

terça jun 18, 2002 4:51 pm

Olá Piolha!

Muito obrigado pela tua resposta! ;)
O meu Mixteco ainda é pequeno, mas quando atingir a idade terei que optar pela castração. :(
Espero que com ele também tudo corra bem e que ele mantenha o seu feitio brincalhão.
Quanto ao facto dele não engordar ... bem, isso já não tenho tanta certeza!
Aquele diabrete tem um apetite descomunal! ;)
Se a Inca se distrai ele como o dele, o dela e .... se nós deixar-mos.... o nosso!
É um pequeno glutão! ;)
Qualquer dia destes podem vê-lo no meu album, com a sua barriguita muito redondinha e o seu focinhito muito patusco.

Muito obrigado pela força anímica e muitas festinhas para os teus três amiguinhos de 4 patas.
vera
Membro
Registado: quarta dez 19, 2001 5:35 pm

terça jun 18, 2002 5:12 pm

Olá Terry!

Não é preciso agradecer.
Também acho que é bom conversar sobre as coisas, trocar experiências.

Quando recolhi o Jimmy não sabia absolutamente nada sobre gatos. Além da vet, que teve a paciência de ouvir e responder às minhas perguntas mais básicas, o fórum também me ajudou a compreender melhor a bolinha de pêlo que tenho lá em casa.

Claro que todos os gatos são diferentes - até entre o Jimmy e o Soneca eu noto as diferenças de personalidade - e que em casos de problemas de saúde nada melhor que ir ao vet. Mas, para aquelas coisas básicas, acho muito útil esta troca de experiências.

Além de algumas histórias - como a do Serafim e da Anja - serem autênticas lições de amor e dedicação.

Já agora mais uma coisa sobre a castração dos gatos.

Também ouvi muitas pessoas a dizer-me que o gato depois ficava molengão, muito mais calmo... mas realmente ainda não notei nada.

O Jimmy foi castrado há um ano (13 de Junho) e continua o mesmo...
O Soneca fui castrado em Novembro de 2001 e continua o mesmo...

Continuam as suas correrias loucas pela casa um atrás do outro - a velocidade às vezes também é tanta que também derrapam a fazer as curvas... Aliás, já cheguei uma vez a ser literalmente atropelada por eles à saída da casa de banho... eles ainda tentaram travar, mas derraparam foram bater nas minhas pernas...

Continuam a brincar com aqueles ratinhos e bonecos que há para eles, chegando por vezes a fazer verdadeiros campeonatos de patadas aos ditos bonecos...

Quanto a dormirem mais... acho que também estão na mesma.
O Jimmy sempre dormiu menos que o Soneca e continua a ser assim.
Aliás, o Soneca chama-se assim porque a primeira coisa que fez quando chegou a nossa casa foi dirigir-se para a cama do Jimmy, enroscar-se e dormir...
O Jimmy também sempre foi mais alerta... pode estar a dormir, mas mal ouve qualquer barulho estranho,. lá está ele a abrir a pestana ... No ano e meio que já lá está em casa apenas o vi uma vez completamente ferrado a dormir... do género de lhe mexer nas patas, na barriga e ele nem se mexer...
Pelo contrário, o Soneca quando é para dormir é para dormir... ressona, mexe-se de um lado para o outro como se fosse uma pessoa, mas sempre a dormir. Ás vezes nem com o nosso despertador acorda... e podemos virá-lo para a esquerda, para a direita que ele nada...

Ou seja, o Soneca sai à dona (que adora dormir) e o Jimmy ao dono (que às dez da manhã de um fim-de-semana já acha que é muito tarde)...

Manias... se todos as temos... porque não podem os gatos também as ter...

Beijocas,

Vera
Responder

Voltar para “Gatos”