beijinhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
marques
Membro Júnior
Registado: sexta mai 17, 2002 9:49 am

sexta mai 31, 2002 8:09 pm

:) olá sou dona de uma gata persa com 3 meses e meio.Ao contrário do meu marido nunca tive animais, mas sempre o desejei,razão pela qual o meu marido me ofereceu a"Gorda".Falcilmente me apaixonei por ela, não só pelo temperamento dócil e obediente ,mas também pela sua dedicação a nós.Assim escrevo para tentar saber se o seu temperamento se deve á raça ,visto a"Gorda" estar sempre pronta a mimar-nos de beijos,lambidelas,turras,especialmente quando nos deitamos, e quando acordamos.Já agora se alguém souber quando é que têm o primeiro cio, eu agradecia,bem como os sintomas,e se devo ter algum cuidado nessa altura com ela. Obrigada.
Tanika
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 8:17 pm

sábado jun 01, 2002 2:05 am

Parabéns pelo novo membro da família.
O comportamento dos felinos difere de gato para gato. Não é uma característica da raça.
Se a sua Gorda, se sente mimada e amada, deverá ter necessidade de o exprimir. Os gatos, são animais, muito socíaveis ao contrário da opinião de muitos. Eles sabem quem lhes quer bem, quem os trata bem. A gorda está apenas a agradecer o tratamento que lhe dão. Acho que deve estar muito contente por este facto. Se fizer por isso, tem uma amiga para toda a vida. Uma grande amiga.
Em relação aos cios. As gatas iniciam esta fase a partir dos 6 meses. Vai notar logo que ela inicie esta etapa. Será mais receptiva a festas, poderá miar a pedir macho, este período pode durar 1 semana e não é regular... se a Gorda não está em contacto com gatos adultos machos, não deverá haver qualquer problema.
Pode optar por administrar uma pílula contraceptiva, mas tem as suas contra indicações.
O meu conselho é que na próxima visita ao veterinário, uma vez que com 3 meses ela estará a levar as primeiras vacinas, fale-lhe disso.
Como lhe digo, os contraceptivos tem contra-indicações ( p.ex. Cancro da mama ), pode optar por estrelizar a Gorda, mas é uma cirurgia que deverá ser feita só depois da gata ter a primeira ninhada para não sofrer sequelas.
Em todo o caso, e como lhe disse, disfrute da boa companhia da Gorda e na próxima visita ao veterinário, lembre-se de lhe falar neste assunto.

Felicidades
marques
Membro Júnior
Registado: sexta mai 17, 2002 9:49 am

sábado jun 01, 2002 6:44 pm

Tanika,obrigada pela ajuda.Eu ja tinha falado com a veterinaria sobre esse assunto,e ela disse que ainda faltava algum tempo para o seu cio, mas também já li que os persas tem os cios mais tarde.Já agora será que sabes quando lhe caiem ,mais ou menos os dentes caninos?(eu nem sequer sabia que caiam os dentes de leite).Obrigada,pela atenção.
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

sábado jun 01, 2002 8:41 pm

Olá Marques,
É verdade, as Persas costumam ter o 1º cio mais tarde do que muitas outras raças. é vulgar só o terem por volta dos 9 meses, ás vezes até muito perto do ano de idade. Não te preocupes, quando ele chegar vais saber pois o seu temperamento altera-se, é comum as Persas andarem rasteirinhas e com a cauda de lado.
Como esta raça costuma ter cios calmos, se não há o perigo de um casamento indesejável, ou seja, se ela está em casa sem macho, deixa-a ter os seus cios em paz. É vulgar serem cios calmos, só se vires que ela fica muito agitada é que deves preocupar-te com pilulas. Eu tenho uma Persa com 12 anos que fez 3 ninhadas, a última tinha 5 anos, e não está castrada. Simplesmente não foi preciso.
Como nesta área cada caso é um caso, deixa o tempo falar contigo.
Quanto aos dentes, também aqui não costumam fazer a muda muito sedo. Lá para os 6 meses a dentição já estará quase toda substituída contudo tive um macho que só terminou a muda aos 8 meses e ficou com uma dentição definitiva perfeita.
Não te esqueças que um Persa só atingue a idade adulta, ou melhor, o pleno desenvolvimento entre o ano e meio a dois anos.
Aby
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

domingo jun 02, 2002 8:28 am

Olá

A Tanika tem razão quando diz que os contraceptivos têm contra-indicações, mas está completamente enganada quando diz que a estrilização só deve ser feita depois de a gata ter tido a primeira ninhada. Informe-se junto do seu veterinário.

Fique bem

Florinda Lopes
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

domingo jun 02, 2002 1:49 pm

Florinda,
Também concordo contigo. Não é preciso ter tido uma ninhada para se poder castrar uma gata, porém, há um pequeno promenor com que eu quero complementar a tua informação: Se não houver perigo de uma ninhada indesejável, é bom só castrar após o 2º ou 3º cio. Assim a fêmea tem tempo de se desenvolver plenamente.
Outra coisa, há quem diga que os gatos, machos ou fêmeas, têm que ser castrados no 1º ano de vida. Não é assim, podemos sem qualquer inconveniente para o gato, castrá-lo em qualquer altura, desde que o seu estado de saúde seja bom e a idade ainda não pese, como é óbvio.
Aby
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo jun 02, 2002 8:13 pm

Aby Escreveu:
Outra coisa, há quem diga que os gatos, machos ou fêmeas, têm que ser castrados no 1º ano de vida. Não é assim, podemos sem qualquer inconveniente para o gato, castrá-lo em qualquer altura, desde que o seu estado de saúde seja bom e a idade ainda não pese, como é óbvio.
Aby
Ainda mais outra coisa :lol:

A razão da castração dos gatos (machos) no primeiro ano é para evitar o hábito da marcação urinária e dos passeios " de engate"

Quanto mais tarde, mais dificil de contrariar esse hábitos
;)

Boas

Vasco
Responder

Voltar para “Gatos”