Ajuda Gata com Insuficiência Renal

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
catpnunes
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: terça abr 20, 2010 8:30 pm

quarta mar 15, 2017 12:13 am

Olá a todos,
A minha gatinha tem 5 anos e resulta de um cruzamento de Abyssinian com British Shothair.
Na 5ª feira notei-a mole e a comer menos, na 6ª feira quase não quis comer e fiz um peixe que adora e dei-lhe uns snacks e comeu e no sábado e domingo continuou só com peixe e snacks. Ração não queria comer. A procura de água aumentou.
Pensei que tivesse deprimida pois como temos um cãozinho há uns meses que levou tempo a aceitar mas na 2ª feira de manhã fui à veterinária e sem mais sintomas associados fizeram análises.
Hoje (3ª feira) de manhã fui saber os resultados e está com insuficiência renal em que os valores de Ureia estão a 381 e Creatinina a 8. Sendo que todos os outros valores estão normais sem anemia.
Fiquei sem reação e a Veterinária sugeriu fazer soro 72 horas para baixar os valores e ver para que valor baixam para depois procurarmos a causa. Falou em intoxicação mas como não vai à rua é estranho. Pensei numa arruda que ficou durante umas horas acessível mas que não tinha qualquer vestígio que ela lá tivesse ido pois estava intacta.
Amanhã de manhã iniciará o soro intravenoso e hoje iniciei a ração veterinária para insuficiência ao que ela comeu, com muitos carinhos foi comendo.
Alguém que possa ajudar pois os valores são realmente preocupantes e como tive uma experiência com um gatinho há 5 anos com uma lipidose hepática que agora tenho tento receio e gosto de saber opiniões ou experiências que possam ajudar.

Agradeço desde já os comentários e ajuda.

Abraço,
Cátia Nunes
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

quarta mar 15, 2017 4:56 pm

Cátia tem que seguir as indicações do vet. Ela é ainda muito nova. Seguindo o tratamento à risca, coibindo-se de lhe dar petiscos e proteínas desaconselhada para estes casos (o vet irá indicar-lhe a dieta a seguir), em princípio ela irá viver com qualidade de vida ainda uns bons anos. Tenho uma gata com insuficiencia renal desde 2012. No final do mês fará 15 anos e está óptima, continua dengosa, brincalhona e com uma bela pelagem. Depois do diagnóstico só teve uma crise, com muitos vómitos e desidratação. Ficou internada 3 dias e depois de recuperada, nunca mais esteve mal. Por isso força e não desanime!
Maria João
catpnunes
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: terça abr 20, 2010 8:30 pm

quinta mar 16, 2017 9:06 am

Grata pela sua partilha.
Estou super optimista.
Ela não tem vómitos. Está a comer a ração adequada e a beber água.
A veterinária disse-me que está a correr bem e que ela está a reagir bem. Nem precisam de colocar o funil que ela está a colaborar.
Continuará a soro até 6ª feira e depois fará novamente a análise.
Ainda há a possibilidade de não ser crónico.

Abraço
catpnunes
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: terça abr 20, 2010 8:30 pm

sábado mar 18, 2017 8:43 am

Hoje ainda teremos o resultado das análises.
Os 3 dias a soro terminaram ontem às 20h.
Veio a comer pouco e com um comportamento estranho.
Quase não nos liga como antes. Quando falava com ela miava logo e agora ignora-me. E não foi dormir para o local habitual.
Será normal este comportamento por ter estado no veterinário?
catpnunes
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: terça abr 20, 2010 8:30 pm

sábado mar 18, 2017 10:51 am

Creatinina a 3,7
Agora na próxima semana soro subcutâneo 3 vezes por semana durante 2 semanas e depois voltar a repetir a análise.
Alguém me consegue informar se esta terapêutica será indicada e se não seria melhor procurar uma 2ª opinião.


Grata
Abraço
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sábado mar 18, 2017 1:08 pm

Olá Cátia.

Não me lembro quais os valores normais da creatinina mas pelo que conta, parece-me que ainda estarão altos e sendo assim, não me surpreende o tratamento. Posso estar a dizer uma grande asneira mas, não podendo fazer hemodiálise, parece-me lógico que obriguem os rins a trabalhar com a hidratação e aí entrará o soro.

Quanto ao comportamento e falta de apetite devem ser porque ela não se sente bem. Provavelmente estará enjiada, como a minha estava! É uma questão de falar nisso ao vet dela. É essencial que ela coma apenas o que o vet lhe indicar e idealmente, na quantidade indicada para ela.

Quando a minha gata esteve doente, também não querua comer. Resolvi então moer (na 1 2 3) os grãos de ração até obter uma farinha. Depois, com água morna, fazia uma papa muito rala, molhava o dedo e metia-o na boca para ela lamber. Fazia papa, mais ou menos de hora a hora, até que ela começou a lamber o prato por si. No outro dia já fiz uma papa mais grossa. Depois, com menos água, deu para moldar pequenas almondegas. A etapa seguinte era já a ração como ela vem. Ainda de vez em quando, quando noto que começa a ter falta de apetite, faço a papa e a coisa resolve-se. É importante é ter água fresca à disposiçãoem mais do que um sítio. Vai ver, quando ela melhorar, que vai beber muito mais água do que habitualmente fazia. É a defesa que eles têm para obrigar os rins a trabalhar.
Maria João
catpnunes
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: terça abr 20, 2010 8:30 pm

domingo mar 19, 2017 1:44 pm

Grata pela sua resposta.
Hoje já está melhor.
Come a ração indicada pelo veterinário amolecida e já ganhou peso.
Está mais animada e já faz a sua rotina habitual.
Tenho água em várias zonas da casa e tem bebido.
Amanhã soro subcutâneo.
Estou optimista.

Abraço
Responder

Voltar para “Gatos”