O problema do meu gato persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
beautifulpet
Mensagens: 1
Registado: quarta mar 15, 2017 12:50 pm

quarta mar 15, 2017 1:07 pm

Oi!!
Bom tenho um gato persa, com 3 anos de idade que me ama tanto quanto eu a ele.
Mas ultimamente (2 semanas) ele tem vindo a fazer as necessidades fisiológicas fora da caixa de areia, indo assim faze-las ao lado da porta da cozinha. Já tentei muitos "truques", indicados por pessoas minhas conhecidas, mas nada apresentar ter resultados.
Alguém me sabe aconselhar, ou apresentar uma solução para o meu problema??
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

quarta mar 15, 2017 4:38 pm

Quando fala em necessidades, suponho que o gato faz tanto fezes como urina fora do caixote. Em princípio, ele não quer lá entrar. Há que perceber qual o motivo. Mudou de tabuleiro? Mudou o sítio do tabuleiro? Mudou a marca ou o tipo de areia? Tem a certeza que o tabuleiro e tampa estão bem limpos e sem cheiros fortes? Tem limpo diariamente os dejectos e mudado a areia regularmente? Tudo isto são exemplos de ele passar a preferir outro sítio para fazer as necessidades.
Para que ele deixe de fazer as necessidades ao lado da porta da cozinha, há que lavar bem a zona com um detergente enzimático para que tenha a certeza que os odores que ele lá deixa, desaparecem. Se lhe for possível, após a limpeza do sítio com o tal detergente, coloque um recipiente com cascas de citrinos. Os gatos não apreciam esses cheiros e ele deverá desistir desse local.
Maria João
silver13
Membro
Mensagens: 51
Registado: sábado jun 06, 2015 3:00 pm

quinta mar 16, 2017 2:46 pm

Existem vários motivos pelo qual o gato pode estar a urinar fora da caixa. O primeiro que deverá excluir é patologias que originem maior produção de urina (poliuria), dores durante a micção ou incontinência.

De seguida, deverá identifica se é uma marcação de território, que ocorre em superficies verticais, ou eliminação (fazer o xixi mesmo) que é em superficies horizontais. Pode ler mais aqui: http://omeuanimal.com/eliminacao-inadeq ... -em-gatos/

Se é a eliminação poderá estar relacionada com a insatisfação do gato perante a caixa da areia. Aqui conta tudo: o tipo de caixa, a areia que lá coloca, o local da caixa de areia, etc. Pode ler mais aqui: http://omeuanimal.com/caixa-de-areia-gato/

Tal como foi dito anteriormente, deverá sempre limpar as manchas de urina com um detergente enzimático. Os detergentes normais não eliminam o cheiro por completo e podem estimular o gato a fazer no mesmo sitio (errado) novamente. Pode ler mais aqui: http://omeuanimal.com/guia-para-limpar-a-urina-de-gato/

Espero ter ajudado. As melhoras para o seu bichinho :)
vpalmeira
Mensagens: 2
Registado: sábado out 19, 2019 12:55 am

sábado out 19, 2019 12:58 am

Olá beautiful pet
Que ração costuma dar ao seu persa?
gatosnotelhado
Mensagens: 2
Registado: segunda abr 06, 2020 12:01 pm

segunda abr 06, 2020 12:52 pm

O problema poderá ser relacionado com questões de saúde, pelo que recomendo levar o seu gato ao veterinário para descarta essa hipótese. as melhoras.
Responder

Voltar para “Gatos”