Marcação de território

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
cmarujo
Membro Júnior
Registado: quarta jan 21, 2004 5:05 pm

quarta jan 21, 2004 6:16 pm

Olá,

No Verão passado adoptei um gato já crescido que andava perdido ou abandonado nuns quintais perto da minha casa.
Agora começou a fazer marcação de território pelos cantos da casa, penso que por estar na altura do cio.

O que eu queria perguntar é se vocês têm algum truque para eliminar o cheiro desagradável que fica a pairar dentro de casa (e às vezes nas escadas do prédio) :oops:
Costumo limpar com lixívia, mas o cheiro não desaparece. Alguma dica?

Não queria castrá-lo, passam sempre um mau bocado :cry:
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta jan 21, 2004 6:18 pm

A lixívia não é o melhor método, pois eles detectam o cheiro nos sítios na mesma :roll: . O melhor era castrar o gatinho, assim já não marcava território...
Eu sempre tive gatas, por isso não sei qual a melhor coisa para isso ;)
Sol_Lua
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2003 5:28 pm

quarta jan 21, 2004 6:19 pm

cmarujo Escreveu: Olá,

No Verão passado adoptei um gato já crescido que andava perdido ou abandonado nuns quintais perto da minha casa.
Agora começou a fazer marcação de território pelos cantos da casa, penso que por estar na altura do cio.

O que eu queria perguntar é se vocês têm algum truque para eliminar o cheiro desagradável que fica a pairar dentro de casa (e às vezes nas escadas do prédio) oops
Costumo limpar com lixívia, mas o cheiro não desaparece. Alguma dica?

Não queria castrá-lo, passam sempre um mau bocado cry

Olá :)

Vai-me desculpar mas devia castrar o gato por diversos motivos, um deles a marcação do território, porque mesmo que limpe ele vai lá voltar para marcar de novo nada lhe vai adiantar acredite :)

Luisa
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

quarta jan 21, 2004 6:22 pm

Sol_Lua Escreveu:

Olá :)

Vai-me desculpar mas devia castrar o gato por diversos motivos, um deles a marcação do território, porque mesmo que limpe ele vai lá voltar para marcar de novo nada lhe vai adiantar acredite :)

Luisa
Estou totalmente de acordo c a Luisa...a unica solução é castrar o gatinho...eles n sofrem nada...são anestesiados, claro...pense nisso... ;)
cmarujo
Membro Júnior
Registado: quarta jan 21, 2004 5:05 pm

quarta jan 21, 2004 6:26 pm

[color=darkblue][/color]

Tadito! Mas já não está um pouco velhote para a castração?

E isto agora é só uma fase, não é? Em 6 meses nunca tinha feito tal coisa...
_Last_kiss_
Membro Veterano
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta jan 21, 2004 6:29 pm

cmarujo, a castração é um procedimento apenas hormonal, o gatinho não sofre e a recuperação dele é quase imediata. Além disso não é muito caro, se calhar gasta mais em detergente ;) . É bom para ele porque assim fica mais "caseiro" e não vai para a rua arranjar brigas. Nós temos a mania de humanizar os bichinhos, mas por vezes é melhor fazer o que é bom para eles.

Boa sorte
_Last_kiss_
Membro Veterano

quarta jan 21, 2004 6:30 pm

Esqueci-me de referir que quando disse que era apenas hormonal estava a referir-me aos efeitos :) . A intervenção é banal para o veterinário e o risco é praticamente nulo, nunca soube de algum caso que não corresse bem.
Então aqui fica a rectificação :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jan 21, 2004 11:08 pm

cmarujo Escreveu:

Tadito! Mas já não está um pouco velhote para a castração?

E isto agora é só uma fase, não é? Em 6 meses nunca tinha feito tal coisa...
Pode não ser, só, uma fase...acredite ;) . Há-os a demarcar constantemente. :| .

Nunca é tarde para o castrar. O meu Matateu veio da rua já com uns 2 ou 3 anos, depois de 1 ano de eu o adoptar foi castrado e está óptimamente bem :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

quarta jan 21, 2004 11:26 pm

_Last_kiss_ Escreveu: A intervenção é banal para o veterinário e o risco é praticamente nulo, nunca soube de algum caso que não corresse bem.
Olá ;)

Os meus gatos foram castrados um com 3 e o outro com 2 anos.
A castração foi rápida e o restabelecimento também. Depois da castração nunca mais tive problemas de marcação de território e eles ficaram ainda mais meigos e dorminhocos (se é que era possível :D).
A castração é a única forma que conheço para resolver esse problema, e mesmo assim por vezes não é 100% seguro, porque há gatinhos que continuam a marcar mesmo após a castração.
Antes de serem castrados eu também tinha imenso receio, até porque um deles é bastante sensível, mas tudo correu bem e hoje estão uns gatarrões lindos. ;)
Responder

Voltar para “Gatos”