Castrar ou não

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

ciclone
Membro Veterano
Registado: sexta jan 02, 2004 9:52 am

quinta jan 22, 2004 4:11 pm

Ola

Primeiro de tudo eu não sou a favor da castração, mas tenho tido montes de problemas com o meu gato, o Teco, que todos os anos de Novembro a Janeiro, não sai do veterinário.

Como gato inteiro sai e é livre, pois na aldeia onde vovo, bem se pode dar a esse luxo :D

Só que metesse em lutas e aparece, ó com uma pata toda mordida, infectava e lá vai para o vet. ou a barriga, ou outra vez as patas (sim, tem 4), ou a cauda e a última que foi este domingo, depois de uma consulta para vacinas apareceu com a cara toda infectada.
Levado ao vet. verificamos que, depois de cortar o pelo, eram dentadas de gato. Via-se perfeitamente as marcas de dentes. Pior de tudo...estava tudo infectado, cheio de pús. Levou uma carga de antibiótico.

Ora a vet. diz que isto é perigoso, os outros gatos podem não estar vacinados, que a vacina que levou no sabado que se perdeu, e quer que eu o castre.

Ele sempre teve o seu território, a agressividade própria da testoterona, a nós não nos incomoda, pois pode estar uma ou duas noites sem vir a casa, mas lá vem todo contente.

Esta-me a custar castra-lo. E se perde a possibilidade de se defender dos outros gatos.

Gostava que me contassem as vossas experiências, pois já o levei a mais 2 vet. e eles são da opinião da castração.

Obrigado
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jan 22, 2004 4:16 pm

Olá

Antes de mais tenho de lhe dizer que acho que não deve deixar o gato andar livremente, entendo porque o faz, mas eu pessoalmente não deixaria.
Os gatos na rua estão sujeitos a inumeros perigos, as lutas com outros animais podem deixar ferimentos, mas podem deixar também doenças gravissimas, como A sida dos gatos, a leucemia ou a PIF. O gato pode também ser atropelado.

Os gatos lutam para marcar território. Um gato castrado deixa de sair tanto de casa, e deixa também de se envolver em lutas. A castração do gato é uma operação simples.
Concordo plenamente com o que os vets lhe disseram e vai ver que passa a ter um gato mais caseiro e mais meigo. tenha cuidado com as doenças que ele pode apanhar.

beijokas
kathleen
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

quinta jan 22, 2004 4:21 pm

Estou de acordp com os vets...mais vale castrar o bichano, este vai apenas tornar-se mais caseiro...

Guida
Rafacavaleiro
Membro Veterano
Registado: terça abr 01, 2003 4:31 pm
Localização: Pusky e Cusca(cães);Linda,Tita, Mia,Becas ,kiko, Teco,Tico (gatos)

quinta jan 22, 2004 4:23 pm

olá.
Eu sou completamente a favor da castração, pois evita que os gatos andem atras das gatas, evita as indesejaveis marcações de territorio e principalmente evita que nasçam mais gatos que muitas vezes ficam pelas ruas...
Ja agora pq é que é contra a castração?
É uma cirugia muito simples hoje em dia. O meu Kiko foi castrado e correu tudo bem. Hoje em dia ñ procura gatas nem marca territorio, é um descanso para eles e para nos.
Pense nisso...

Beijinhos e dê noticias
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta jan 22, 2004 4:59 pm

Olá,

Também eu sou a favor da castração de gatos comuns. Mais ainda se saiem. Não pense que é por ele estar castrado que vai desaprender a defender-se dos outros gatos. O benefício é que o seu gato vai deixar de se meter em situações em que teria de lutar com os outros.
Maria João
ciclone
Membro Veterano

quinta jan 22, 2004 5:12 pm

Obrigado pelas vossas opiniões.

Eu nunca o mandei castrar pois como vivo em pela serra e não tenho muitos vizinhos, os gatos que se dão são poucos. Como as gatas estão esterilizadas nunca foi necessário os donos de gatos (que são 2) terem de castra-los. Assim deixavamos andar. As gatas (6 ao todo e só com 2 gatos) nunca teriam problemas

Mas agora apareceram mais dois elementos machos e disputam o território, e as complicações começaram. Eu estou a pensar levar à frente o assunto quanto aos meus vizinhos não sei, mas os problemas deles são os meus, embora a comunidade seja pequena.

[quote=Rafacavaleiro]
olá.
Ja agora pq é que é contra a castração?
É uma cirugia muito simples hoje em dia.
Beijinhos e dê noticias
[/quote]

Eu sou contra qualquer tipo de mutilação, a não ser por uma razão muito forte. Sempre me horrorizou um bocado a castração, cortes de orelhas em cães e cauda, etc. Mas......o que tem que ser tem muita força. E embora não concorde eu quero qualidade de vida para o meu Teco, assim acho que tem que ser mesmo.
É uma questão de ideologia...faz-me mais penas os animais que o Homem.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jan 22, 2004 5:42 pm

Olá

Acho que toma a decisão acertada em mandar castrar o gato.

Agora sabe o que é que eu gostei na sua mensagem? tem-se falado muito aqui na Arca de vets de meios pequenos que mandam as gatas tomar a pilula e não aconselham a esterilização. E das pessoas de meios mais isolados não terem cuidados com a proliferação das ninhadas. pelo que diz vive num meio pequeno e pelo que leio o veterinário aconselha a esterilização e castração e vocês seguem os conselhos. Até percebo que com apenas dois gatos não os tenham querido castrar. Os meus parabéns por terem esses cuidados com os animais.
Agora não se esqueçam que os gatos na rua podem apanhar doenças assim como nas lutas e os dois novos macho que apareceram podem ser portadores de alguma.

Beijokas
kathleen
Rafacavaleiro
Membro Veterano
Registado: terça abr 01, 2003 4:31 pm
Localização: Pusky e Cusca(cães);Linda,Tita, Mia,Becas ,kiko, Teco,Tico (gatos)

quinta jan 22, 2004 6:30 pm

[/quote=ciclone]
Eu sou contra qualquer tipo de mutilação, a não ser por uma razão muito forte. Sempre me horrorizou um bocado a castração, cortes de orelhas em cães e cauda, etc. [quote]

Em relação a orelhas e cauda é mais uma questão de estetica. Aí tb ñ o faria, :? mas a castração é para o bem do seu bichano, é diferente... ;)
Ainda bem que se desside pelo melhor! :)
Fique bem
cusca
Membro Júnior
Registado: sábado fev 16, 2002 5:44 pm

quinta jan 22, 2004 11:24 pm

Aconselho a leitura do artigo publicado no Felinus "Esterlização e Castração" no site Felinus (http//felinus.ddi.pt),julgo que aparece logo na pagina inical..
Caso não encontre ai, veja na secção Artigos-Informação-Conselhos
Última edição por cusca em quinta jan 22, 2004 11:28 pm, editado 1 vez no total.
Tica8gatos
Membro Júnior
Registado: segunda jan 19, 2004 2:10 am
Contacto:

sexta jan 23, 2004 2:54 am

Particularmente não me agrada retirar algo de alguém que nasceu tão perfeitinho. Pensando por este ângulo, uma castração seria ruim.
Por outro lado, infelizmente os homens acabaram com o habitat natural dos animais em geral e agora somos obrigados a mexer com a natureza dos mesmos.

Portanto, a castração é importante por vários motivos: evita câncer em animais pré-dispostos. Uma fêmea, por exemplo, q tem vários cios e não cruza pode gerar tumor no ovário.

evita o nascimento de vários outros gatos e, consquentemente, evita o abandono de animais.

O animal fica mais caseiro e evita brigas. Como já disseram aqui, isso tb evita doenças, não só por contato com outros gatos q podem apresentar alguma doença, como infecções inclusive das feridas da briga.

O melhor de tudo é q o gato continua sabendo se defender e continua sendo brincalhão. Tenho 8 gatos, 7 são castrados e todos brincam e até brigam entre si. Estão bonitos, mais gordinhos e são ainda mais companheiros. Só falta castrar 1 que peguei há pouco tempo da rua.

A única coisa q deve ter cuidado é com a alimentação e não deixar, se for o caso, que o gato seja sedentário, evitando obesidade. Brinque bastante com ele. Pelo menos aqui no Brasil os machos não levam ponto externo e a recuperação é rapidíssima. O veterinário dos meus aprendeu uma técnica japonesa que castra fêmeas com apenas 1 ponto! Muito legal. As minhas fêmeas foram castradas em outro lugar.

Pode castrar seu gato sem medo! Você estará preservando seu bichano.
Outra coisa: isso também vale para cães

Um beijo brasileiro
Tica
Tica8gatos
Membro Júnior
Contacto:

sexta jan 23, 2004 2:55 am

Particularmente não me agrada retirar algo de alguém que nasceu tão perfeitinho. Pensando por este ângulo, uma castração seria ruim.
Por outro lado, infelizmente os homens acabaram com o habitat natural dos animais em geral e agora somos obrigados a mexer com a natureza dos mesmos.

Portanto, a castração é importante por vários motivos: evita câncer em animais pré-dispostos. Uma fêmea, por exemplo, q tem vários cios e não cruza pode gerar tumor no ovário.

evita o nascimento de vários outros gatos e, consquentemente, evita o abandono de animais.

O animal fica mais caseiro e evita brigas. Como já disseram aqui, isso tb evita doenças, não só por contato com outros gatos q podem apresentar alguma doença, como infecções inclusive das feridas da briga.

O melhor de tudo é q o gato continua sabendo se defender e continua sendo brincalhão. Tenho 8 gatos, 7 são castrados e todos brincam e até brigam entre si. Estão bonitos, mais gordinhos e são ainda mais companheiros. Só falta castrar 1 que peguei há pouco tempo da rua.

A única coisa q deve ter cuidado é com a alimentação e não deixar, se for o caso, que o gato seja sedentário, evitando obesidade. Brinque bastante com ele. Pelo menos aqui no Brasil os machos não levam ponto externo e a recuperação é rapidíssima. O veterinário dos meus aprendeu uma técnica japonesa que castra fêmeas com apenas 1 ponto! Muito legal. As minhas fêmeas foram castradas em outro lugar.

Pode castrar seu gato sem medo! Você estará preservando seu bichano.
Outra coisa: isso também vale para cães

Um beijo brasileiro
Tica
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

sexta jan 23, 2004 1:33 pm

Não sei dessa técnica japonesa, mas a Lolita quando foi esterilizada trazia apenas um ponto e depois uma espécie de gaze por dentro de uma prega na pele.
Primeiro tirou esse ponto e a gaze e depois acho que não tinha mais nenhuns, não percebi muito bem... ela só lá foi 1 vez para tirar o dito pontinho e o rolo de gaze ou lá o que era aquilo.
Se calhar a vet. dela também aplicou essa técnica :)
V.
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

sábado jan 24, 2004 12:57 am

olha que giro castrar as femeas só com um ponto, muito interessante ;)

Guida
Tica8gatos
Membro Júnior
Contacto:

sábado jan 24, 2004 2:23 am

vcruz
vai ver q a técnica é a mesmo. particularmente, eu não conheço. Ainda tenho uma gata para castrar e estou pensando em fazer com esse tal veterinário, pois ele é muito bom.
De qualquer forma, é sofrimento a menos, né?
bj
Tica ;)
ciclone
Membro Veterano

segunda jan 26, 2004 9:03 pm

Pronto está decidido, para o bem do meu Teco, ele vai sofrer a intervenção cirugica no doa 10 e eu tirei 1 semana de férias para tratar do bichaninho.

à que a parte infectada está a dar muito trabalho a cicatrizar. E se é por uma boa cusa, pronto vamos lá.

Alguém tem conselhos a dar-me para o período pós-operatório?

É que estou a zero, e com o colete o desgraçado paraece que perde o Norte

Aceitam-se conselhos contrutivos, se é daqueles que alguns menbros gostam de dar só pra abadanlhar, dispenso. Isto para mim é um assunto sério e não para ser levado levianamente.

Obrigado a todos pela vossa ajuda.

Ciclone
Responder

Voltar para “Gatos”