Gatinha Dálmata a precisar de ajuda

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

sexta jan 23, 2004 12:45 am

Olá a todos!!

Infelizmente este tópico tem um tema recorrente neste fórum: um pedido de adopção!!

Aqui há uns tempos apareceu uma gata aqui por minha casa. Apesar de haverem aqui alguns gatos vadios, esta apareceu já adulta sem nunca a ter visto antes. Vinha super bem tratada e, para meu espanto, era super meiga. Achei muito estranho mas pensei que ela fosse de algum vizinho. A gata foi ficando... começou a comer sempre aqui em casa, começou a dormir cá todas as noites... Resolvi ir bater de porta em porta para saber se a gata tinha dono. Pelos vistos nenhum dos meus vizinhos é o dono dela. Parece-me que ela foi aqui abandonada por alguém (é hábito!). Ela vinha super bem tratada e agora já anda meia suja. Adoptou esta casa e passou a fazer cá a sua vidinha. Sempre que pode entra para dentro de casa e enrosca-se nos sofás. Para além disso é super meiga (os outros gatos vadios fogem a sete pés das pessoas).

Eu gostaria de tentar arranjar alguém que ficasse com ela porque, infelizmente, não vou poder ficar com ela. Tenho dois gatos e ela não se dá bem com eles, andam sempre à bulha. Para além disso não tenho possibilidades monetárias porque ainda agora castrei o meu gato e esterilizei a minha gata e, para ficar com ela também teria que a esterilizar e dar-lhe as vacinas todas.

Resolvi colocar aqui o anúncio (em vez dos classificados) porque queria explicar a situação e arranjar um bom dono para ela. Ela é muito querida e deve estar habituada a viver dentro de casa. Tenho muita pena de não poder ficar com ela...

Apelo aos amantes de gatinhos que me ajudem a arranjar um dono 5 estrelas para a "minha" Dálmata!

Deixo aqui um endereço onde podem ver fotos dela: http://www.zoo.jovem.te.pt/

Obrigada pela vossa atenção e ajuda!!
;) ;)
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

sexta jan 23, 2004 10:13 am

Fica aqui alguns sites que pode colocar a gatinha para adopção:

http://felinus.ddi.pt

http://adopta-me.org
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

sexta jan 23, 2004 10:38 am

Ela é lindíssima! Espero que encontre um bom dono depressa. Põe nos classificados da arca e nos outros sites que a Nana indicou, os gatos adultos são mais dificeis de dar e anunciar nunca é de menos.
Podes também experimentar por anuncio no jornal de ocasião (é gratuito).
Ninita2
Membro Veterano
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm

sexta jan 23, 2004 12:38 pm

Olá :D

Sararp, a Dálmata é linda, é a coisinha mais fofa! Que olhos lindos, e parece têr uma franjinha prêta, que gira :D Fiquei maravilhada com as fotos!

Acho que vai sêr facilmente adoptada, vai vêr! :D

Beijocas,
Sofia
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jan 23, 2004 2:24 pm

Olá, por favor envie-me os contactos para a adopção. A gata é muito gira, ainda é jovem ou já tem mais de 2 anos?
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
sararp
Membro Veterano

sexta jan 23, 2004 2:38 pm

Obrigada a todos pelos elogios! Ela é realmente muito gira e, melhor que isso, extremamente mansinha! Dei-lhe o nome de Dálmata por características óbvias!

Quanto à idade não sei bem. Ela apareceu aqui já com este tamanho. Já deve ser adulta mas não deve ter mais de 2 anos porque ela não é muito grande.

Já estou a colocar anúncios nos sites que me indicaram.

nynf:
Posso deixar aqui o meu mail que é: [email protected]
Vou-lhe enviar uma mensagem privada com os outros contactos.

Obrigada pela ajuda! ;)
Ninita2
Membro Veterano
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm

sábado jan 24, 2004 1:03 pm

Ah, com a nynf é num instante ;) :D

Beijocas e boa sorte para a gatinha, ela é linda!

Sofia
sararp
Membro Veterano

sábado jan 24, 2004 5:03 pm

Espero bem que sim! Até agora não tenho tido sorte... ainda não tenho ninguém interessado.... :(
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado jan 24, 2004 10:47 pm

Mt linda e tem um ar muito amistável :D

Boa sorte para a gatinha,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sararp
Membro Veterano

domingo jan 25, 2004 12:24 am

Olá!

Apareceu uma senhora daqui de Coimbra interessada em ficar com a Dálmata. Mas existe um problema. Ela já tem uma gata e parece que essa gatinha não é muito amistosa porque recebeu um outro gato com uma grande tareia! Então a senhora pediu-me se podíamos experimentar para ver se elas se dão bem. Se elas se derem bem a senhora fica com ela.

Agora gostaria de vos pedir uma coisa (mais uma...): será que me podem dar algumas dicas para que o encontro entre as duas decorra da melhor forma e elas se dêm bem? Era óptimo porque assim a Dálmata ganhava uma casa, uma dona e uma companheira de brincadeiras! Lembrei-me que seria bom que elas se vissem pela primeira vez fora da casa da senhora para a outra gatinha não achar que a Dálmata está a invadir a casa dela, o que acham? Preciso de conselhos!

BIGADÃO!!!! ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo jan 25, 2004 12:38 am

Olá sararp.

Fazer um encontro em terreno neutro é uma situação válida para cães, agora para gatos, não me parece...mas haverá alguém por aqui que lhe pode dizer melhor que eu... ;) .

O que sei é que quando se apresenta um novo elemento felino, na casa, tem que ser feito gradualmente, até que depois se tenta uma maior aproximidade...portanto o que se deve fazer é te-lo numa divisão da casa, deixar que se cheirem por debaixo da porta até que se vejam as reacções... e só depois de ver que existe a curiosidade normal dos gatos, sem mostras de agressividade, é que se pode tentar juntá-los... ;) e mesmo que se dêm bem no 1º contacto, deve-se continuar a monitorizar as reacções até se terem certezas...tá ?

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sararp
Membro Veterano

domingo jan 25, 2004 12:41 am

Fazer um encontro em terreno neutro é uma situação válida para cães, agora para gatos, não me parece...mas haverá alguém por aqui que lhe pode dizer melhor que eu... .
POis.... :oops: foi o que me lembrei! Como também é válido para coelhos!!!!! :oops:

Vou propor à senhora esse encontro gradual. Quais são as probabilidades de a outra gatinha a aceitar?
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

domingo jan 25, 2004 11:57 am

Sararp,

juntar doi gatos adultos é por vezes complicado. Dependendo do gato, pode demorar alguns dias, vários meses ou podem mesmo nunca se vir a dar. No meu caso opto sempre por separá-los inicialmente com uma porta a dividi-los, de modo a que se possam cheirar por baixo desta. Ao fim de alguns dias, tento juntá-los já com as unhas cortaditas, para prevenir alguma unhada.
Há gatos que se tornam amigos, como aconteceu com o meu Chico e a Olívia e gatos, como a minha Rita que não se dá com nenhum outro, .... :? talvez só um bocadito com a Olívia. Há uns dias vi a Marieta a lamber a cabecita da Rita e a Rita sem rosnar.. :roll: Fiquei estupefacta de todo!!! Nunca tinha visto tal, por isso, às vezes, eles surpreendem-nos. 8)
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo jan 25, 2004 12:14 pm

Passando a fase do cheirar por debaixo da porta, é muito importante nunca mostrar preferência pela nova aquisição. Ou seja, pessoalmente, escolho sempre aquela hora em que é costume ter o residente ao colo, com miminhos, para deixar o novo entrar na mesma sala. Mesmo que o primeiro se assanhe e bufe com a nova presença, é muito mais fácil de controlar a situação ao continuarmos a falar com ele e a acariciá-lo no nosso colo. O novo, por sua vez, também só entrará na sala se sentir o ambiente mais ou menos calmo. De contrário manter-se-á escondido. Não podemos é deixar que o residente siga para o ataque. Teremos que fechar a porta antes dessa situação ser atingida mas sempre ficando com ele para que não haja dúvida sobre a preferência do mais antigo. Também na hora da refeição convém sempre servir o residente primeiro falando com ele e acariciando-o enquanto come.
Estando o nosso gato confiante de que continua a ser especial para nós torna-se muito mais fácil aceitar um novo amigo. Pessoalmente sempre tive a sorte de em dois ou três dias poder aumentar, sem problemas maiores, o agregado gatil cá de casa.
Maria Jo&atilde;o
sararp
Membro Veterano

domingo jan 25, 2004 12:32 pm

Obrigada pela vossa ajuda!

Vou tentar falar com a senhora e tentar explicar esses pormenores. Pode ser que dê certo!

O pior é se elas não se entenderem... lá terá de começar tudo de novo! :(
Responder

Voltar para “Gatos”