Pinóquio

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

sexta jan 23, 2004 11:23 am

desta vez é o pinóquio que está doente. desde que me levantei que só o vejo caminhar para a areia. deve estar com uma infecção urinária :? :? espero que nada tenha a ver com a castração e que se tenham desenvolvido cálculos. vamos ver se ainda consigo ir com ele ao vet de manhã.
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta jan 23, 2004 11:27 am

Dê notícias, ok?
Boa Sorte
Texuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
igualdade
Membro Veterano
Mensagens: 801
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Localização: 4 Gatos
Contacto:

sexta jan 23, 2004 11:50 am

O que são cálculos? :o

As melhoras para o seu menino...já agora adoro o nome dele :)


Guida
Brum
Membro Veterano
Mensagens: 1349
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

sexta jan 23, 2004 11:50 am

Tadinho do Pinóquio
Espero que corra tudo bem
carlaaoliveira
Membro Veterano
Mensagens: 1098
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am
Localização: gatos, exóticos

sexta jan 23, 2004 11:59 am

Boa Sorte para o Pinóquio!Vai correr tudo bem! ;)
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta jan 23, 2004 12:12 pm

Olá

Esp+ero que ele não tenha nada de grave. As melhoras para ele.

beijokas
kathleen
vcruz
Membro Veterano
Mensagens: 558
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm
Localização: Gata - Lolita

sexta jan 23, 2004 1:29 pm

Oh Cristo, Anja, quando não é um é outro :o
Que sufoco :|
Esperamos boas notícias,
V.
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

sexta jan 23, 2004 2:25 pm

O que são cálculos?

As melhoras para o seu menino...já agora adoro o nome dele

Código: Selecionar todos



cálculos é o que se costuma designar por pedras nos rins. quanto ao nome :lol:  :lol:  :lol: 
Oh Cristo, Anja, quando não é um é outro
Que sufoco
podes crer. o problema é que agora não é só um. o pinóquio tem apenas uma infecção urinária. levou uma injecção e vai continuar com o antibiótico em casa. mas o rapaz max também não está bem. tenho-o visto tossir quando ladra. hoje, pelo sim pelo não, também foi à consulta. tem uma infecção na garganta. vai só fazer um anti-inflamatório. mas livra :o :o preciso de um vet em casa. ou então, trazer uma bruxa. das boas, porque das outras, não falta :p :p
vcruz
Membro Veterano
Mensagens: 558
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm
Localização: Gata - Lolita

sexta jan 23, 2004 2:36 pm

Boa sorte.
Boas melhoras.
Boa disposição ;)
V.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta jan 23, 2004 2:37 pm

igualdade Escreveu: O que são cálculos? o

As melhoras para o seu menino...já agora adoro o nome dele )

Guida
Copy/paste retirado de : http://www.nib.unicamp.br/hvvb/felinos/monogra1.htm

Aspectos Nutricionais da Urolitíase Felina

--------------------------------------------------------------------------------


INFORMAÇÕES GERAIS

Os fatores nutricionais têm sido considerados entre as principais causas da Síndrome Urológica.

A administração de quantidades inadequadas dos diversos elementos minerais na dieta felina , associado à fatores como idade , sexo , confinamento e a presença de infecção do trato urinário , favorecem à formação dos diferentes tipos de cálculos.

Estas condições podem favorecer a supersaturação da urina com cristais , principalmente os de fosfato triplo ou estruvita ( fosfato amonio magnesiano ) e esses por sua vez , predispõe à formação de cálculos . Entre os diversos tipos de cálculos , os chamados de estruvita , são os que ocorrem com maior frequência nos gatos 6. Outros cálculos como os de urato de amonio , oxalato de cálcio e fosfato de cálcio , são relatados com menor frequência.

O grau de supersaturação da urina com cristalóides calculogênicos pode ser influenciado por um aumento na excreção renal desses cristalóides, que por sua vez , é observado nos casos de ingestão de dietas ricas nesses componentes minerais.

Embora se afirme que os gatos alimentados com dietas secas corram maior risco , gatos alimentados com diversas dietas ( seca/úmida ) , desenvolvem a síndrome.

As rações secas favorecem o desenvolvimento da síndrome mais do que as dietas úmidas enlatadas , pois os animais que recebem dietas secas têm um consumo total de água menor do que aqueles que ingerem dietas úmidas , havendo uma consequente diminuição no volume urinário , e a baixa densidade calórica das dietas secas , resulta numa maior ingestão de minerais , favorecendo um aumento da concentração urinária de cristalóides calculogênicos.

TIPOS DE CÁLCULOS
Cálculos de estruvita


Estudos têm demonstrado que o principal mineral envolvido no aparecimento da urolitíase é o magnésio , uma vez que os cálculos de estruvita ( fosfato amônio magnesiano ) são os mais frequentemente encontrados em felinos acometidos .

Durante muito tempo acreditou-se que quanto maior a quantidade de magnésio na dieta , maior a chance do desenvolvimento da síndrome.

Hoje acredita-se que para evitar a precipitação dos cristais de estruvita na bexiga , a manutenção de pH urinário ácido seja mais importante do que o controle da ingestão de magnésio , uma vez que os cristais de estruvita têm sua solubilidade diminuida em pH > 6,4.

O tipo de dieta e a frequência com que o animal a recebe , podem interferir diretamente no pH urinário , favorecendo ou não a precipitação dos cristais de estruvita.

A proteína de origem animal é rica em aminoácidos sulfurados como cisteína e metionina , essa oxidação leva a produção de urina ácida . Em contrapartida , os cereais e vegetais de um modo geral promovem a formação de urina alcalina devido a grande quantidade de potássio e ânions inorgânicos . Assim , quando os animais são alimentados com produtos cárneos ou ração úmida enlatada , composta por derivados de origem animal , tendem a produzir urina ácida , enquanto a dieta seca , que em sua formulação estão incluidos cereais , tendem a resultar na formação de urina alcalina.

Outro fator considerado de importância fundamental na produção de urina alcalina , mesmo que temporária , é a onda alcalina pós-prandial , que resulta da secreção de ácido gástrico em resposta à ingestão de alimento . A perda de ácido clorídrico é compensada pelos rins , que passam a conservar ácidos e excretar bases , o que determina a formação de urina alcalina . A alcalinização máxima da urina ocorre aproximadamente quatro horas após a ingestão do alimento e está na dependência do volume ingerido ; portanto , a alimentação ad libidum , assim como a ingestão de produtos de origem animal , podem gerar uma onda alcalina pós-prandial de magnitude moderada , resultando em pH urinário próximo à 7,0.

Cálculos de urato de amônia

Dos cálculos encontrados em felinos , os de urato de amônia e o ácido úrico , apresentam baixa incidência em felinos. São localizados tanto no trato superior quanto no trato inferior e estudos indicam que os machos são mais afetados que as fêmeas.

Um defeito da reabsorção tubular renal e anomalias porta-vascular têm sido incriminados como causas em poucos casos , a causa de formação na maioria dos cálculos , por urato de amônio não foi estabelecida4. Contudo , a formação de urina altamente ácida e altamente concentrada , associada ao consumo de alimentos ricos em precursores de purina (especialmente fígado ) parece estar envolvida em alguns casos.

Cálculos de oxalato de cálcio

Os cálculos de oxalato de cálcio apresentam baixa frequência em felinos . Esses tipos de cálculos são localizados nos rins, bexiga e uretra, sendo os gatos machos mais afetados que as fêmeas.

A causa (ou causas) primária da urolitíase de oxalato de cálcio de ocorrência natural é desconhecida.

Embora a deficiência de vitamina B6 experimentalmente induzida, tenha resultado em nefrocalcinose por oxalato , em gatos , não foi observado uma forma naturalmente ocorrente desta síndrome.

Vale a pena notar que foi relatado que o magnésio é inibidor da cristalização do oxalato de cálcio em ratos e em seres humanos , por esta razão , algumas vezes recomenda-se a adminstração oral de magnésio para que seja evitada a recidiva de urólitos de oxalato de cálcio.

O uso de acidificantes e/ou sódio suplementar (cloreto de sódio) foi associado a hipercalcemia em algumas espécies.

Cálculos de fosfato de cálcio

Este tipo de cálculo é o que possui a menor incidência entre os demais já citados . São localizados nos rins , bexiga e uretra e ocorrem em machos e fêmeas em igual frequência.

Em algumas circunstâncias , cálculos de fosfato de cálcio ocorrem como resultado da mineralização de coágulos sanguineos que se formaram e ficaram encarcer ados no sistema urinário.

PREVENÇÃO

A prevenção de cálculos de urato de amônia deve englobar o consumo de dietas pobres em precursores da purina (fígado) , e um esforço para produção de urina menos ácida ( pH +/- = 7,0 ) que não seja altamente concentrada.

Em cálculos de oxalato de cálcio não foram publicados estudos controlados para avaliação da eficácia de prevenção da formação de cálculos de oxalato de cálcio.

A prevenção da formação de cálculos de estruvita baseia-se na administração de um manejo alimentar.

O objetivo primário do manejo alimentar é reduzir a concentração urinária de magnésio e fosfato , através da redução da sua excreção e manutenção do volume de urina.

Um objetivo secundário é manter um pH ácido da urina. Contudo, tanto a ocorrência como a recidiva podem ser previnidas , fornecendo -se somente dietas que contenham 20mg ou menos de magnésio / 100 Kcal . Essas podem ser compradas comercialmente , ou podem ser preparadas à partir de rações caseiras.

O fornecimento contínuo de uma dieta calculolítica é necessário em casos raros que recidivam , mesmo com consumo restrito de magnésio.

Finalmente , e como resumo , o manejo alimentar para controle da urolitíase , deve reunir as seguintes características:

deve proporcionar nutrição completa para o gato adulto;
deve permitir a formação de urina ácida ( o pH urinário do gato pode scilar normalmente entre 5,5 e 8,5 ) . Em casos de urolitíase , o ideal é mantê-lo abaixo de 6,5;
a restrição de magnésio pode ser benéfica porque há um pequeno percentual de gatos que não respondem positivamente à acidificação urinária mas , por outro lado respondem à uma restrição de magnésio;
fornecer alimentação ad libitum , tentando minimizar os efeitos das marés alcalinas ( onda alcalina pós-prandial );
manter o equilíbrio hídrico : é fundamental que o gato sempre tenha livre acesso à água limpa;
também é importante que a dieta seja altamente digestível.


Sergio Luís A. Pitarello
Médico Veterinário

-------------------------------------------------------------------------------

Espero ter ajudado,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

sexta jan 23, 2004 2:47 pm

hoje falei com a vet sobre a possibilidade de o pantufa desenvolver cálculos por causa da ração de dieta. ela disse que estas rações são muito melhores que as normais, daí o preço. e que preço :( :( no entanto, ela acha que a ração, em si (qualquer) não é responsável directa pela formação de cálculos. o gato pode ter predisposição. um dos factores ligados à ração, é o gato beber pouca água. mas segundo ela, também aparecem os que comem "latas" ou peixe. enfim, um totoloto.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta jan 23, 2004 3:20 pm

anjaazul Escreveu: hoje falei com a vet sobre a possibilidade de o pantufa desenvolver cálculos por causa da ração de dieta. ela disse que estas rações são muito melhores que as normais, daí o preço. e que preço :( :( no entanto, ela acha que a ração, em si (qualquer) não é responsável directa pela formação de cálculos. o gato pode ter predisposição. um dos factores ligados à ração, é o gato beber pouca água. mas segundo ela, também aparecem os que comem "latas" ou peixe. enfim, um totoloto.
Olá.

Parece mesmo um totoloto e qnt mais lemos e nos informamos, mais baralhados ficamos...pelo menos comigo é o que acontece :? :o :oops: .

Há é que levar as situações conforme nos são apresentadas e ir lidando com elas da melhor forma possível...
As melhoras do Pinóquio,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
rita_feria
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am
Localização: Duas gatas.

sexta jan 23, 2004 3:24 pm

As melhoras para o Pinoquio e para o Max!
Vai tudo correr bem ;)
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

sexta jan 23, 2004 10:16 pm

cheguei a casa e embora o pinóquio continue a ir com frequência ao caixote, parece melhor. ele nunca esteve prostrado nem sem comer. é só a aflição de o ver constantemente na areia a fazer um pinguinho. quanto ao max :D adora estar doente. come os comprimidos como rebuçados :D
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

quarta fev 04, 2004 1:08 pm

as notícias do pinóquio não são nada animadoras. depois de parecer ter melhorado com o antibiótico, há uns 2 dias voltou a correr constantemente para o caixote. a vet mandou fazer uma ecografia. o gato tem cristais na bexiga que lhe estão a provocar obstrução. vai fazer análises para saber que tipo de cristais se desenvolveram. entretanto, vai iniciar um antibiótico mais forte e comer uma ração especial.
hoje, vi que ele não conseguiu fazer xi-xi. tenho de estar de olho muito aberto, porque senão tem de ir de urgência para a clínica :cry: :cry:
enfim, oa insuficiência renal do pantufa, o problema urinário do pinóquio, a coceira da carlota, os distúrbios de comportamento do max, a idade avançada da rita :o :o fora o que está para vir. depois, ainda me vêm dizer que não há problemas em acumular animais. ainda bem que estes caíram nas minhas mãos porque vou fazer os impossíveis para os safar. mas ninguém é de ferro nem tem a árvore das patacas.
Responder

Voltar para “Gatos”