A Catus estará nisto?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jan 26, 2004 9:31 pm

hoje passei nas traseiras do hotel roma (rua do inem). vi lá um bando de 4 ou 5 gatos. fiquei curiosa porque estava uma inscrição alusiva à catus e uma seta indicativa.
desses gatos, há uns 3 (dois parecidos com o zequinha e um preto) ainda muito novos. deixam-se agarrar e embora não sejam "paspalhões" como o zequinha, parecem mansos q.b. para arranjarem dono. eu posso albergá-los a partir de 6ª feira (nas condições que se sabe) durante uns poucos dias. alguém dá palpites para donos? posso lá ir buscá-los. caso haja mãe, posso dar-lhe abrigo no pós-operatório. mais , não dá. ;)
rita_x
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2003 8:26 am
Localização: Trinca - cadelinha e Miss - Gatinha ambas já partiram e agora os meus amores Dandy, Gastão e Cherry,

terça jan 27, 2004 1:47 pm

Olá! Anja!

Nada como perguntar à D. Carolina (214577549). Ela saberá sem dúvida esclarecer-te!. Quanto a abrigar os mais novinhos, se ela tiver espaço tenho a certeza que o fará. Liga-lhe.
Se por ventura não conseguires falar com ela telefona-me (mando-te o nº por pm)...pois não posso estar muito tempo por aqui.

Beijinhos

Rita
anjaazul
Membro Veterano

terça jan 27, 2004 3:35 pm

olá rita

os gatinhos mais novos já têm onde ficar. vamos ver se não são muito bravos para serem adoptados. em relação aos adultos, vou tentar resolver o assunto com algumas das nossas "anjinhas". era óptimo que fossem operados. poderei albergar 1 de cada vez para recuperarem. oxalá os pequenos se deixem agarrar. penso ir amanhã. com umas latas abertas :D :D
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

terça jan 27, 2004 5:24 pm

anjaazul Escreveu: ...os gatinhos mais novos já têm onde ficar. vamos ver se não são muito bravos para serem adoptados. em relação aos adultos, vou tentar resolver o assunto com algumas das nossas "anjinhas". era óptimo que fossem operados. poderei albergar 1 de cada vez para recuperarem. oxalá os pequenos se deixem agarrar. penso ir amanhã. com umas latas abertas :D :D
Realmente deve ter um coração do tamanho do mundo.

Se não tivesse adoptado o Boris em Outubro adoptava o preto, mas tenho de ser realista e três não dá. Mas se não dá, posso contribuir e penso que se necesssitar de comida eu posso oferecer um ou dois saquinhos de comida ou algumas latas que posso ir comprar, basta dizer. Penso que a Anja mora em Campo de Ourique e sendo assim, se quiser a paparoca, combina-se ao pé das Torres Gemeas (trabalho perto) e entrego-lhe a encomenda. Não será muito mas será uma ajuda. Será muito se pensarmos que é de boa vontade e com muuuuito prazer.

Agora explique-me por favor... qual o papel da Catus nesses gatos? A Catus faz gratuitamente a esterilização dos bichanos? Penso que a mesma tem um papel (exclusivamente?) quanto aos gatos de rua e/ou abandonados, mas não sei como se processa. Agradecia esse esclarecimento.

Se precisar também posso fotografar os bichanos c a minha maq digital, basta dizer ou enviar um p.m. ou por msn.

Um bem haja
anjaazul
Membro Veterano

terça jan 27, 2004 6:37 pm

olá

mais uma vez posso contar com a colaboração da uz para recolher os mafarricos. andam com sorte. fico mais descansada, porque eu sou uma naba em termos de arranjar donos e de controlar. lá como tive oportunidade de ver, há imensos candidatos a donos. assim, os ditos cujos não se assanhem.
já confirmei que a catus não desempenha nenhum papel em relação a estes gatos. eles tinham comida, água e não parecem doentes nem têm mau aspecto. mas casa é casa, né?
em relação aos adultos, estou a ver o que se pode fazer com eles. ontem, SÓ vi cinco. parece-me um número fácil de controlar. agora, se aparecem mais. mas como em todo o lado, há animais vadios. para os lados do king, havia montes , há uns tempos.
tenho de agradecer as ajudas. mas o melhor é ajudar, neste caso, a uz. se fizermos uma cadeia, saem todos a ganhar :D :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jan 27, 2004 6:53 pm

Olá Anja.

Não me irá ser possível albergar mais gatos, mas se precisar de ajuda a nível alimentar para eles, é só dizer e será com imenso prazer.

Um bem haja para si com esse coração do tamanho do MUNDO,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano

terça jan 27, 2004 6:57 pm

0lá

mais uma vez obrigada pela ajuda, mas os rapazes são irão ficar aqui uma noite. hoje, não posso ir buscá-los porque há um inquilino (humano) a mais e amanhã , não posso ir à uz. estou em pulgas para saber se os "caço". com comida de lata, vieram logo. esperem por amanhã. novos desenvolvimentos :p
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta jan 28, 2004 7:04 pm

Olá caras foristas,

Para quem quiser saber mais informações sobre a Catus pode visitar o site www.catus.pt, está lá tudo explicado, inclusivé o trabalho que os voluntários dessa associação faze com os gatos de rua, chamados gatos errantes.

E sim a catus efectua esterilizações a gatas e gatos de rua através de acordos que tem com os veterinários, por forma a controlar a população das colónias que alimenta, porque todos sabemos que onde existem gatos as pessoas vão lá abandonar outros.

Posso adiantar que os mais novos são recolhidos e a adopção tentada sempre que possível, se não se adaptarem à vida em casa são novamente introduzidos na colónia de origem.... e atenção isto não é abandono (mas para mais explicações enviem e-mail para a Catus)

Ronsrons pra todos
anjaazul
Membro Veterano

quarta jan 28, 2004 7:24 pm

hoje quando me preparava para ir buscar os gatos, deparo-me com uma senhora que estava por lá a por comida, cartões, etc. perguntei-lhe se era da catus e se tratava dos animais. quando disse ao que vinha, foi o fim do mundo. respondeu que eu não levava gato nenhum, que não me conhecia, que telefonava à uz, à catus, etc.
ficou combinado que eu passaria mais tarde. então, a dita estava mais mansa. mas explicou-me que a catus tinha exigido que eu levasse os 3 gatos novinhos. acontece que um destes é bastante bravo. segundo ela, apenas assustado. expliquei-lhe que não ia sacrificar 2 animais por causa de um que não se deixava apanhar. ela a insistir e a dizer que o gato sem os irmãos não sobrevivia. estes gatos já devem ter uns 5/6 meses e por ali andam n!!!

o bonito foi meter o gato preto e branco e o preto dentro da transportadora. bufavam, assanhavam-se e pernas para que te quero. ao fim de bastante tempo, voltei. a mesma cena.
acho que para os apanhar, vou ter de seguir a técnica que usei nos açores para "caçar" gatos bravos - dar um tranquilizante. o pior é se não vou arranjar um trinta e um à zoofila. estes gatos não são o zequinha. são gatos de rua e vão reagir mal quando se virem engaiolados. não duvido que se habituem a uma casa, até porque são novitos. mas alguém terá paciência para os aturar? :cry: :cry: mete dó deixá-los lá. ao que parece e para variar, estão a matar alguns dos os gatos .
resta acrescentar que os gatos estão bem alimentados, têm bom aspecto e nãoparecemdoentes.

a senhora diz que dá a pílula às gatas, mas eu vi uma super grávida e uma outra que também o parecia. a srª negou e atribuíu isso à pílula :o :o também vi 2 gatos a acasalar. ela negou de novo e disse que era uma questão de dominância :o :o :o ouvi brigas de gatos por disputa de femea.
fiquei pasmada porque a srª desconhecia a existência de alguns responsáveis da catus e uz :o :o ainda mais espantada fiquei, por ela nunca ter levado para adopção estes 3 gatinhos e ter esterelizado as gatas. :o :o pelo que uma forista disse neste tópico e pelo que sei, os procedimentos da catus são bastante diferentes :roll:
amus
Membro Veterano

quarta jan 28, 2004 7:40 pm

anjaazul:

Pela descrição que faz da situação essa senhora não faz parte da Catus, quanto muito é alguém que ouviu falar na associação e achou que por ter trocado algumas palavras com algum dos membros, já tinha o seu apoio total, quanto muito pode receber apoio em forma de alimentação para os animais de rua, porque a Catus geralmente não se recusa ajudar nessas situações

Repito: A Catus procede sempre que possivel à esterilização dos animais e nunca lhes dá a pílula, a não ser numa situação extrema, e isso já não acontece à muito tempo (pelo menos que me tenha chegado ao conhecimento).

Cumprimentos a todos
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jan 28, 2004 7:51 pm

Olá.

Realmente é tudo muito estranho :o .
Mas afinal qual era a ideia inicial ? Era leva-los para a UZ ou Catus para posterior adopção, ou era só para serem castrados/esterilizados e depois serem libertados no mesmo local ?

Se são assim tão bravios, vai ser difícil a adopção... :?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano

quarta jan 28, 2004 7:58 pm

eu fiquei intrigada porque vi uma inscrição na parede a referir a catus e tinha uma seta. andei à procura e não vi nada nem ninguém.
a ideia era levar os gatos para a uz e esterelizar as gatas se eventualmente a catus ajudasse. agora, nem sei o que faça. os gatos sºão de rua e não suficientemente mansos. estão 2 gatinhos bebés na uz. ninguém os leva por serem bravos. um já foi devolvido. agora, imaginem eu levar umas ferazinhas. acho que ã uz não merece. mas o que fazer aqueles três? ou aos 2 menos bravos? também não se pode salvar o mundo, né?
amus
Membro Veterano

quarta jan 28, 2004 8:07 pm

anjaazul:

O melhor é enviar um e-mail para a Catus a referir a situação. Se existir alguma ligação a essa senhora ou a essa questão de certeza que não vão deixar de assumir responsabilidades. Caso contrário poderão talvez ajudar a encontrar uma solução para os bichanos, até porque irão gostar de saber que o seu nome poderá estar a ser usado indevidamente.
o e-mail da catus [email protected].

Boa sorte
anjaazul
Membro Veterano

quarta jan 28, 2004 8:13 pm

O melhor é enviar um e-mail para a Catus a referir a situação. Se existir alguma ligação a essa senhora ou a essa questão de certeza que não vão deixar de assumir responsabilidades. Caso contrário poderão talvez ajudar a encontrar uma solução para os bichanos, até porque irão gostar de saber que o seu nome poderá estar a ser usado indevidamente.
obrigado. vou mandar já. até fiquei com o nome e telefone dela. apesar de tudo, fico com pena dos gatos. estão bem tratados, mas estão em vias de serem mortos. outra que eu não percebo. se são da catus, porque não os levam para um sítio mais abrigado?
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jan 28, 2004 8:14 pm

Olá.

A ideia do Amus, é excelente. Contacte a Catus e quiça sendo eles tão bravios, o melhor seria castrá-los e libertá-los posteriormente. Sei de casos desses em que as associações os castraram e depois os libertam.

Tal como diz e bem : não se pode salvar o Mundo... ;) :( . Era bom que assim fosse...

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”