eukuka Escreveu:Olá, de facto penso que não é nada comum em idade tão precoce isso acontecer. O que me aconteceu não foi nada de tão grave, mas uma das gatas da colónia que alimento, nem um ano tinha e quando foi esterilizada detectaram uma neoplasia mamária. A veterinária disse mesmo ter sido a primeira vez que via uma neoplasia numa gata tão nova, mas colocou a hipótese do tumor regredir após a esterilização. Ficou uma semana a tomar medicação e depois tive de ficar de olho para ver se de facto o tumor regredia, o que felizmente aconteceu. E a gatinha como está?
Fiquei bastante em pânico porque não encontrei, em fórum algum, uma situação igual a esta, de uma gata tão nova com cancro.
Depois da castração, e do resultado "carcinoma mamário" que o laboratório enviou, foi realizada a operação para lhe remover uma das linhas mamárias.
Foram horas de pânico para mim, porque a castração tinha sido feita há 15 dias e era mais uma anestesia geral que a pobre gata iria levar.
Felizmente correu tudo bem. Como ela tinha tido a infeção nas glândulas mamárias uns meses antes, ainda tinha muita pele, o que fez com que fossem retiradas as duas cadeias mamárias de uma só vez. O resultado foi muito chocante e a imagem dela toda cosida e com os olhinhos brilhantes e tristes nunca me vai sair da memória.
As maminhas voltaram a ir para análise porque o nosso receio era que o cancro tivesse espalhado. Qual não foi o nosso espanto, quando o resultado do laboratório veio e revelou que não havia vestígio algum de carcinoma. O próprio veterinário não queria acreditar e ainda hoje não sabemos como tal foi possível. O próprio laboratório que analisou (um conceituado em Barcelona) realizou, por conta deles, uma nova análise porque também não percebeu como era possível. Até agora continua um mistério.
Neste momento a gata está ótima, voltou a ganhar peso e não teve mais problemas. É uma verdadeira guerreira!