Algumas questões sobre as vacinas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta jan 28, 2004 11:17 am

As dúvidas que eu tenho com as vacinas dos nossos bichanos são as seguintes:

Eu vacino todos os meus gatos com uma vacina única eficaz para todas as doenças (excepto a da raiva) e que também inclui a leucose. A questão é que o ano passado grande parte dos meus animais sofreu de infecções respiratórias aliadas a conjuntivites, para mim - coriza. Duas das gatas estiveram muito mal uma delas acabou mesmo por morrer com meningite. Este ano, também dois dos meus gatos estiveram doentes com os mesmos sintomas embora o seu estado não fosse muito grave. Foi então que me lembrei de verificar o boletim de vacinas deles. Coincidência ou não, verifiquei que os meus gatos tinham levado vacinas de marcas diferentes e os que estiveram doentes foi os que levaram determinada marca, que não vou mencionar. Pondo a questão à vet. soube que a vacina que os gatos que não ficaram doentes tomaram era mais completa visto que também protegia da clamidiose. Mas que não tinha importância visto que as clamídias só se manifestavam juntamente com os outros vírus de doenças respiratórias (hespesvirose e rinotraqueíte) tanto que nem há vacina somente para a clamidiose. Não fiquei satisfeita com esta explicação mas quando pesquizei o assunto realmente vi que a informação estava de acordo com o que me tinha sido dito. De qualquer modo optei de que futuramente, os meus gatos levem somente a vacina mais completa mas gostaria de saber então qual a razão provavel para que eles tivessem tido estas infecções respiratórias.

Quem compra um gatinho persa (estou a falar da situação que conheço) ouve sempre o conselho de que não o vacine o animal contra a leucose pois a vacina provocará cancro. Aquando a compra do meu primeiro persa, questionei a vet. e ela explicou-me que no início, tal acontecia com muita frequência porque as vacinas eram dadas na nuca do animal. Também me disse que foram efectuados estudos e desde que se passou a dar as vacinas na parte posterior (da cintura para trás) que os casos ocorridos eram insignificantes. Contudo e depois de levar anos a partilhar informação sobre o assunto continuo a ouvir pessoas das quais considero serem sérias de que as informações recentes dos seus veterinários continua a mesma. Vacina da leucose deve ser evitada pois provoca cancro.
Maria João
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jan 28, 2004 11:39 am

Olá

Em relação á primeira questão eu não sei responder.

Em relação á vacina da leucose, tinha-me sido dito para não dar á Emília uma vez que ela está sempre em casa. A vet que a viu na clinica a primeira vez disse-me que poderia não dar e que se em alguma altura quisesse juntar a Emília com outros gatos se eu achasse necessário vacinava-a.

Mas, eu não me apercebi e quando fui com a Emília de novo á consulta pensava que era para reforço da vacina que ela já tinha , o vet que a atendeu não me falou nada e deu a vacina da leucose...
Eu questionei-io e ele diz que com as vacinas antigas apareciam carcinomas, mas que estas eram novas e que já se tinha conseguido eliminar esse problema.
Mas, estou a pensar em não as vacinar mais em relação à Felv. Na altura coloquei a questão aqui no consultório da arca e resposta foi a mesma do meu vet, mas...
De qualquer forma aconselham a que se vacine sempre nas patas/coxas...

Gatos que não saiam de casa e não tenham contacto com outros não têm necessidade de ter esta vacina.

Beijokas
kathleen
Ninita2
Membro Veterano
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm

quarta jan 28, 2004 12:58 pm

Oh meu Deus, eu admito que esta questão das vacinas me deixa de neurónios baralhados..... mas afinal quais as vacinas que eles devem levar? Os meus gatos nunca saiem de casa, e no entanto a Ninita foi vacinada há cerca de uma semana, e a vet deu-lhe a Eurifel RCPfelv, e no reforço, como não tinham essa, deram uma tal de Leucorifelin. Eu não percebo nada de vacinas, mas os vets também não explicam, dão só! Agora dizem que a vacina provoca cancro?! Como é possível o vet não alertar para isso? Será que é destas que estão a falar? Então quais devo dar?

Beijocas e desculpem o pânico..... :oops:
Sofia
Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

quarta jan 28, 2004 1:14 pm

Oi...

Pois eu tb sou um bocado ignorante nesse assunto. Qd levei o fred ao vet pela primeira vez, a vet deu-lhe uma vacina...voltei um mês depois pra reforço e agora é de ano a ano. A da raiva tenho a certeza que ele não levou pq me foi perguntado se era gato de casa ou andava com outros gatos....como ele é filho unico a vet não achou necessario.

Segundo o que diz aqui no livro de vacinas dele, ele levou sempre a mesma vacina, a Nobivac Tricat.....sorry se for uma marca.

Miaussssssssss

Sgomes
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta jan 28, 2004 2:07 pm

Olá

Ora ainda bem que colocaram aqui este tópico - parabéns mjoaomarques.
As suas dúvidas também se me colocam, e ainda mais.
Há sempre a tendência de empolarmos os aspectos positivos, e "esquecermos" os negativos. A vacinação foi um grande passo em frente, ninguém duvida, mas não siginifica que não comporte riscos.
Não posso esquecer casos (embora raros, existem) em que se dá um choque anafiláctico e o animal morre ... Estão a ver? nós a fazermos o que pensamos ser o melhor para os nossos meninos, e acontecer isso ... neste caso melhor seria não terem sido vacinados ...
Dada a situação que vivi, tem-se-me colocado esta duvida de uma forma angustiante : já deveria ter vacinado os bébés? mas o próprio vet onde ia, me aconselhava a esperar, para eles se fortalecerem mais -. se fazerem os testes de FIV e FELV (que deram negativos, para ambos, felizmente, embora para o meu menino isso não tenha adiantado ...) Há vacinas que, para gatos que não saiem de casa, são escusadas ... e para cúmulo se agora dizem isso do cancro (desconhecia ainda mais esse risco ...)
Às vezes pergunto-me até que ponto não estão os interesses económicos acima dos outros (do lado dos vets ... ) é necessário mesmo uma deontologia profissional séria.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jan 28, 2004 2:23 pm

Olá

Respondendo em particular à Miadores, mas servindo para todos.
Quando se trás um gato da rua o vet prefere que esse gato faça uma qurentena, se façam testes para despiste de doenças e só depois se vacine. Pois há quem diga que em gatos portadores de FIV pu FELV certas vacinas não devem ser dadas.

Eu acho que os vets todos deviam explicar os riscos (cuja percebtagem é minima) que a vacina da FELV tem. Quando tive a Amélia não percebia nada de gatos. E quando fui ao vet disse-lhe que não sabia nada. Até acho normal ele não me ter falado desses riscos já que eles são minimos, pois podia ter receio que eu a deixasse vir á rua ou que levasse um gato de rua para casa etc.

Quando fui com a Emília á vet a primeira vez quem me atendeu foi a vet que ajudou o vet da Amélia na operação. Ela conhecia-me e sabia que eu tinha uma gata. E falou-me dos riscos da vacina. Ela diz que por ela em gatos de casa não dá a vacina da FELV. Já quando comprei a Emília tinha sido alertada pela Mai-mai para não a vacinar.

O risco é reduzido, segundo os vets com as novas vacinas é quase nulo, mas eu acho que se os gatos não vão á rua, nem estão em contacto com gatos de rua, não vale a pena vacinar. Agora no caso de pessoas que recebem "penduras" em casa e que acolhem gatos de rua é preferivel a vacinação.

Beijokas
kathleen
fafareis
Membro Veterano
Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios

quarta jan 28, 2004 2:36 pm

ola

realmente em relação ás vacinas também não precebo nada..vou lá e são dadas e pronto!!! alias quanto aos persas (neste caso só um ainda) a vet. também disse que a vacinas agora novas já não comportam os riscos das antigas, mas honestamente eu disse está bem e só agora com voces aqui á conversa é que entendo o que ela quis dizer, e é natural que não digam mais ao pormenor se não metade de nós saia de lá em panico e andava três quinze dias a ver se notava algo de estranho no gatinho!! não era??? á pois e o persa fez quarentena quando chegou sim senhor para levar a vacinação...já agora também é verdade que os persas só podem levar a vacina depois dos 3 meses (ou é treta do criador para não trazer a vacina??) é só uma pergunta???

fiquem bem
Miadores
Membro Veterano

quarta jan 28, 2004 2:51 pm

Exactamente, Kathleen

Por isso os meus bébés estavam separados dos outros, e só podiam fazer os testes de FIV e FELV depois de 6 meses de eu os ter recolhido, para serem fiáveis. Daí o vet ter dito para não vacinar antes.

Mas o que ninguém estava a prever era o que sucedeu ... :cry: :cry:

Quanto à vacina de FELV não dou, nem darei, primeiro porque os meus estão em casa, e não junto gatos assim sem mais nem menos.

Pois, também o meu vet me disse que as novas vacinas melhoraram, mas não quer dizer que estejam afastados todos os riscos ....
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano

quarta jan 28, 2004 2:55 pm

Olá

Os persas são gatos como os outros em quase tudo. os cuidados que requerem a mais dizem respeito ao trato do pêlo, á alimentação. Há quem diga que são mais frageis mas...

Em relação às vacinas, um criador digno desse nome não vende um gato sem a primeira vacina. Até porque convém ver como o gato reage. Se o criador não dá a vacina é para não gastar dinheiro com isso... Um gato se não estou em erro aos dois meses pode levar a primeira vacina.

beijokas
kathleen
Miadores
Membro Veterano

quarta jan 28, 2004 2:58 pm

A partir dos dois meses, num gato saudável, sem problemas, é possível começar a vacinação.
<p>&nbsp;</p>
Ninita2
Membro Veterano

quarta jan 28, 2004 3:25 pm

Mas então os gatos que nunca saiem de casa, e que não recebem penduras, não precisam de vacinação nenhuma? Ou há alguma vacina obrigatória e que não comporte riscos? Desculpem a ignorância, e prometo que da próxima visita ao vet vou têr com ele uma boa conversa sobre este assunto.... :?

Beijocas,
Sofia
Kathleen
Membro Veterano

quarta jan 28, 2004 3:29 pm

Olá

Os gatos de casa têm de levar as outras vacinas. Só a da FELV é que tem este problema e como a FELV só se pega por contágio directo, pode ser dispensada a vacina nos gatos de casa.
A vacina da raiva é que só se dá em certas circunstancias e a gatos que andem na rua.

beijokas
Kathleen
Miadores
Membro Veterano

quarta jan 28, 2004 3:31 pm

Sofia

A vacina que é indicada dar é a triplice, quer saiam quer não saiam. Quanto a não comportar riscos ... :roll: não existem vacinas isentas de riscos.
<p>&nbsp;</p>
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

quarta jan 28, 2004 3:33 pm

Miadores Escreveu: A partir dos dois meses, num gato saudável, sem problemas, é possível começar a vacinação.
Pois foi sempre sobre esta teoria que me basiei, desconhecia por completo tudo o resto. :oops: :oops: :oops:

Franky
Ninita2
Membro Veterano

quarta jan 28, 2004 3:39 pm

OK, agora da próxima já peço aos vets para me darem a opinião deles ácerca disto....

Obrigada e beijocas,
Sofia
Responder

Voltar para “Gatos”