Como juntar um cão e uma gatinha bébé?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Fourpows
Membro
Registado: segunda fev 10, 2003 11:24 pm
Contacto:

sábado jan 31, 2004 1:17 pm

Caros amigos

Estamos prestes a receber um novo membro na família, uma gatinha bébé.:D

Sucede que já temos cá em casa um companheiro fiel, o Thor.
Não me parece que ele vá reagir mal à recepção da "piquena" mas... gostava de ter alguns conselhos vossos.

Anteriormente o Thor já têve na companhia de um gato e tudo correu bem. Mesmo na rua, ele fica bem mais interessado em "caçar" todos os canitos que vê do que propriamente gatos, aos quais não liga.

Queria que me sugerissem formas de iniciar esta amizade cão vs gata. :D

Lambidelas e marradinhas para todos
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

sábado jan 31, 2004 2:38 pm

Olá! Parabens pela gatinha! ;)

Eu tambem já passei por situação igual e tambem pela inversa( gata velha que recebe cao bebe). Em qualquer dos casos, o importante é fazer com que o membro mais antigo da familia nao se sinta ameaçado pelo novo: ou seja, atenção redobrada ao Thor!

O que eu aconselho tambem a fazer é, em primeira mao, levar a gatinha perto do Thor, mostrá-la, deixando-o cheirar toda e deixá-los com os cumprimentos habituais "ola, eu sou o Thor e tu quem és?" :D :p

costumo ajudar na apresentação com uma serie de mimices pelo meio, do genero "tas a ver, Thor, é uma gatinha bebe! que linda!"... os meus animais ficam maravilhados com estas coisas ditas com voz dengosa... ;)
Até em situaçoes de risco esta voz parva me tem ajudado: por exemplo, na rua quando estava com o meu cao e surgia outro, se eu visse que eles estavam prestes a engalfanhar-se, em vez de eu entrar em stress e começar a gritar para o outro cao "vai-te embora!" isto e aquilo, eu punha-me a dizer mto calmamente "ó que lindo caozinho, olá, olha um amiguinho!" :D mas enquanto dizia isto ía basando com o meu cao, só te digo, eles ficavam confusos e desistiam de lutar, deviam pensar "mas esta tipa é chalada, entao nós aqui prestes a medir forças e ela vem com esta conversa de chacha!??!" :D:D:D só sei que resultava que era uma maravilha!

Voltando ao Thor e á nova gatinha...
depois das apresentaçoes é estar atento nos primeiros tempos... deixando que o rumo natural das coisas aconteça: o mais provavel é o Thor e a gatinha serem os melhores amigos! ;)
Melyne
Membro Júnior
Registado: sábado jan 31, 2004 1:25 pm

sábado jan 31, 2004 2:55 pm

[color=darkred][/color] :D Acho que eles vão acabar por se dar muito bem!
Eu mesma tenho um cão e um gato, e o gato tem apenas 7 meses e o cão tem 5 anos!
Ao principio o meu cão não gostava lá muito do gato, mas com o passar do tempo o cão começou a gostar do gato e agora são os melhores amigos!
Andam juntos, por vezes dormem juntos e brincam muito juntos!
Espero que se suceda o mesmo com os seus dois peaquenos amigos!
Se o cão não gostar mesmo nada da gatinha, tente mante-la um pouco afastada, pelo menos até ele se habituar à ideia, mas se ele não dá muita importância a outros gatos duvido muito que faça mal à gatinha![/b]
fafareis
Membro Veterano
Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios

sábado jan 31, 2004 3:44 pm

ola

pois é no meu caso..tudo depende do gato e do cão e não há mesinhas!! :( ou se tem sorte com o gato/cão ou não ...pois eu tenho cá gatos que adoram cães, outros toleram e outros detestam....e nos cães igual!!! por isso é tudo uma questão de sorte..qual é a raça do cão....(e não me venham dizer que isso não importa pois importa..) mas também já disse que ele na rua não liga aos gatinhos não é? então é muito bom sinal...agora reze para que a gatinha não ligue ao caozinho :lol: :D ...agora a sério...vai ver que tudo vai correr bem..pior seria se o cão que é o mais velho já não gostasse de gatos..pois a bebezinha habitua-se

boa sorte
sromao
Membro
Registado: quinta ago 28, 2003 12:05 am

sábado jan 31, 2004 8:07 pm

Olá!

Acho que não deve ter problemas de maior visto que vai aproximar uma gatinha bébé a um cão adulto; Claro, que seria melhor se fossem ambos bébés, mas o pior cenário seria se ambos fossem adultos.

Com a minha antiga gata, que veio para minha casa em bébé a minha cadela ( na altura com 5 anos) aceitou-a; a gata nunca teve medo dela, nunca houve brigas.
Com a minha gata actual foi mais complicado...Após a minha gata ter fugido enquanto a procurava achei a Camila na rua e adoptei-a. Ao princípio estava-se sempre a assanhar à cadela mas com o tempo ficou mais calma e só muito de vez em quando lhe bufa.

Claro que também depende muito do temperamento de cada animal.Tente aproximá-los calmamente e tudo correrá bem. :)
Fourpows
Membro
Registado: segunda fev 10, 2003 11:24 pm
Contacto:

sábado jan 31, 2004 9:56 pm

fafareis Escreveu:
..qual é a raça do cão....(e não me venham dizer que isso não importa pois importa..) mas também já disse que ele na rua não liga aos gatinhos não é?
Olá

O Thor é um Dobermann (podem ver na minha página),e é um doce de cão ;)! A meu ver, a raça não é muito importante, o mais relevante é a educação do cão e a "sua maneira de ser".

Ha uns tempos esteve junto com um gato adulto durante umas semanas e correu tudo muito bem. O Thor é muito tolerante com gatinhos (pelo menos até hoje... :) ), já com cães...:? :? :?

Estou ansiosa para ver como será o encontro. Penso que vai correr tudo bem :) , vou fazer mais oumenos como a deinhac disse ;) .

Mal posso esperar :D

Um abraço
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado jan 31, 2004 10:00 pm

ola
..qual é a raça do cão....(e não me venham dizer que isso não importa pois importa..)
boa sorte
Não sei se será tanto assim...?
Eu tive 2 Dobermanns e o macho, qnd ia á rua perseguia os gatos.
Tinha também, na mesma altura a fêmea da mesma raça que qnd ia á rua, fosse com ou sem o Sly, também dava perseguição aos gatos. Entretanto o Sly morreu e ficou a Debbie (a cadela ). Com o passar de uns 2 meses desde a morte do Sly, apareceu-me uma gata de rua com filhotes, no quintal, a Debbie não fez estrilho... e eu adoptei uma das gatinhas e logo de seguida, outra, entretanto uma delas teve gatinhos e fiquei com outra e ainda depois veio o Matateu, sempre a darem-se bem com a cadela... ;) . Num entanto ambos eram da mesma raça... ;) .
O Golias é um Teckel, raça muito apreciada para caçar... no entanto dá-se bem com as gatas... ;) :D .

A minha irmã tinha uma cadela P.A. que adorava gatos e já era adulta qnd teve contacto com eles pela primeira vez... ;) . Agora têm um Pitbull que adora o gatinho que adpotaram ;), no entanto foi um cão recuperado das lutas... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado jan 31, 2004 11:26 pm

As experiências que tive com os meus cães foram:

- Os gatos da casa eram para ser respeitados, protegidos e até podiam comer do tacho dos cães.

- Os gatos de fora eram para serem implacavelmente perseguidos (mas não os feriam, apenas os aterrorizavam).

Excepção à minha Pastor Alemã, que gostava de todos os gatos, mesmo daqueles que lhe bufavam... ela não respondia a provocações! ;)
fafareis
Membro Veterano
Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios

sábado jan 31, 2004 11:35 pm

pois se calhar voces até tem razão mas eu já vi com quase tudo o que é raças e as unias que não os paparam foi o husky..que lhes fazia a vida negra mas era puro divertimento....a cadelinha srd piquinina que cá tive até encontrar um dono (era uma loucura ela pensava que era um gato mas ela mandava!!!)...mas realmente por mais que ensine os grand danois os boxers e os montanhas...ai ai ai....fico sem gatos...j´´a deu pernas partidas!!!! principalmente os boxers que parecem perfeitos anormais e devem ficar surdos quando veem os gatos!!!! dai a minha fixaçao com a raça....aquela principalmente acho que já não tem cura e reparem eles sempre viveram com gatos....que só não comeram porque nós estamos sempre á côca!!!!! ;)

mas claro há cães e cães......já agora os boxers são da minha vizinha.....os outros são meus, no entanto o labrador...é ele que leva dos gatos!!! ;)
ciclone
Membro Veterano
Registado: sexta jan 02, 2004 9:52 am

domingo fev 01, 2004 3:46 pm

Olá,

Já agora como fazer numa situação inversa?

Gato em casa e labrador bébé?
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo fev 01, 2004 7:42 pm

ciclone Escreveu: Olá,

Já agora como fazer numa situação inversa?

Gato em casa e labrador bébé?
Para mim, foi fácil.

Qnd o Golias veio para minha casa, já tinha as 4 gatas e foi giro porque como era um novo membro e elas adultas, quando ele tentava brincar com elas, estas fugiam, mas quando ele estava a dormir elas íam cheirá-lo e até o lambiam no focinho ;) . Aos poucos foram-se adptando ao cão, mas não fiz nada especial... foi uma questão de tempo... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Ninita2
Membro Veterano
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm

domingo fev 01, 2004 11:19 pm

Olá

A Aleusha, quando era pequena, aquilo era um fartote de rir :lol:
Quando a trouxemos para casa o Kito já era um gato adulto, era o único gato da casa. Ele parecia fascinado por ela, ficava a olhar para ela fixamente, geralmente de um local alto onde ela não chegasse. Mas o engraçado é que por vezes nem se dava ao trabalho de fugir dela e deixava-se apanhar.... ora a boa da Aleusha adorava aqueles bonecos que chiam, sabem quais são? Desde pequenina que teve sempre um que era em forma de morango com uma cara engraçada, ela adorava! Agarrava-se áquilo e apertava na boca para fazê-lo chiar, e com o Kito fazia o mesmo! Não sei o que ela pensava, mas virava-o de patas para o ar e amassava-o até ficar todo babado, o pobre do gato :lol: mas sem magoá-lo, ele nunca se queixava, deixava-se ficar! Parecia hipnotizado por ela :roll:

Beijocas,
Sofia
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo fev 01, 2004 11:30 pm

Quando o Golias era bébé, adorava puxar a Nina pelo rabo e fazer dela uma esfregona... ora claro que eu ralhava com ele, até que me apercebi que ela até alinhava nessa brincadeira ;) :D .
Agora já não fazem isso, até porque ele entretem-se mais com a Leo. É a preferida dele ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MyCat
Membro Júnior
Registado: domingo dez 08, 2002 6:56 pm

segunda fev 02, 2004 6:14 pm

A minha sugestao: Se tiver sorte eles podem se tornar "grandes amigos" ou nao...
O melhor a fazer é quando trouxer o seu novo membro la para casa, mantenha o gato afastado do cao por uns dias, para que se habituem um ao outro, mas nada de pressas porque pode complicar as coisas, va aos poucos colocando o cao e o gato perto um do outro, se a sua relaçao for amigavel tudo bem, se nao vai ter problemas em casa, mas nada que umas borrifadelas nao possam acalmar o ambiente!
Espero que ajude...

:...Boa Sorte...:
MyCat
Membro Júnior
Registado: domingo dez 08, 2002 6:56 pm

segunda fev 02, 2004 6:15 pm

A minha sugestao: Se tiver sorte eles podem se tornar "grandes amigos" ou nao...
O melhor a fazer é quando trouxer o seu novo membro la para casa, mantenha o gato afastado do cao por uns dias, para que se habituem um ao outro, mas nada de pressas porque pode complicar as coisas, va aos poucos colocando o cao e o gato perto um do outro, se a sua relaçao for amigavel tudo bem, se nao vai ter problemas em casa, mas nada que umas borrifadelas nao possam acalmar o ambiente!
Espero que ajude...

:...Boa Sorte...:
Responder

Voltar para “Gatos”