Cruzamento de Persas Chinchilas:Silver com Golden :) o que sairá daki?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
GatinhaArwen
Registado: sábado ago 16, 2003 9:58 pm

domingo fev 01, 2004 10:20 pm

Olá a todos!

O meu tio tem um casal de gatos persa chinchila com óptimo pedigree e muito saudáveis, a gata é silver shaded e o gato é golden shaded. Estão na época de acasalamento e brevemente haverá criação.Julgo pelo que ja li que os chinchila tem 2 a 3 gatinhos por criação.

Se tudo correr bem,um desses gatos será para mim :D e tou curiosa para saber qual das duas variantes irá sair o gato.ouvi dizer que nao pode haver mistura,ou sai uma ou outra.qual é a dominante?a Golden ou a Silver?neste caso quais serão as variantes possíveis das crias que se pode esperar? :?:

Agradeço os possíveis esclarecimentos :)

Fiquem bem!***************************
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda fev 02, 2004 9:49 am

Olá

Não a sei esclarecer quanto á ninhada que vais nascer. mas fale com o seu tio para que a gata seja acompanhada por um veterinário. os partos dos persas são muito complicados e muitas vezes necessitam de assistência médica ou a gatinha pode morrer.

Espero que tudo corra bem, depois queremos ver os bébes.

beijokas
Kathleen
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda fev 02, 2004 10:09 am

Olá.

O que uma vez um criador me disse, é que quando há mistura, nascem 30% como o pai, 30% como a mãe e os restantes 40% ( isto mais ou menos ) têm mistura do pai e da mãe .

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
GatinhaArwen

segunda fev 02, 2004 11:52 am

Olá! obrigado pela vossa ajuda e esclarecimentos :D

Sendo assim,numa ninhada de 2 gatinhos saira 1 igual à mae ou ao pai e outro com mistura dos dois...e numa ninhada de 3 1 de cada.seja la qual for o que sair sao todos fofinhos :) hehe.

Penso que meu tio levara a gatinha para ter os filhotes no veterinario,pois os gatos sao sempre seguidos pelo veterinario e nestas situações ainda é mais necessário apoio.A gata até ja foi ao "cabeleireiro" para cortar o pelinho na zona da barriga para facilitar o parto hehe.Seja como for,vou falar sobre isso com ele na mesma :) Espero que tudo corra bem.

Depois ponho fotos do meu gatinho/gatinha que ainda vai demorar uns meses a chegar.

***********************************Fiquem bem!
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

segunda fev 02, 2004 12:08 pm

http://www.gatopersa.net/reproducao/genetica.doc

Visite a página penso que ficará esclarecida....sei que há páginas com explicações mais simples mas desta vez só encontrei esta :o ;)

Guida
GatinhaArwen

segunda fev 02, 2004 9:56 pm

Obrigado Guida :) e não se preocupe que tou quase licenciada em Biologia hehe ja tive explicações técnicas muito mais complicadas que esta ;)

******************fique bem!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça fev 03, 2004 12:35 am

GatinhaArwen Escreveu: Sendo assim,numa ninhada de 2 gatinhos saira 1 igual à mae ou ao pai e outro com mistura dos dois...e numa ninhada de 3 1 de cada.seja la qual for o que sair sao todos fofinhos ) hehe.
... ;) :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça fev 03, 2004 11:29 am

GatinhaArwen Escreveu: ...
Sendo assim,numa ninhada de 2 gatinhos saira 1 igual à mae ou ao pai e outro com mistura dos dois...e numa ninhada de 3 1 de cada....
Claro que não. Como bem saberá está-se a falar de probabilidades. Realmente contando todos os óvulos da mãe (centenas?, milhares?) verificar-se-á a probabilidade, mas como ela só gastará três ou quatro poderão nascer todos com a mistura dos dois.
Desculpem a "picuinhice" mas com certeza haveriam pessoas não dentro do assunto e que ficariam com a noção errada.
Maria Jo&atilde;o
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

terça fev 03, 2004 12:33 pm

Olá a todos,

O cruzamento entre persas chinchilas e Golden pode fazer-se perfeitamente sem complicações, sempre sujeito é claro, às leis da genética, o mais provável é que as fêmeas sejam iguais ao pai e os machos à mãe. Isto grosso modo.

Já o cruzamento com persas de outro tipo embora se possa praticar sem problemas de saúde,não é aconselhável, pois os gatinhos não teriam os olhos dentro do estalão exigido para cada um dos tipos, nem o verde seria tão intenso nem o cobre poderia ter laivos de verde.

Bjs

Mai-Mai
GatinhaArwen

quinta fev 05, 2004 1:58 pm

Quem ja estudou genética sabe que em cada raça,em cada indivíduo,em cada cruzamento,existem outros factores que determinam o fenótipo(aspecto) da descendência,que nada mais é do que a expressao do genótipo.

Ora,se formos apenas pela questao das probabilidades,temos que ver QUAL A FORMULA adequada ao caso especifico dos gatos chinchila. Na fecundação há sempre mistura de um espermatozoide do macho com um ovulo da fêmea,logo ha sempre DNA de cada um e o numero de ovulos ou de espermatozoides nao conta,porque na fecundação UM espermatozoide fecunda UM óvulo...

E para cada característica há um gene responsável.Pelo que me apercebi,no caso dos gatos chinchila há pouca mistura,talvez seja o caso de dominância incompleta para a sombra do pêlo (mais "shade" menos "shade) mas também me apercebi que os gatos ou saiem silver ou saiem golden,mais ou menos claro.E acontece o mesmo com os olhos...

Por isso na descendência observar-se-á 50% de gatinhos semelhantes aos progenitores (25% semelhantes ao pai e 25% semelhantes à mãe) e os restantes 50% apresentam características dos dois progenitores. Como os gatos chinchila têm normalmente ninhadas de 2 gatinhos,por vezes apenas se observa gatinhos semelhantes aos progenitores: as fêmeas semelhantes à mãe e os machos semelhantes ao pai, porque existem características ligadas ao sexo.Se a ninhada for de 3 gatinhos,observar-se-á o que falei nas probabilidades.

E tudo isto é apenas uma pequena parte da genética dos gatos...da para elaborar um estudo muito mais rigoroso e completo lol isto só são hipóteses :) e só tive em conta 2 ou 3 características mais visíveis:a cor do pelo,a sombra do pelo e a cor dos olhos!Se for a ver o resto,meu deus não saiamos daqui hoje lolol ;)

fiquem bem e espero que tenham percebido o que eu escrevi...tentei por em termos simples :)*****************************
GatinhaArwen

quinta fev 05, 2004 1:58 pm

Quem ja estudou genética sabe que em cada raça,em cada indivíduo,em cada cruzamento,existem outros factores que determinam o fenótipo(aspecto) da descendência,que nada mais é do que a expressao do genótipo.

Ora,se formos apenas pela questao das probabilidades,temos que ver QUAL A FORMULA adequada ao caso especifico dos gatos chinchila. Na fecundação há sempre mistura de um espermatozoide do macho com um ovulo da fêmea,logo ha sempre DNA de cada um e o numero de ovulos ou de espermatozoides nao conta,porque na fecundação UM espermatozoide fecunda UM óvulo...

E para cada característica há um gene responsável.Pelo que me apercebi,no caso dos gatos chinchila há pouca mistura,talvez seja o caso de dominância incompleta para a sombra do pêlo (mais "shade" menos "shade) mas também me apercebi que os gatos ou saiem silver ou saiem golden,mais ou menos claro.E acontece o mesmo com os olhos...

Por isso na descendência observar-se-á 50% de gatinhos semelhantes aos progenitores (25% semelhantes ao pai e 25% semelhantes à mãe) e os restantes 50% apresentam características dos dois progenitores. Como os gatos chinchila têm normalmente ninhadas de 2 gatinhos,por vezes apenas se observa gatinhos semelhantes aos progenitores: as fêmeas semelhantes à mãe e os machos semelhantes ao pai, porque existem características ligadas ao sexo.Se a ninhada for de 3 gatinhos,observar-se-á o que falei nas probabilidades.

E tudo isto é apenas uma pequena parte da genética dos gatos...da para elaborar um estudo muito mais rigoroso e completo lol isto só são hipóteses :) e só tive em conta 2 ou 3 características mais visíveis:a cor do pelo,a sombra do pelo e a cor dos olhos!Se for a ver o resto,meu deus não saiamos daqui hoje lolol ;)

fiquem bem e espero que tenham percebido o que eu escrevi...tentei por em termos simples :)*****************************
scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

terça fev 10, 2004 6:11 pm

Puxar
Responder

Voltar para “Gatos”