Quem ja estudou genética sabe que em cada raça,em cada indivíduo,em cada cruzamento,existem outros factores que determinam o fenótipo(aspecto) da descendência,que nada mais é do que a expressao do genótipo.
Ora,se formos apenas pela questao das probabilidades,temos que ver QUAL A FORMULA adequada ao caso especifico dos gatos chinchila. Na fecundação há sempre mistura de um espermatozoide do macho com um ovulo da fêmea,logo ha sempre DNA de cada um e o numero de ovulos ou de espermatozoides nao conta,porque na fecundação UM espermatozoide fecunda UM óvulo...
E para cada característica há um gene responsável.Pelo que me apercebi,no caso dos gatos chinchila há pouca mistura,talvez seja o caso de dominância incompleta para a sombra do pêlo (mais "shade" menos "shade) mas também me apercebi que os gatos ou saiem silver ou saiem golden,mais ou menos claro.E acontece o mesmo com os olhos...
Por isso na descendência observar-se-á 50% de gatinhos semelhantes aos progenitores (25% semelhantes ao pai e 25% semelhantes à mãe) e os restantes 50% apresentam características dos dois progenitores. Como os gatos chinchila têm normalmente ninhadas de 2 gatinhos,por vezes apenas se observa gatinhos semelhantes aos progenitores: as fêmeas semelhantes à mãe e os machos semelhantes ao pai, porque existem características ligadas ao sexo.Se a ninhada for de 3 gatinhos,observar-se-á o que falei nas probabilidades.
E tudo isto é apenas uma pequena parte da genética dos gatos...da para elaborar um estudo muito mais rigoroso e completo lol isto só são hipóteses

e só tive em conta 2 ou 3 características mais visíveis:a cor do pelo,a sombra do pelo e a cor dos olhos!Se for a ver o resto,meu deus não saiamos daqui hoje lolol
fiquem bem e espero que tenham percebido o que eu escrevi...tentei por em termos simples