Gata emagreceu - que poderá ser?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuisFreitas
Mensagens: 6
Registado: sexta dez 11, 2009 1:50 pm

terça out 10, 2017 8:36 am

Bom dia,

Estou a escrever-vos pelo seguinte:

De há 3 semanas para cá a minha gata tem perdido gordura, mas não ao ponto de se ver costelas nem nada que se pareça. Fui 2 vezes ao veterinário, e na primeira vez ela pesava 3,3kg (ela tem 6 anos, é de porte pequeno e é esterilizada). Ela extraiu sangue e foi fazer um exame aos diabetes, ao fígado e aos rins. Estava tudo normal. Passados 3 dias voltei lá para fazer um teste da SIDA felina. O resultado deu negativo, tanto para a SIDA como para a Leucemia (no teste da SIDA ainda fiquei com dúvida, porque notei uma linha praticamente invisível debaixo do T, mas como já tinham passados mais de 10mins a veterinária disse que já não tinha validade, e que o que poderia acontecer é que daí a meia hora-uma hora até pudesse começar a clarear um pouco mais...). Nesta 2ª vez ela ainda pesava os 3,3kg.

Ou seja, fora estes problemas, o que poderá ser também? Eu reparei que ela perdeu gordura só na parte dos intestinos, ou seja, chega ao fim das costelas e faz uma pequena cova. É normal? Um gato, digamos, no peso e silhueta ideal, deve estar assim? Ela quando come, ou seja, quando está de rabo para o ar, sinto bem aqueles 2 ossos da pélvis, é normal também, ou é sinal de magreza?

Factores a ponderar no meio disto tudo:
- Ela passou a maior parte da vida em Coimbra e agora estamos a viver em Portimão, ou seja, poderá ser do calor e de ela não estar habituada a isto assim;
- Eu alterno sempre a ração de mês em mês, que ela gosta disso, e passei 2 meses seguidos a comprar-lhe a mesma (poderá ter enjoado?);
- O resto ela faz normalmente, bebe água, o xixi e o cócó parecem-me em condições, lava-se, não anda deprimida e vem ter comigo na mesma;

Será, então, alguma fase? Será que emagreceu um bocado por causa do calor ou de ter enjoado a comida? Ou deveria fazer outro tipo de exame?

Obrigado pela ajuda, se quiserem envio fotos da gata para verem melhor.
Última edição por LuisFreitas em terça out 10, 2017 9:15 am, editado 1 vez no total.
LuisFreitas
Mensagens: 6
Registado: sexta dez 11, 2009 1:50 pm

terça out 10, 2017 9:07 am

Imagem

Imagem

Estas duas foram antes da primeira ida ao Veterinário. As seguintes foi hoje de manhã, e entretanto, depois da primeira ida ao veterinário, já troquei de ração e ela já está a comer melhorzito...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ela tem estado deitada, quando ela andar por aí às voltas mando uma foto vista de cima e de lado para se ver melhor a silhueta.
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

quinta out 12, 2017 11:57 am

A sua gata é muito bonita. Parabéns! As fotos estão demasiado grandes para lhe notar diferença. Visto que está a ser acompanhada pelo vet e agora voltou a ter apetite, a situação deverá estar normalizada. Alguns gatos, à medida que vão tendo mais idade, vão ficando mais picuinhas com a comida. Também, com a idade, há um aumento de problemas dentários que lhes podem dificultar a mastigação da ração. Há que estar atento e nas visitas regulares ao vet, pedir-lhe que veja os dentes da gata.
Maria João
Responder

Voltar para “Gatos”