Depois da partida da minha amiga Yukie, adoptei uma simpatica gatinha arraçada de siamesa com cerca de 5 meses. Já foi ao vet. que confirmou pela dentição a idade da menina.
No entanto quanto á raça , quase não foi preciso a vet. confirmar: a minha amiga Luna entrou imediatamente no cio ( suponho que o primeiro ) nessa semana. Isto foi em 22 de Janeiro. E para não deixar duvidas à 2 dias começou com outro ....
Vou esterilizá-la ( aprendi a lição com a minha Yukie) mas surge-me a duvida: a esterilização pode ser feita quando a gata está em pleno cio? Senão vai ser dificil acertar com a altura certa. No proximo fim de semana ela vai novamente ao vet... mas gostaria de saber a opiniao de outros foristas que tenham passado pelo mesmo.
Catlover
Gata precoce
Moderador: mcerqueira
Ola catlover,
A unica coisa que a aconselho é falar com o vet e fazer essas perguntas. No entanto acho que ainda é cedo para esterlizar a bichana. Pois tive que esperar um mes e meio para castrar o fred, pq a vet disse-me que só o castrava aos 8 meses ( acho que é a idade que atinge a maioridade
)
Bjs
Sgomes
A unica coisa que a aconselho é falar com o vet e fazer essas perguntas. No entanto acho que ainda é cedo para esterlizar a bichana. Pois tive que esperar um mes e meio para castrar o fred, pq a vet disse-me que só o castrava aos 8 meses ( acho que é a idade que atinge a maioridade

Bjs
Sgomes
catlover Escreveu: Depois da partida da minha amiga Yukie, adoptei uma simpatica gatinha arraçada de siamesa com cerca de 5 meses. Já foi ao vet. que confirmou pela dentição a idade da menina.
No entanto quanto á raça , quase não foi preciso a vet. confirmar a minha amiga Luna entrou imediatamente no cio ( suponho que o primeiro ) nessa semana. Isto foi em 22 de Janeiro. E para não deixar duvidas à 2 dias começou com outro ....
Vou esterilizá-la ( aprendi a lição com a minha Yukie) mas surge-me a duvida a esterilização pode ser feita quando a gata está em pleno cio? Senão vai ser dificil acertar com a altura certa. No proximo fim de semana ela vai novamente ao vet... mas gostaria de saber a opiniao de outros foristas que tenham passado pelo mesmo.
Catlover
Não ! não deve ser esterlizada com o cio, e antes de ser esterlizada deve ser vacinada para prevenir problemas que possam surgir na cirurgia isto se calhar muita gente não sabe, eu sei de casos que esterlizam as gatas sem serem vacinadas, mas o correcto é ser primeiro vacinada e depois esterlizada.
beijinhos
Luisa
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
- Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
- Contacto:
grata pelas vossas dicas, é claro que a ultima palavra será da vet, e no fim de semana a Luna irá apanhar a 2ª dose das vacinas.
A minha questao é : com 5 a 6 meses , mesmo tendo sangue siames, ter um cio de 2 em 2 semanas nao é estranho?
A minha outra gata , a Yukie , era capaz de ter em novinha um cio de mes a mes..... mas nao chegava a tanto.
Bjs
Catlover
A minha questao é : com 5 a 6 meses , mesmo tendo sangue siames, ter um cio de 2 em 2 semanas nao é estranho?
A minha outra gata , a Yukie , era capaz de ter em novinha um cio de mes a mes..... mas nao chegava a tanto.
Bjs
Catlover
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 10, 2002 10:49 am
Olá!
As gatinhas podem ser esterilizadas a partir dos 4 ou 4 meses e meio.
O ideal é que não estejam com o cio, mas, ao contrário das cadelas, podem ser operadas em cio, uma vez que é difícil "acertar" com os intervalos quando são muito seguidos.
As gatas devem sempre ser vacinadas, mas em certos casos não há hipótese de se esperar que completem o plano de vacinação, até porque não estou a ver em programas de esterilização de colónias de rua, que se espere que estejam todas vacinadas...
À partida as cirurgias deverão ser sempre efectuadas em condições tais que não haja risco de apanhar nenhuma doença ou infecção no seu decurso, até porque as vacinas são contra doenças muito específicas e não para "prevenir problemas que possam surgir na cirurgia"...
Cumprimentos,
Susana
As gatinhas podem ser esterilizadas a partir dos 4 ou 4 meses e meio.
Kiki_Cat Escreveu:
Não ! não deve ser esterlizada com o cio, e antes de ser esterlizada deve ser vacinada para prevenir problemas que possam surgir na cirurgia isto se calhar muita gente não sabe, eu sei de casos que esterlizam as gatas sem serem vacinadas, mas o correcto é ser primeiro vacinada e depois esterlizada.
beijinhos
Luisa
O ideal é que não estejam com o cio, mas, ao contrário das cadelas, podem ser operadas em cio, uma vez que é difícil "acertar" com os intervalos quando são muito seguidos.
As gatas devem sempre ser vacinadas, mas em certos casos não há hipótese de se esperar que completem o plano de vacinação, até porque não estou a ver em programas de esterilização de colónias de rua, que se espere que estejam todas vacinadas...

À partida as cirurgias deverão ser sempre efectuadas em condições tais que não haja risco de apanhar nenhuma doença ou infecção no seu decurso, até porque as vacinas são contra doenças muito específicas e não para "prevenir problemas que possam surgir na cirurgia"...

Cumprimentos,
Susana
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am
A esterilização pode ser feita durante o cio mas a probabilidade de ocorrência de hemorragia aumenta.catlover Escreveu:
Vou esterilizá-la ( aprendi a lição com a minha Yukie) mas surge-me a duvida a esterilização pode ser feita quando a gata está em pleno cio? Senão vai ser dificil acertar com a altura certa. No proximo fim de semana ela vai novamente ao vet... mas gostaria de saber a opiniao de outros foristas que tenham passado pelo mesmo.
Catlover
A minha Licas foi esterilizada durante o cio e as coisas não correram tão bem como com a Becky que foi esterilizada antes do seu primeiro cio.
Boa Sorte
Carla

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
- Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
- Contacto:
A luna completou o programa de vacinas no passado Domingo, fez analise ao Fiv e Felv ( negativo) e a vet ( que tambem adoptou agora uma gatinha com 5 meses que já é "uma senhora" pois iniciou o seu 1º cio) combinou comigo : logo que eu decidir , vamos aproveitar uma semana que a minha bichona não esteja com o cio para a esterilizar.
Vou esperar para ter uns dias de ferias para acompanhar a Luna no seu pós operatório.
Catlover
Vou esperar para ter uns dias de ferias para acompanhar a Luna no seu pós operatório.
Catlover