Anorexia total: sem diagnóstico

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
inesrib95
Mensagens: 2
Registado: terça mar 24, 2015 4:11 pm

sábado fev 16, 2019 12:51 am

Olá a todos/as.

Este post vai ser longo mas espero que me possam ajudar.

Gato castrado, 6 anos de idade.

O meu gato Jimi passou por alguns meses difíceis em termos de mudanças ambientais. Mudei de cidade há seis meses atrás (Porto > Braga) e 6 meses depois voltei para a casa dos meus pais. Entretanto, os pais têm um gatinho ovo e os dois não se deram muito bem. Estiveram por um mês, mas sempre separados, embora o pequeno escapasse algumas vezes e fosse direto a comida/caixa de areia do Jimi.

Um mês depois, estive fora dois dias e o Jimi parou de comer, começou a vomitar e a xixi fora da caixa de areia. Dois dias depois, ficou internado no veterinário.

O internamento durou 5 dias onde eles fizeram RX e análises ao sangue. Encontraram o típico cenário de gatinho obstruído, cheio de cases. Assim que limpou o intestino, voltou para casa.

Trouxe-o imediatamente para o meu novo apartamento, onde ele se deu muito bem e demonstrou energia. Contudo, como ficou dois dias sem comer (com total aversão a comida, devo dizer) levei-o a outro veterinário.

Está atualmente internado há 5 dias. Já fez ecografia, análises a urina, repetiu análises ao sangue e RX para verificar que nada se alterou entretanto. Nada. Já está com a sonda, a qual tem reagido bem.

Partiram então para o valium, para verificar se o problema é ansiedade. Contudo, a veterinária indicou que a reação normal seria comer. Não aconteceu, e agora excluíram a ansiedade dos diagnósticos possiveis. No entanto, eles não conseguem encontrar mais nada nos exames. Ele simplesmente se recusa a comer e eles só o deixem voltar para casa até que algo seja diagnosticado.

A Minha pergunta para é: ele tem uma agulha no braço há 10 dias e é um gato muito frágil e assustado em geral. É seguro riscar do panorama que ele se recusa a comer devido ao stress porque ele não comeu a primeira vez que um estimulante de apetite lhe foi dado? Estou desesperada e só o quero em casa!

TLTR: o gato que ficou em dois veterinários por 10 dias porque se recusa a comer. Passou por grandes mudanças ambientais nos últimos 6 meses, mas os veterinários ainda afirmam que não têm um diagnóstico depois de 2 RX, 2 eco, 2 exames de sangue e testes de urina.
catiacafe
Mensagens: 7
Registado: sábado jul 01, 2006 10:03 pm

terça out 08, 2019 9:47 pm

Boa noite,

Espero que tenha corrido tudo bem com o seu Jimi. Encontrei o seu post nas minhas pesquisas porque actualmente numa situação semelhante, tenho uma gatita de 1 ano que está há 3 dias com anorexia sem causa identificada. Fez raio x, análises e eco sem alterações e continua sem comer e com vómito quando forçada. Na sua situação conseguiram chegar a alguma conclusão sobre o que estaria a causar a anorexia?

Obrigada,
Cátia
Responder

Voltar para “Gatos”