Pupilas irregulares

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
nelsonjr
Mensagens: 6
Registado: quarta dez 09, 2009 4:51 pm

quinta mar 21, 2019 3:53 pm

Olá amigos,

Minha jovem Maria (14 anos de idade!) nunca teve nenhum problema de saúde. Sempre ativa, com alimentação regular, abusa da água e com um condicionamento físico invejável :)

Acontece que, há uns 6 dias, notei algo que me assustou: as suas pupilas estavam de tamanhos diferentes entre si. A diferença era bem grande. O olho direito parecia normal - o esquerdo é que tinha a pupila menor e com menos movimento.
IMG_0784.JPEG
IMG_0784.JPEG (153.62 KiB) Visto 457 vezes
Fiquei assustado e chamei um vet. Ele analisou bem os olhos dela, percebeu um pequeno avermelhado no olho que estava estranho. Aplicou uma vitamina via injeção e me receitou Cylocort pomada, para passar duas vezes ao dia no olho aparentemente afetado.

Mesmo assim, ele me recomendou uma oftalmo para que eu eventualmente a chamasse, caso não houvesse recuperação.

Depois de 3 dias, ou seja, ontem, notei que os olhos dela estavam normais. A diferença havia sumido - se não sumiu, agora a diferença é quase imperceptível. Falei com a oftalmo ao fone, e ela me disse que talvez seja uma atrofia natural da íris, por conta da idade. Mas pediu que continuasse a atenção aos olhos, o que obviamente estou fazendo.
IMG_0833.JPEG
IMG_0833.JPEG (178.56 KiB) Visto 457 vezes
Acontece que o Dr. Google me assustou. Há a possibilidade de problemas mais intensos, como um possível glaucoma ou algo neurológico - ou então uveíte.

Eu tenho um detalhe a mais: a Maria não sai do meu apartamento. Não tem o costume de sair por aí, por isso faço tudo para que ela não se estresse com muita gente, com rua, com muita agitação. Por isso faço de tudo para que um exame mais invasivo seja uma alternativa última.

Agradeço qualquer informação a respeito desse caso!
Muito obrigado,
Responder

Voltar para “Gatos”