Gato residente aceita, gata nova não

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
H_Chinelo
Mensagens: 1
Registado: segunda abr 01, 2019 12:39 pm

segunda abr 01, 2019 1:03 pm

Boa tarde,
Estamos a passar por uma situação um pouco excepcional pois temos as regras trocadas.

O Krimi é um gato já com uns 8 anos que vive comigo desde os seus 6 meses. O meu namorado juntou-se na nossa casa faz uns 3 anos e o Krimi aceitou-o bem.
Este gato começou por ser muito assustado e demorei quase 1 ano a conseguir pegar nele com pessoas estranhas em casa.
Hoje em dia é um gato muito mimoquinhas, adora o ritmo diário de me acordar às 6h para pedir mimo mas sente-se que se sente sozinho. Precisa de companhia...
Ironia do destino, acabámos por encontrar (ou ela encontrar-nos) uma gatinha amorosa com cerca de 4 meses na rua. Veio literalmente ter connosco. Demos-lhe o nome de Friska depois de saber que estava tudo bem com ela e não havia problemas (o Krimi é um gato que tem estomatite controlada e herpes viral nos olhos).
Também é muito amorosa, adora brincar e mordisca bastante. A Friska ainda é bebé... o Krimi também era assim e com o passar dos anos foi diminuíndo as mordidelas.

A grande questão aqui é que é a Friska, a mais nova, que não está a aceitar bem o Krimi, o gato residente.
Ela anda pela casa mais descontraída que ele, já andaram a ir aos wc's um do outro, a comer a comida um do outro mas sempre que o Krimi está próximo há rosnares e assanhar.
Só se pegaram uma vez mas foi porque estive envolvida. Decidi pegar a Friska ao colo sem o Krimi estar na sala mas, assim que viu e ela começou a fazer os rosnares dela "normais" quando está ao colo, pensou que me devia estar a atacar e saiu disparado contra ela. Tentava subir as minhas pernas, subir à mesa,... Ao colocá-la no chão o Krimi partiu para ela (fez-lhe frente finalmente, após uns 2 dias), em que acabou ele por cima e ela deitada no chão. Houve umas patadas e afins mas nada de grave para haver ferimentos. Consegui separá-los e a partir daí o Krimi parece que ficou mais confiante. Agora já lhe mia mais mas nunca numa de atacar.
Se ela tiver deitada no corredor e ele quer passar, parece um daqueles vídeos em camera muito lenta... vai andando para passar afastado dela. Não quer o confronto.

Ambos nisto tudo acabam por nunca se quererem perder de vista... se um sai da sala, vai a correr o outro. Se um vai à cozinha, o outro fica à porta a ver.
Mas quando cruzam o olhar, ficam especados.
Muitas vezes ela "rosna" mas deita-se. Começa a fechar os olhos e deita-se. Mas a "rosnar"...
Não sei o que quer dizer este comportamento dela.

Alguém já passou pela situação de o gato residente aceitar mas a gata nova estar relutante?
Se sim, como fizeram?
Se não, podem dar alguns conselhos?

Obrigada.
Helena
Responder

Voltar para “Gatos”