Apresentação de gata a gata bebé

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Catarina933
Mensagens: 4
Registado: domingo mai 22, 2016 9:02 am

sábado out 12, 2019 10:06 am

Olá,

Depois de andar por aqui a ler algumas coisas e já ter falado com algumas pessoas, já estou baralhada e a perder a esperança, sem saber se estou a fazer tudo correctamente ou não.

Acontece que tenho uma gata com 4 anos feitos agora, adoptei-a com 1 ano, e sempre foi meiga e sosegada. Não adora colo nem andar sempre em cima de nós, mas anda sempre atrás de mim e passa a vida a fazer ronrons.

Uma vez que sou louca por animais e já adoptei cães e gatos e outros tantos bichos, o meu namorado adoptou e ofereceu-me desta vez uma gata bebé, pois só tinha adoptado adultos até hoje e ele sabia que eu gostava de dar uma companheira à nossa gata Simone, que passa o dia completamente sozinha.

Aqui é que começa o problema, dia 27 de Setembro lá vem a pequena gatinha, com 2 meses. Fiz logo um quartinho para ela, com caixa de areia só para ela, água e comida, brinquedos, tudo só para ela, para não tirar nada à Simone.

Segui as instruções que me deram e fui trocando as mantinhas delas e os brinquedos. A Simone bufou à manta a primeira vez e das seguintes já se deitava nela, ía cheirar a porta do quarto mas sempre sem bufar, continuou a vida dela como se nada fosse. Parecia reagir bem a tudo.

Após ter a gatinha vacinada e vista pelo veterinário, perguntei se podia começar a mostra-las. Isto foi passados 4 dias de ela cá estar. A médica disse que sim, para mostrar e como não tenho portas de vidro deixar cheirar dentro da transportadora sem intervir e depois se a Simone não bufasse para a soltar.

Assim foi, soltei e foi o desastre, a Simone bufou passado um bocado e quando a pequena se tentou aproximar levou imediatamente uma patada. Resultado, disseram que fui depressa demais com elas. Voltei a mostrar só na caixa e andei assim até ao final da semana passada.

Esta semana comecei a junta-las um bocadinho de cada vez, à noite quando chego a casa, para as supervisionar. As primeiras vezes a Simone nem se mexia, ficava petrificada a rosnar e se a outra se aproximava bufava e e só descansava quando a pequena se enroscava em mim para dormir. Aí ficavam as duas numa paz autentica a ronronar, uma enconstada a cada perna, mas sempre que a pequena saí do meu colo para o chão, ela muda completamente.

Andei nisto até hoje e a Simone não aceita a pequena nem por nada. Quer brincar, mas se ela se aproxima vira uma fera autentica. Não a deixa subir ao sofá, está-lhe sempre a bufar e a rosnar, e às vezes até vai atrás dela e acaba por lhe dar uma sapatada que a pequena Cleo até fica com medo. Mas não medo o suficiente para aprender a lição e não andar atrás dela, que continua a andar para brincar e infelizmente continua a levar sapatadas...

Resultado, estou em desespero, porque sepradas é o paraíso, brincam, correm e é só ronrons, juntas a Simone está sempre a bufar à outra e até lhe dá sapatadas que me deixam petrificada de medo (apesar de aparentemente não a aleijar). Não posso mante-las separadas para sempre e a pequena até já mia por ficar presa e já lá vão duas semanas que cá está em casa.

O que faço? Será que fiz mesmo asneira e a Simone simplesmente não vai aceitar a outra de modo nenhum? Sinceramente não quero abdicar de nenhuma delas e já não sei o que tentar mais. Fiz o truque da manta, de as colocar a comer uma de cada lado da porta para associarem o cheiro, até aquilo de trocaem de partes da casa, a Simone andou pelo quarto da Cleo (gata bebé como se nada fosse) e depois quando estão juntas é a chatice que sabemos. Literalmente não tenho um bocadinho de sossego porque a mais velha está sempre furiosa com a outra e eu com medo que ela a aleije, até porque ela fica realmente assustadora :cry:

Alguém que tenha passado por isto e me dê conselhos ou me diga o que estou a fazer de errado?

Obrigada,
nuno982
Mensagens: 1
Registado: quarta mai 20, 2020 5:59 pm

quarta mai 20, 2020 6:05 pm

Boa tarde. Gostaria de saber se desde a sua publicação já teve evolução no comportamento das suas gatas, pois eu tenho a Sasha com 4 anos (muito arisca em bebé mas agora em adulta muito mimada, mas apenas quando quer) e ainda não esterilizada, e adoptei agora a Arya com 7 semanas. Está em casa desde a semana passada (7 dias). Faço tudo como você, a sasha come à porta do quarto onde está a Arya, já a viu 2 vezes, contudo hoje voltou a bufar quando sentiu o cheiro da Arya na minha roupa. Queria avançar para o passo seguinte, mas enquanto a Sasha bufar não quero arriscar. O mais engraçado é que não bufa sempre. Há alturas em que fica apenas "desconfiada".
Responder

Voltar para “Gatos”