Linfoma numa gatinha, fazer Quimioterapia?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
RitinhaMad
Mensagens: 1
Registado: quinta out 04, 2012 6:37 pm
Localização: 2 gatos (Pixie e Yuji)

sexta out 25, 2019 11:56 pm

Boa noite,

É a primeira vez que escrevo neste fórum, parece-me estar mais parado do que na altura em que me registei no site, mas preciso de desabafar.

A minha gatinha Pixie tem 3 anos e nunca teve nenhum problema de saúde.
Em Agosto foi tomar a vacina anual e estava tudo bem em termos de peso e temperatura, consulta normal.
No final de Setembro, de um dia para o outro a Pixie não estava bem e levei-a ao hospital veterinário. Ficou logo internada. Foram feitas análises, exames e ecografias.

Tinha uma massa no intestino, ao qual foi operada ainda em Setembro para retirar. Essa massa estranha foi para análise.
O primeiro resultado após a cirurgia era "inconclusivo", pelo que se fez um exame histoquímico que indica Linfoma de fenótipo T de células pequenas, baixo grau.
Alertei para o facto de a minha gatinha ter começado a produzir urina cor de laranja. Novas análises revelaram que o linfoma já comprometeu o fígado.

O único tratamento sugerido é a quimioterapia, que iniciará na próxima semana. Não vai curar a Pixie, vai apenas atrasar ou tentar regredir os efeitos do cancro, mas o futuro está negro, ela não tem grandes hipóteses de viver muito tempo. Tenho muito medo de, quando a submeter à quimioterapia, que será muito agressiva, a fazer sofrer até à sua morte. Já chorei tanto, ela é tão pequena e nova. Ela tem dias em que está bem disposta e quer brincar e pede muitos mimos, noutros dias não come e fica totalmente apática e recolhida na minha cama... este mês tem sido uma agonia.

O que eu gostaria de ouvir era opiniões ou experiências que alguém tenha com o uso de quimioterapia nos seus em animais. Resultados? Valeu a pena? Quando digo valer a pena, não me refiro em termos monetários. Já gastei muito dinheiro desde que ela adoeceu, e gastarei mais se isso significar dar mais qualidade e longevidade à vida da Pixie.

Obrigada pela vossa atenção.
XicaRomeu
Mensagens: 1
Registado: terça abr 14, 2020 6:44 pm

terça abr 14, 2020 6:51 pm

Olá boa noite.

Registei-me hoje no blog para colocar uma questão semelhante. Foram diagnosticados à minha gata, de 15 anos, nódulos mamários malignos, com metástase nos pulmões. As duas opções de "tratamento" serão a quimioterapia ou a toma de analgésicos para minimizar as dores que aparecerão brevemente. A quimioterapia não tem efeitos curativos mas pretende sim prolongar um pouco o tempo de vida com alguma qualidade. O meu dilema é semelhante ao seu.

Verifiquei que a sua situação já tem alguns meses e nesse sentido, sem querer causar-lhe algum tipo de angústia ou desconforto, queria perguntar-lhe qual foi/tem sido a sua experiência.

Muito obrigada pela atenção e tudo de bom.

Catarina
Responder

Voltar para “Gatos”