Ajuda urgente :(

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Dcv
Mensagens: 1
Registado: quinta ago 13, 2020 3:24 pm

quinta ago 13, 2020 3:38 pm

Boa tarde a todos!
Acabei de me registar porque precisava de ajuda, enquanto aguardo consulta no veterinário.
Passo a explicar, tenho duas gatas de 6 e 3 anos que vivem connosco desde bebés!
Gatas imprevisíveis e teimosas, mas carinhosas também.
Entretanto em junho de 2019 adotámos um cão bebé que vivia numa situação miserável. A aproximação do cão com as gatas foi feita com calma e correu bem, nunca tivemos qualquer problema, cada um andava na sua vida e partilhavam o sofá mas cada um no seu canto. Entretanto passado uns meses, levantei me para ir trabalhar e o cão levantou se da cama e foi beber água, a gata mais velha começa a miar de uma forma absurda e ataca-o com uma violência brutal, o cão estava a ganir e eu tentei separar e escusado será dizer que saí arranhada. Achámos que podia ter sido algum movimento do cão mais brusco, mas também não fazia sentido porque eram 5h da manhã e ele tinha acabado de acordar e estava só a beber água. Apesar de eles na nossa ausência ficarem sempre separados, começámos a separa-los durante a noite também para evitar qualquer situação indesejável. Estas situações têm acontecido com alguma frequência mas não tao grave como da primeira vez e basta um “não “ para as gatas pararem de atacar o cão. Até que hoje foi a gota de água, estava na cozinha a fazer o almoço o cão estava deitado no chão a dormir à imenso tempo. A gata mais nova começa a miar e atacam-no novamente tendo provocado vários arranhões ao cão ao ponto de ele ganir, mas nunca se defendeu e ainda bem porque ele tem 30kg e as gatas 4kg. Ao ver o cão a ser atacado o meu namorado interviu para elas pararem e foram as duas ataca lo, ele teve basicamente que correr e fechar a porta! De referir que o dono é tudo para elas! Não sabemos mais o que fazer, esta situação dura à quase 1 ano e apesar de todos os esforços, incluindo ração calmante para as gatas , a situação não melhora. Eles só estão juntos com supervisão e temos a certeza que o cão não lhes faz mal porque estamos presentes. Tenho receio que um dia não seja possível intervir e acabe numa desgraça, O cão acabar cego devido aos arranhões (porque elas tentam ir aos olhos) ou ele se passar de vez e acabar por magoa-las. Apesar de o nosso cão ser de porte grande não lhes faz frente, fica quieto a ser atacado!
Alguém com ideias por aí? Só queria que se dessem todos bem :(
Responder

Voltar para “Gatos”