Insuficiência Renal Aguda - Meloxicam

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rakel622
Mensagens: 1
Registado: sexta jan 15, 2021 10:59 pm

sexta jan 15, 2021 11:19 pm

Boa Noite,

Venho relatar o que aconteceu à minha gatinha Mia. Esta 4f foi esterilizada e a operação correu muito bem e foi para casa ao fim do dia. A Mia estava muito animada e só queria brincar e estava esfomeada, nem parecia ter sido operada.
Infelizmente, no dia seguinte começou a ficar bem diferente após termos dado a medicação prescrita (antibiotico e anti-inflamatório Meloxicam por via oral), apática, sem comer quase o dia todo, sem se mexer e durante a noite e na manhã seguinte vomitou.
Fui logo ao veterinário e não deram grande valor a este quadro clínico, alegando que era normal ficar agoniada devido à medicação. Foi-lhe administrada por via injectável o antibiotico e o Meloxicam (anti-inflamatório) uma vez que por via oral a Mia iria possivelmente vomitar outra vez.
Andei a pesquisar online relativamente a este anti-inflamatório Meloxicam e encontrei muitos relatos de gatos que ficavam muito doentes com o mesmo e até morte. Afirmei que achava que era este medicamento que estava a causar os vómitos na minha gata mas nada fizeram. Marcaram outra consulta com a veterinária que estava a par da operação para o fim do dia.
Como não fiquei contente com as respostas que me deram e cuidados, decidi telefonar para outro consultório veterinário e após relatar os sintomas disseram para ir logo de urgência.
Conclusão: foram feitas análises sanguíneas e a minha gatinha infelizmente está com insuficiência renal aguda e foi-me dito que tudo indica que a causa foi do anti-inflamatório Meloxicam! Neste momento encontra-se internada e estamos à espera de que consiga revertar a situação e que os rins fiquem bem.
Após isto, senti-me culpada de lhe ter dado algo que a fez ficar assim, quando antes era saudável sem nenhum problema!
Decidi procurar mais a fundo sobre este medicamento e existem muitos relatos de situação iguais à da minha gata e estou revoltada como podem dar isto aos gatos, sabendo dos riscos graves associados.
Queria expor esta situação aqui e questionar se mais alguém passou ou sabe de situações idênticas. Irei reportar à Infarmed também.
Responder

Voltar para “Gatos”