Medicamentos que não devem ser dados aos gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quinta mar 04, 2004 12:51 pm

E porque muita gente continua a tratar os gatos com medicamentos da sua própria farmácia. Uns porque pensam que sabem tudo porque já há muitos anos que tratam dos animais desta forma e os mesmos morreram de velhos ( a minha avó, por exemplo :oops: ) outros numa tentativa de poupar uma ida ao veterinário, não é demais alertar para os medicamentos que não devem, não podem, ser dados aos gatos.

Tirado de um site ( http://melki.ecn.br/becodosgatos/medica.htm ) achei uma informação bastante útil.

"(From Norsworthy, 1993)

Medicamentos que NUNCA devem ser dados

* Acetominofen (Tylenol):
Apenas 1 comprimido já pode ser fatal para um gato adulto. Causa anemia hemolítica, formação de metahemoglobina (não transporta oxigenio), cianose, icterícia, edema de face, Taquipnéia, necrose hepática.

* Benzocaina (Andolba) Anestésico local em forma de spray ou pomada. Estimula o SNC, causa tremores, convulsões e por ultimo parada respiratória.

* Hidrocarbonetos clorados (como lindane, clordane) Presente em alguns produtos de combate à pulgas e outros parasitas. A reação pode ser imediata ou levar dias para ocorrer. Começa com uma resposta exagerada aos estimulo, tremores, progressão para tremores cada vez mais fortes até um estado convulsivo, febre.

* Hexaclorofeno (agente germicida, encontrado em xampus, desinfetantes e sabonetes, como o Phisiohex) É rapidamente absorvido através da pele e trato intestinal. Causa em gatos fadiga, fraqueza, incoordenação dos membros posteriores, febre, ausência de urina, paralisia flácida completa.

* Carbaril (Carbamato = usado em remédios contra pulgas como Talco Bulldog)
NUNCA, principalmente como coleira, que expõe o gato constantemente. Causa lesão no SNC e morte por parada respiratória.
Outros produtos, anti-pulgas, carrapatos e sarna, proibidos para gatos:
Sabão Bulldog; Sabão Bulldog Plus; Sabão Bulldog Sarnicida; Sabonete Antipulgas para cães Tratto; Sabonte Parasiticida Asuntol; Sabonete Banzé; Sparay Bulldog Antipulgas e Carrapatos; Spray Tratto; Talco Antipulgas Bolfo; Talco Banzé; Talco Bulldog Contra Pulgas; Talco Tratto.

* Azul de Metileno:
Usado em medicamentos para tratar infecções urinárias (deixa o xixi azul).

* Aspirina (AAS, Melhoral):
Primeiro estimula e depois causa depressão respiratória, ulceração gástrica, diminuição da agregação plaquetária, hipoplasia da medula óssea. Nos sinais se tem inicialmente: taquipnéia e depois depressão respiratória, febre, anorexia, vomitos, gastrite hemorrágica, lesões renais, hemorragias, urina com sangue por nefrite hemorrágica.
No ser humano, 1 comprimido de aspirina leva de 3 a 4 horas para ser eliminado do organismo, por isso é tomado 1 comprimido a cada 4 horas.
Nos felinos, 1 comprimido de aspirina leva 72 horas para ser eliminado, ou seja, dura 3 dias. Isso faz com que seja extremamente fácil causar uma overdose.

* Sulfonamidas (Sulfas)
Podem ocorrer: salivação excessiva, vomitos, diarréia, excitação, fraqueza muscular, descoordenação motora, dificuldade respiratória, estiramento dos membros, estado semelhante à anestesia, problemas renais, depressão da medula óssea, entre outras.

* Sulfoetoxipiridazina (Bactrin)
Medicamentos que podem ser usados em alguns gatos com restrições e só com acompanhamento veterinário

* Cloranfenicol
Causa Aplasia de medula óssea, por não conseguir ser metabolizado e eliminado. Sinais: animal fica cinza, abdomen duro, convulsão, fezes brancas.

* Lidocaína
Anestésico local (Xilocaína) Pode causar contração muscular, hipotensão, nauseas e vômitos.

* Anti-inflamatórios não esteróides
Podem causar úlceras.

* Tetraciclina
Pode causar febre, diarréia, depressão

* Morfina
Risco de superdosagem por acúmulo. Causa depressão
do SNC, convulsões. Deve ser usada com cautela. A dose máxima é
de 0,1mg/Kg por via intravenosa. Para uso pós-operatório.

* Fenobarbital, Pentobarbital Sódico e Tiopental Sódico (barbitúricos usados como anestesico)
Causam depressão respiratória e parada cardíaca. Usar com muito cuidado e monitoração. O tempo de duração do efeito é muio maior que em outras espécies.

* Diazepan, Valium e Dienpax (tranquilizantes Benzodiazepínicos)
Via intravenosa pode dar depressão respiratória. Usar com muita cautela.

* Clorpromazina (Amplictil)
Em altas doses (pré-anestésico comumente usado em cães)- tremores de extremidade e cabeça, letargia, calafrios, rigidez, relaxamento do esfíncter anal. Acúmulo. Só usar em último caso, dar preferência a outro pré-anestésico, como Acepran+sulfato de atropina.

Gato com edema de face por intoxicação com aspirina
Imagem

"

Susana
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

quinta mar 04, 2004 12:55 pm

Bastante útil . Obrigada
Eu nunca dei nada aos meus gatos que não fosse indicado pelo vet, mas é sempre bom saber
raka
Membro Veterano
Registado: quinta dez 05, 2002 4:06 pm

quinta mar 04, 2004 1:02 pm

excelente tópico! parabéns!

eu não dou medicamentos não receitados pelo vet porque li aqui um tópico (há uns tempos) sobre alguém que tinha dado um comprimido para humano (não me lembro qual era o medicamento mas creio que seria tylenol ou aspirina) e o gato morreu ou ficou muito mal...

de qualquer forma, é sempre bom relembrar os perigos dos efeitos dos medicamentos humanos nos animais.
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

quinta mar 04, 2004 1:59 pm

O meu vet...para mim um dos melhores eceitou cloranfenicol à minha menina e ela não ficou azul :|
Eu só dou medicamentos receitados pelo doutor ;)

Valeu as dicas

Guida
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quinta mar 04, 2004 2:06 pm

Pois ainda há quem o faça... Há um tempo atrás, uma senhora estava na liga com o seu lindo gatinho amarelo tigrado, muito mansinho, e contou que ele estava muito mal pq lhe tinha dado um medicamento para crianças!!! Não me lembro qual mas só sei que o gatinho estava muito magro e tinha que ter assistência do vet durante muito tempo para controlar a deficiência que o dito medicamento lhe causou no fígado e em mais alguns orgãos... :(

Uma história muito triste que demonstra que nem tudo o que é bom para nós, será bom para eles.
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

quinta mar 04, 2004 2:45 pm

Will Escreveu: Pois ainda há quem o faça... Há um tempo atrás, uma senhora estava na liga com o seu lindo gatinho amarelo tigrado, muito mansinho, e contou que ele estava muito mal pq lhe tinha dado um medicamento para crianças!!! Não me lembro qual mas só sei que o gatinho estava muito magro e tinha que ter assistência do vet durante muito tempo para controlar a deficiência que o dito medicamento lhe causou no fígado e em mais alguns orgãos... :(

Uma história muito triste que demonstra que nem tudo o que é bom para nós, será bom para eles.
Provavelmente Benuron. Há muitas histórias de intoxicações de animais com o benuron (paracetamol) "Ele estava caíidito e como dou ao meu filho, dei-lhe só 1 colherzinha" ou " ele estava constipado e como ao meu filhos faz bem..."

Já há uns meses coloquei um tópico igual a este que teve muito poucos comentários e pessoas a verem :evil: . Continuo a afirmar que os tópicos de xaxa e insultos rascas têm muito mais êxito...o que é uma grande pena :roll:
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quinta mar 04, 2004 2:56 pm

sregina Escreveu:
Provavelmente Benuron. Há muitas histórias de intoxicações de animais com o benuron (paracetamol) "Ele estava caíidito e como dou ao meu filho, dei-lhe só 1 colherzinha" ou " ele estava constipado e como ao meu filhos faz bem..."

Já há uns meses coloquei um tópico igual a este que teve muito poucos comentários e pessoas a verem :evil: . Continuo a afirmar que os tópicos de xaxa e insultos rascas têm muito mais êxito...o que é uma grande pena :roll:
Não me embro mesmo do nome... :? Mas fiquei com tanta pena do gatinho... :(

E tens toda a razão!!! Se este fosse um tópico que, em vez de nomes de medicamento, estivesemos a chamar nomes umas às outras, podes ter a certeza que já ía na 5ª página! ;)
Miau
Membro Veterano
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quinta mar 04, 2004 3:03 pm

Will Escreveu:
sregina Escreveu:

Não me embro mesmo do nome... :? Mas fiquei com tanta pena do gatinho... :(

E tens toda a razão!!! Se este fosse um tópico que, em vez de nomes de medicamento, estivesemos a chamar nomes umas às outras, podes ter a certeza que já ía na 5ª página! ;)
Com muita pena, tenho que concordar... mas enfim! Estamos todos a tempo de mudar.

Agora, voces não imaginam a luta com a minha avó quando quis dar benuron ao gato no pós-operatório (era por causa das dores :roll: ). É que ela sempre seu paracetamol ao cão (que morreu com 17 anos) e não é que o cão melhorava???? Poderia funcionar tb com o gato! Como a minha avó há imensas pessoas. Há que alertar!

Susana
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mar 04, 2004 3:09 pm

Ora aqui está um tópico que deve estar SEMPRE no topo da página, para que todos o leiam... ;) :D

Obrigada, Miau. 5 estrelas... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quinta mar 04, 2004 3:43 pm

Infelizmente há muita gente que ainda acha que os remédios servem igualmente para pessoas e animais ( e em doses iguais!!), naturalmente que haverá muito gato a morrer devido a estes "descuidos".

Faz-me confusão existirem pessoas com a presunção de saberem exactamente o que estão a fazer, se calhar nem a elas mesmas conseguem medicar, quanto mais um animal, para isso é que há vets e, não, eles não inventam doenças nos gatos para ficarem com o nosso dinheiro 8)
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

quinta mar 04, 2004 4:01 pm

Olá,

Muito boa informação, é bom estar informada com uma lista como esta e o link em referência.

Obrigada,
raka
Membro Veterano
Registado: quinta dez 05, 2002 4:06 pm

quinta mar 04, 2004 4:20 pm

sregina Escreveu: Provavelmente Benuron. Há muitas histórias de intoxicações de animais com o benuron (paracetamol) "Ele estava caíidito e como dou ao meu filho, dei-lhe só 1 colherzinha" ou " ele estava constipado e como ao meu filhos faz bem..."

foi esta a história que li aqui! e que me alertou para isto. embora não tenha dado medicamentos sem ser receitados aos bichos lá de casa, não fazia ideia, na altura, que não se podiam dar certos medicamentos.

sregina: posso não ter comentado mas li. ;) e foi importante.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta mar 04, 2004 4:21 pm

Olá

Ora cá está um tópico interessante e importante.

Uma pergunta, essas substâncias que se encontram em medicamentos para as pulgas, encontram-se em medicamentos para gatos ou só para cães?

Também acho que o benuron é dos medicamentos que mais gente dá aos gatos a pensar que está a fazer bem. Quando a Amélia teve febre o meu pai dizia para lhe dar que não lhe fazia mal nenhum. Eu não deixei, quando fui ao vet perguntei-lhe. Quando disse ao meu pai que podia ser fatal ele nem sabia onde se havia de meter, agora tudo o que se dá ás gatas ele pergunta sempre se foi o vet que mandou ;)

Mas é importante sabermos quais são os medicamentos, pois também há vets que fazem asneira. Há uma forista aqui na arca que teve a gata muito mal graças a um medicamento receitado pela vet onde ia.
E há uma outra situação, na clinica onde vou, o vet diz-me os medicamentos e pede á assistente que os traga para eu levar, elas podem enganar-se e dar um medicamento com o mesmo nome e ser para cão e a dose não é de forma alguma igual.

Beijokas
Kathleen
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

quinta mar 04, 2004 5:44 pm

Eu dei Brufen xarope à Lolita receitado pela anterior vet.
Só lhe provocou uma pancreatite, anemia, destruição da flora intestinal e problemas renais.
7 dias de internamento, 5 deles a soro, diarreia durante 5 meses (2 ou 3 dias por mês, comida de dieta desde então.
faz hoje um ano que foi internada.
V.
Miau
Membro Veterano

quinta mar 04, 2004 5:55 pm

vcruz Escreveu: Eu dei Brufen xarope à Lolita receitado pela anterior vet.
Só lhe provocou uma pancreatite, anemia, destruição da flora intestinal e problemas renais.
7 dias de internamento, 5 deles a soro, diarreia durante 5 meses (2 ou 3 dias por mês, comida de dieta desde então.
faz hoje um ano que foi internada.
V.
:o :o :o :o :o :o Grande VET....

Que horror, tadinha da gata. Ela está bem agora? E a vet foi castigada?

Susana
Responder

Voltar para “Gatos”