Estou muito preocupada!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
coliveira
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 5:23 pm

quinta mar 04, 2004 2:50 pm

Há uma questão que me anda a causar uma certa preocupação em relação à interdição das minhas gatinhas ao exterior.

Já li em vários sítios e fiz várias buscas na net acerca do assunto e todos dizem que um gato que alguma vez tenha conhecido a vida exterior à casa se torna num animal triste.

O caso é que a minha Becky esteve na rua até aos 5 meses lá no Algarve de onde a trouxemos e tinha uma área enorme por onde corria, saltava, sobia às árvores, etc.

Ela não me parece nada infeliz como vocês já o comprovaram nas fotos que tenho vindo a colocar, enchemo-la de miminhos e até lhe demos a Abby para lhe fazer companhia e ela adora.

Ontem comprei um livro chamado ''O que é que o meu gato está a pensar?'' onde fala exactamente daquilo que estava a falar e reparem na introdução da autora a este livro:

''Tentei não ser antropomórfica e basear os meus comentários no que o ser humano pensaria em situações semelhantes.No entanto, aminha forma de pensar influencia obviamente a minha empatia com as diferentes espécies.
Também não escrevi o que as pessoas quereriam ouvir ou o que achariam engraçado, mas o que penso que os gatos gostariam de dizer se pudessem falar.
Espero que este livro o ajude a perceber o que o seu gato e todos os outros que encontre estão a pensar.Ao fazê-lo, será capaz de os compreender e proporcionar-lhes uma vida melhor.Vejo demasiadas vezes o resultado da incompreensão dos donos dos animais: gatos que lutam para se relacionarem com os outros gatos na mesma casa, apenas porque o dono gosta de gatos e quer manter vários num território demasiado pequeno; gatos a quem é vedado o acesso ao ambiente externo, demasiado perigoso, tornando-se neurasténicos e frustrados sem nada para fazer, e gatos que são punidos por terem comportamentos naturais que, no entanto, não se coadunam com a ideia, que o dono tem de como um gato se comportar.''

Imagem
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quinta mar 04, 2004 3:12 pm

coliveira Escreveu: Há uma questão que me anda a causar uma certa preocupação em relação à interdição das minhas gatinhas ao exterior.

Já li em vários sítios e fiz várias buscas na net acerca do assunto e todos dizem que um gato que alguma vez tenha conhecido a vida exterior à casa se torna num animal triste.

O caso é que a minha Becky esteve na rua até aos 5 meses lá no Algarve de onde a trouxemos e tinha uma área enorme por onde corria, saltava, sobia às árvores, etc.

Ela não me parece nada infeliz como vocês já o comprovaram nas fotos que tenho vindo a colocar, enchemo-la de miminhos e até lhe demos a Abby para lhe fazer companhia e ela adora.

Ontem comprei um livro chamado 'O que é que o meu gato está a pensar?' onde fala exactamente daquilo que estava a falar e reparem na introdução da autora a este livro:

Espero que este livro o ajude a perceber o que o seu gato e todos os outros que encontre estão a pensar.Ao fazê-lo, será capaz de os compreender e proporcionar-lhes uma vida melhor.Vejo demasiadas vezes o resultado da incompreensão dos donos dos animais: gatos que lutam para se relacionarem com os outros gatos na mesma casa, apenas porque o dono gosta de gatos e quer manter vários num território demasiado pequeno; gatos a quem é vedado o acesso ao ambiente externo, demasiado perigoso, tornando-se neurasténicos e frustrados sem nada para fazer, e gatos que são punidos por terem comportamentos naturais que, no entanto, não se coadunam com a ideia, que o dono tem de como um gato se comportar.'

Imagem
Para já, acho que pode tentar explicar como funciona a mente de um gato, mas nunca ter a pretenção que sabe ao certo como essa mente funciona!

É claro que os gatos adoram o ar livre, adoram passear, marcar território, esponjar-se na terra,... mas também é certo que os gatos são muito sensíveis e eu prefiro prevenir que remediar...

Os meus gatos, Carla, vieram da rua, mais precisamente por detrás do riacho que corre junto ao meu quintal. Estiveram lá 1 mês e meio sensivelmente e da gata mãe nem sinal! Pois tenho a certeza que tenho dois gatinhos mais felizes aqui do que se os tivesse deixado onde estavam...

Quanto às tuas duas (espero que possa tratar por tu :oops:) gatinhas, parecem muito unidas e bem tratadas, por isso não acho que te devas preocupar! ;)
coliveira
Membro Veterano

quinta mar 04, 2004 3:43 pm

Sim, elas têm um ar super saudável e quando estão a brincar as duas então......mas por vezes quando a Becky está no peitoril da janela parece-me um pouco nostalgica.

No entanto, a pergunta pervalece será que pelo facto de estarem limitadas ao espaço da casa e partilharem esse mesmo território as torna realmente felizes?

Se for eu a responder, é claro que a resposta é sim, tem tudo, carinho, comidinha, alcofinhas, brinquedos e muita atenção, na verdade é que teóricamente os conteúdos são outros.

Beijoka
Carla

P.S. Claro que me podes tratar por tu :lol: :lol: :lol: :lol:
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quinta mar 04, 2004 3:57 pm

coliveira, cada gato tem uma personalidade diferente por isso têm diferentes maneiras de se fazer compreender.
Aposto que a sua gata adoraria brincar na rua, "ver o mundo", embora fosse perigoso para ela.

As minhas gatas andam na rua e em casa, não estão perto da estrada e nunca sequer tentaram ir, é um risco que corro, mas tanto uma como a outra estavam habituadas a viver assim, a Iscas nem sequer queria ir ao tabuleiro, só queria era terra :roll: , elas adoram passear o dia todo, caçar, brincar com os vizinhos e tudo o mais, são felizes porque para além de tudo isto têm sempre companhia e carinho.

O mais importante não é o sítio onde o gato mora, mas a companhia que tem. Explicando, um dono ausente é sinónimo de gato infeliz, exceptuando alguns casos mais extremos, e o mais importante mesmo é que eles sintam o apego do dono. Ainda para mais tem uma companheira, brincam e fazem companhia uma à outra.

O olhar nostálgico pela janela é já uma imagem de marca do gato, imaginando que gostava de ser famosa, quando o fosse não o quereria ser por ter sempre pessoas atrás. Passa-se um bocado o mesmo com os gatos, eles podem almejar sair à rua, mas ao depararem-se com os perigos e sustos, acabam por querer voltar para casa :)
Há gatos que viveram na rua alguns anos e esses é mais difícil anular esse desejo de liberdade e eu sou contra quererem domesticar um gato assim em quatro paredes, agora a sua foram apenas 5mesitos, a adolescência, não é tão significativo como um período longo.

Não gaste muito a cabeça com isso, se calhar estou eu a dizer isto e eles nem querem nada ir à rua, estão a espreitar a vizinha 8) :lol:
coliveira
Membro Veterano

quinta mar 04, 2004 4:07 pm

Pois se calhar é isso.

Nos primeiros dias depois de termos chegado ao Porto levava-a à rua e ela delirava :lol: :lol: :lol:

Passados uns tempos, voltei a levá-la e ela nem saía do sítio dando a impressão que queria era voltar para casa.
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

quinta mar 04, 2004 4:10 pm

Carla não te tens que preocupar, as tuas gatas s/ muita felizes, tem uma a outra para brincarem, tem atenção, carinhos e cuidados.

O "meus gatinhos de rua" de certeza que trocavam a liberdade por uma casinha como as tuas meninas tem ;)
coliveira
Membro Veterano

quinta mar 04, 2004 4:28 pm

nana12 Escreveu: Carla não te tens que preocupar, as tuas gatas s/ muita felizes, tem uma a outra para brincarem, tem atenção, carinhos e cuidados.

O "meus gatinhos de rua" de certeza que trocavam a liberdade por uma casinha como as tuas meninas tem ;)

Oi Ana,

Lá carinho e atenção têm que chegue...

...pois esses gatinhos de certeza quereriam uma casinha, ou se calhar até já não se adaptariam a estar fechados pois como tu os alimentas eles são felizes também.

A minha preocupação advem de certeza da procura de informação através de livros da especialidade onde realmente se diz que os gatos são muito exigentes no que respeita a território e sua marcação. :o
nana12
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 04, 2004 4:32 pm

coliveira Escreveu: A minha preocupação advem de certeza da procura de informação através de livros da especialidade onde realmente se diz que os gatos são muito exigentes no que respeita a território e sua marcação. :o
Pois mas penso que as tuas meninas sabem dividir muito bem o território que tem, era mais complicado se fossem mais mas assim não existe qualquer problema.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta mar 04, 2004 4:42 pm

Olá

Eu acho que há gatos de rua que nunca se adaptam a uma casa e nunca seram felizes fechados. Normalmente gatos que viveram muitos anos na rua e apreciam a sua liberdade.

Mas, de um modo geral os gatos são muito felizes dentro de casa. E a reação da tua gata é normal, depois de conhecer o conforto e a segurança da casa passou a ter medo da rua, acho que é uma óptima prova do quanto ela é feliz em tua casa. Se não se sentissem bem procuravam fugir.
As minhas gatas se eu abrir a porta de casa, são capazes de vir ao patamar do prédio, mas não se aventuram mais.

beijokas
kathleen
coliveira
Membro Veterano

quinta mar 04, 2004 4:52 pm

Kathleen Escreveu:
As minhas gatas se eu abrir a porta de casa, são capazes de vir ao patamar do prédio, mas não se aventuram mais.

beijokas
kathleen
Olá Kathleen,

As minhas tembém fazem isso :lol: :lol: :lol: Ao abrir a porta de casa logo saem para o patamar para cheirar os tapetes das portas dos outros apartamentos. :lol: :lol:
nana12
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 04, 2004 4:58 pm

coliveira Escreveu:
Kathleen Escreveu:

beijokas
kathleen
Olá Kathleen,

As minhas tembém fazem isso :lol: :lol: :lol: Ao abrir a porta de casa logo saem para o patamar para cheirar os tapetes das portas dos outros apartamentos. :lol: :lol:
A minha tb só que depois foge para casa :lol: :lol:
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quinta mar 04, 2004 5:05 pm

:oops: Pois a minha não! :( É muito curiosa e afoita! Está sempre a espreitar para ver quando eu me esquecerei da porta aberta!!! :?
coliveira
Membro Veterano

quinta mar 04, 2004 5:11 pm

Cá as minhas é preciso ir ao patamar buscá-las se não.....

E quanto à marcação de território, não acontece só com os machos pois não?

Sei que quando se roçam em qualquer coisa estão a deixar o seu cheiro e consequentemente a sua marca mas não sei se irão mais além disso como os machos que mesmo esterilizados, quando junto com outros marcam o seu território com esguichadelas de urina...
zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

quinta mar 04, 2004 5:20 pm

Olá a todo(a)s!
Só posso dar o exemplo da minha gata, que tenho desde que foi abandonada com uma semana.
Desde que aprendeu a andar e a saltar bem que a deixo sair de casa aos bocados, primeiro comigo ao pé, agora já não, embora eu vá sempre dando um espreitadela para ver onde está. Com o tempo, tenho vindo a notar que passa cada vez menos tempo na rua. Fica perto da porta ou salta para uma árvore do outro lado da rua. No fim de um bocado volta para casa. Sai geralmente de manhã, enquanto eu não saio de casa e depois ao fim do dia quando chego. Mas aí prefere os miminhos da dona e faz uma sestinha ao colo...
Tenho algumas histórias engraçadas no meu diário.
Bem, isto tudo para dizer que depende do local onde se reside e do acompanhamento que podemos fazer a essas saídas, mas acho que eles gostam de "esticar as pernas" de vez em quando...
;)
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
coliveira
Membro Veterano

quinta mar 04, 2004 5:31 pm

A Bê é lindissima.Li algumas das histórias do diário e já vi que ela tem um amiguinho que a puxa para a brincadeira :lol: :lol: :lol: :lol:

Beijoka
Carla ;)
Responder

Voltar para “Gatos”