Uma história para reflectir

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta mar 05, 2004 12:34 am

Bem, gostava de vos contar um caso real passado na margem nortwe do Tejo há 6 ou 7 anos e no qual estive envolvido.

Era uma vez uma rapariga profissional liberal. O namorado deixou-a por outra. Ela tinha dois gatos e 1 cão. O cão foi com o namorado e ela ficou com os gatos.

Isto vim a saber mais tarde. Pois quando a conheci ela tinha 9 gatos.Até aqui tudo bem. Bastante gente tem este numero de gatos. No entanto 2 anos depois de começarmos a lidar com ela, já tinha 28. A certo ponto, sozinha, sem amigos de jeito que já a consideravam maluquinha e a familia muito longe apercebi-me, numa altura em que ela começa a solicitar crédito, de que ela tinha à altura 47 gatos....num apartamento

Falei com ela numa das ultimas vezes que apareceu. Já estava com um ar estranho. Não se preocupava com a roupa, os olhos eram incapazes de se fixar e só sabia falar dos gatos que iam buscar. Não reagiu bem à sugestão de que precisava de ajuda, foi incorrecta e desapareceu pouco tempo passado.

Nas ultimas vezes os gatos tinham cada vez pior aspecto.

Um veterinário camarário com que me dou, deu-me depois noticias dela. Quase todos os gatos abatidos.E cá entre nós, existem ainda em alguns sitios formas de abate que acarretam sofrimento.

Ela ?

Pela descrição que me deram está um farrapo humano.

Isto é verídico....

Por esta razão quando a então Luisacat apareceu eu lancei o alerta, seguido por outros foristas, alerta para os foristas mas principalmente para ela...

Infelizmente passado um ano parece que vejo tudo de novo. os 11 gatos da Luisacat tornaram-se 30. E não vai parar por aí.
Pensem antes de a incentivar. A vida dela e a vida dos gatos depende da forma como agirem.

A luisacat ri-se dos alertas dos foristas que o fazem com boa intenção. Vai chorar, garanto-lhe. E os gatos.Pobres bichos. Vão contribuir para os lucros do laboratório que fornece eutasil....

A história repete-se....
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

sexta mar 05, 2004 1:05 am

Eu revi-me um pouco nessa rapariga... :|

Depois de algumas coisas na minha vida que me deixaram psicologicamente (e por consequência fisicamente) afectada, procurei refugio nos animais :roll:

Tinha um gato e 2 cadelas, agora tenho 5 gatos e três cães, além dos que recolho provisoriamente. E sou só eu que trato deles, em todos os aspectos. A Andorinha está com 14 anos e ontem o Vet disse que tinha um caroço numa maminha, uma massa esquisita no pescoço...exames, limpeza de dentes, extração do caroço e não sei o que é essa massa no pescoço...enfim, problemas da idade e mais dinheiro para dispender. E contenho-me para não adoptar mais nenhum gato ou cão. Sei que monetáriamente não posso ter mais animais, apesar de ter espaço e muito carinho para lhes dar. E apesar de me fazer bem, pelo que estou a passar, me dedicar a eles, tenho agora a consciência de que tenho que parar por aqui, por eles e por mim...

Nesta fase da vida de uma pessoa é difícil ouvirmos os outros...mas não temos que pensar só em nós, temos que pensar na qualidade de vida dos bichinhos de que tanto gostamos, agora e futuramente
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta mar 05, 2004 1:30 am

A luisacat ri-se dos alertas dos foristas que o fazem com boa intenção. Vai chorar, garanto-lhe. E os gatos.Pobres bichos. Vão contribuir para os lucros do laboratório que fornece eutasil....
ela não se ri. ela provoca. ela colecciona gatos por auto-estima. basta ler as mensagens. não há ninguém como ela, nem ninguém trata nem ama os gatos como ela. se fosse outra pessoa, seria presunção, neste caso, é doença. não tem onde "brilhar", projecta-se nos gatos. mas como todas as dependências, esta também vai cansar e acabar mal. para todos.
eu não sei nem me interessa qual o problema dela. já me bastam os meus que são negros. mas eu procuro resolve-los e não me lançar à fossa nem quem está comigo. muitas vezes, temo pela vida dos meus animais. mas também são eles que me dão alento. então se não for eu, quem irá cuidar deles? ajudamo-nos mutuamente. agora, ver só um lado da questão :o :o além de inconsciência, é egoismo.
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

sexta mar 05, 2004 1:47 am

Pelo que tenho lido aqui, e sendo confirmado "in-loco" por alguns foristas bastante credíveis, parece-me que os gatos da Luísa estão em perfeitas condições. Será a diferença entre ela e outras pessoas (que existem e infelizmente muitas) a disponibilidade financeira para suportar tantos gatos?
Não estará ela consciente, mesmo tendo um número de gatos elevado, de saber que os pode ter?
Será a Luísa uma Cat-Hoarder com discernimento? serão estas duas condições incompatíveis?

Tantas perguntas...deixo ao critério de cada um a avaliação
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

sexta mar 05, 2004 9:27 am

É realmente muito triste saber destas histórias.
Sobre a Luisa não me pronuncio, embora pessoalmente pense que são gatos a mais, mas a casa é dela , o dinheiro também...portanto.
Eu não seria capaz de ter tantos, e não é por falta de sentimento, é só porque acho que eu sózinha seria incapaz de lhes proporcionar o que eles precisam.
como sabem só tenho o Tigrinho, e embora gostasse de ter outro , não tenho de momento hipotese, falta-me disponibilidade de tempo, dinheiro e de espaço e quando for de férias como é que faço?
Gostava de dar uma companhia ao tigrinho, e a seu tempo ele irá te-la, até já ando a mentalizar o meu marido que quando adoptar outro será da UZ, e provavelmente um adulto, pois estes coitados quase niguem os quer e na maior parte das vezes já sofreram demais.Mas para mim dois dentro de um apartamento é suficiente, mas esta é apenas a minha opnião pessoal.
O que me faz impressão nestas situações de ter muitos gatos, é que geralmente é sempre pelo motivo de auto ajuda e depois quando já não precisam o que acontece aos animais? São geralmente negligenciados, depois de terem tudo ficam são nada.
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

sexta mar 05, 2004 9:42 am

Sobre a Luísa eu acho que ela mesmo tendo os gatos bem tratados não sabe dizer que não a mais uma adopção é nisso que ela tem que pensar e parar de adoptar gatos.

Em relação a ter muitos gatos em casa eu não acho bem, se tem vontade de ajudar e pode, devia os receber cuidar deles antes de ser arranjado uma família.
Nikitagatita
Membro Veterano
Registado: quinta fev 27, 2003 11:10 am

sexta mar 05, 2004 10:56 am

Olá

Sobre a Luísa...sinceramente também não me pronuncio, cada um sabe de si!!!!
Eu pessoalmente estipulei a minha conta, dois , e a 2ª foi em prol do bem estar da 1ª de modo a que não ficasse sempre sózinha, eu não tenho tempo nem disponibilidade monetária para acartar mais despesas,( já bastam as que tenho) de modo que se tivesse mais animais, tal como outros foristas dizem, e bem, não lhes poderia proporcionar o que eles precisam.
Sei o que me custa chegar todos os dias a casa ao fim de 8 horas de trabalho diário e ter de andar a limpar o areão, a cozinha que está cheia de pedrinhas, poder dar-lhes atenção, sem falar nas despesas de Vet, alimentação, sim porque a velha história de onde come 1 comem 2 não é bem assim pode-se ver no bolso ao final do mês..... e quem diz isto diz muito mais ;)
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

sexta mar 05, 2004 10:58 am

CasadeAnaval Escreveu:
Por esta razão quando a então Luisacat apareceu eu lancei o alerta, seguido por outros foristas, alerta para os foristas mas principalmente para ela...

Infelizmente passado um ano parece que vejo tudo de novo. os 11 gatos da Luisacat tornaram-se 30. E não vai parar por aí.
Pensem antes de a incentivar. A vida dela e a vida dos gatos depende da forma como agirem.

A história repete-se....
Foi muito bom o Vasco ter colocado aqui esta questão, por estar bem elaborada e ter sido precisamente o Vasco a coloca-la. Por ter conhecido um caso assim como o da Luisacat, em Queluz à uns anos atrás que me questionei se isto seria possível e se estaria tudo bem. No caso que eu conheci, depois de muitas tentativas de resolver o problema só foi possível a entrada dentro desta casa, com os bombeiros e de mascara. Tudo bem, que neste caso, da Luísa e depois de devidamente testemunhado, felizmente as coisas ainda não então assim tão graves por enquanto.
O querermos ajudar, fazendo perguntas incomodas é uma forma de responder a tantas e tantas mensagens aqui colocadas por ela. Acho abominável a maneira como nos é respondido, reparem que nestes casos é preferível alertar do que estar sempre a apoiar, isso não leva a lado nenhum. A Luiza já nos relatou factos incríveis da vida dela e quando alguém a questiona ela responde: O que é que temos a ver com a vida dela. Tudo bem, claro que não temos, então o porquê do desabafo? Está só à espera de palmadinhas nas costas?
Tenho 4 gatos e uma cadela, reconhecer que temos momentos de desespero, para manter tudo impecávelmente limpo e asseado, acho que não é crime, cada gato precisa de uma atenção especial pois de várias raças se trata. A alimentação e saúde são fundamentais, não só dos gatos como da própria Luísa.
Espero que a partir de agora as pessoas comecem a pensar um pouco.
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta mar 05, 2004 11:13 am

Boas,

Eu não gosto muito de falar sobre quem não conheço, mas uma vez que é a própria luisa que expõe a sua situação... Não duvido do amor da Luisa pelos gatos e acredito que lhes queira todo o bem do mundo. Simplesmente acho que são muitas adopções num tão curto espaço de tempo. Neste ritmo não conseguirá parar porque parece querer sempre ter um gato novo em casa. Se fossem gatos doentes, velhos, adultos, que ninguem quisesse adoptar... o que estranho é procurar gatinhos bebés.

Quanto às condições, cada um sabe de si. Conheço uma pessoa, que admiro muito, que tem trinta e tal gatos num apartamento. Os gatos são lindos, gordos, muito bem tratados e acarinhados. São animais que vieram da rua, doentes e que agora têm uma vida de lord.

Eu pessoalmente penso estar o meu limite. Tenho 3 gatos e 2 cadelas e não tenho espaço fisico nem condições monetárias para ter mais animais (embora gostasse). Quantas vezes não me roi toda porque gostava de adoptar aquele gato ou aquele cão! Paciência... há-de melhorar!

O meu Alex está doente, gastei já imenso dinheiro e ainda vou gastar mais pois ainda não tenho um diagnóstico convincente. Se algum outro adoecesse, o que fazia? Um esforço imenso com certeza, mas não ficaria sem tratamento... este é o meu limite, tenho essa consciencia. Mas se tivesse mais animais a precisar de assistencia o que é que fazia? Endividava-me?

Cada qual sabe de si e espero que a Luisa tenha a coisa bem controladita porque gatos não são bonecos, e têm muito valor.

Susana
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sexta mar 05, 2004 11:55 am

Tal como alguém já disse acho que não posso falar do que não sei.
A verdade é que nunca contactei com alguém com esse perfil de adopções inconscientes e em larga escala, antes de frequentar a arca nem sabia o que era uma cat hoarder. Agora sei, mas acho que há uma linha muito ténue entre ser cat hoarder e dedicar a vida inteira aos animais.

Como não conheço bem a senhora Luísa, não tenho o direito de me pronunciar sobre o que ela é, uma cat hoarder ou uma pessoa que vive para os gatos e negligencia tudo o resto. Contudo acho que a principal vertente que leva uma pessoa a chegar a cat hoarder é começar por dedicar a vida toda exclusivamente aos animais e vê-los como um escape para tudo o resto.

Nunca duvidei que os gatos estivessem bem tratados, até porque as fotos demonstraram posteriormente isso. Duvidei sim da postura aqui no fórum, pois alertei-a num post para ela não pôr a responsabilidade e peso dos seus problemas nos animais e para ter consciência que apoiar-se neles não é o melhor caminho, contudo não obtive resposta ao meu post, não sei se foi por a senhora ter no fundo concordado em parte com ele, se por ter ignorado ou nem sequer lido.

Agora vê-se uma mudança evidente, acho que ela tinha a necessidade de ver que alguém estava do lado dela, tem estado mais moderada nas suas palavras e isso acho que nem sequer se deve condenar, é algo positivo.

O melhor conselho que podemos dar é o de ter cuidado com a sociabilização e adopção de novos gatinhos e o cuidado a todos os níveis com os que já possui, tentando que eles se adaptem bem e não sofram desde já. Se a criticarmos ela não vai ouvir, não sei a razão, mas sei que vai acabar por se virar contra quem lhe dá um conselho apenas pensando no bem-estar dos animais.

Ela precisa de amigos suficientemente verdadeiros que a ajudem a parar, por mais espaço, amor, dedicação e dinheiro, as coisas já se encontram fora do limite do razoável e talvez amigos a ajudem a ultrapassar essa necessidade de ajudar os animais.

Quando alguém coloca um post num fórum de discussão ele está sujeito à crítica de todos, isso não é meter-se na vida de ninguém, se a pessoa publicamente admitiu algo, estamos no direito de dar a opinião sem sermos "cuscas", o fórum de discussão é mesmo para isso, uma mensagem não se dirige a alguém em particular, mas a todos em geral.

Espero que este tópico não levante mais polémica, não posso tomar partidos porque não estou a par de todos os detalhes, nem lá perto. Por tudo o que li e vi, isto é o que penso agora, se entretanto me deparar com factos novos fortes o suficiente para mudar a minha opinião, é o que farei e admitirei que estava errada ou certa.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta mar 05, 2004 11:56 am

Olá

Eu também não vou criticar a Luisa. Eu não conseguia ter tantos gatos, por todas as razões e mais algumas. Já alguém aqui disse que a Luísa não tinha carro nem computador em casa e era uma das formas de ter mais disponibilidade financeira.
Eu sem determinadas coisas que o dinheiro que ganho me permitem fazer sentirme-ia extremamente triste. podem chamar-me egoista, mas não vivo sem ir a concertos, ao cinema, ao teatro, sem passear, sem ler os meus livros...

Por mais que uma pessoa queira ajudar os animais, tem de pensar nos seus limites e nas voltas que a vida pode dar. Quem tem disponibilidade fincanceira num dia pode deixar de ter no outro. E quantas histórias se conhecem de pessoas que tinham 10 e 15 animais e os donos morrem e os animais são entregues para abate?
Quem quer ajudar pode acolher animais e arranjar-lhes donos, pode ajudar associaçãoe a cuidarem dos animais, pode dar dinheiro a instituições etc etc...

Beijokas
kathleen
raka
Membro Veterano
Registado: quinta dez 05, 2002 4:06 pm

sexta mar 05, 2004 12:04 pm

olá,

tenho conhecimento de algumas histórias de pessoas que adoptam animais e mais animais... em carnaxide, onde vivi bastante tempo, houve uma destas histórias assustadoras (felizmente não estava presente no desfecho). uma senhora tinha imensos animais dentro de casa e desapareceu (não sei o que aconteceu) tendo deixado os animais todos fechados no apartamento. os vizinhos, depois de incomodados com um cheiro nauseabundo (a cadáver) avisaram as autoridades que foram ao apartamento da senhora recolher animais moribundos, outros mortos e em estado de putrefacção...

quanto à Luísa: do pouco que tenho visto aqui e do pouco que conversei com ela, parece-me uma pessoa porreira. considero que tem animais demais dentro dum apartamento mas, lá está, é uma opção dela, é a vida dela, são as despesas dela. por sinal, ela tem pessoas alerta, caso lhe aconteça alguma coisa, para tomar conta dos animais.

eu percebo a preocupação do Vasco e concordo que este tipo de assuntos se discuta aqui. mas, segundo a história dele, nem pessoalmente e conhecendo a pessoa em casa é possível prevenir este tipo de situações. via net é mesmo impraticável... são casos difíceis, de pessoas que passaram por experiências que as afectaram e que acabam por tentar compensar-se através dos animais, é muito complicado.

quanto ao ter muitos gatos: eu tenho três gatos e um cão que vão passar a dois gatos e um cão (uma das gatas vai mudar de casa por motivos de força maior). quando adoptei o panda (o último) pensei que seriam animais demais para ter num apartamento. sendo só quatro dão bastante despesa mas tenho conseguido aguentar e só os tenho porque fiz contas à vida antes de adoptar cada um deles mas mesmo assim às vezes faz-me alguma diferença...

este testamento para dizer que concordo totalmente com o Vasco, assim como considero muito este tópico. pergunto-me é sobre a possibilidade de prevenção destas situações...

hasta.
coliveira
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 5:23 pm

sexta mar 05, 2004 12:14 pm

Conheço algumas pessoas que têm um grande número de gatos dentro de casa mas temporáriamente.São as chamadas familias de adopção.Estas funcionam para alojar por alguns dias gatos e gatinhos sempre com o objectivo de arranjar uma familia que possa ficar com os gatos.Nunca chegam a um número tão elevado pois há problemas comportamentais aliados à permanência de um elevado número de gatos num território tão pequeno.É mais que óbvio que estas pessoas têm sempre problemas com os vizinhos quando o número de gatos ultrapassa o normal e por vezes (falo porque já vi) são obrigados a desfazer-se deles num curto espaço de tempo dados estes factores que especifiquei acima.Eu tenho três gatas, uma delas em casa dos meus pais e gostava realmente de ter muitos mas não posso e quero manter a qualidade de vida que lhes estou a oferecer, a dar a atenção que necessitam para serem felizes e não terem problemas adjacentes à luta pela conquista de um lugar em minha casa.
cpereira
Membro
Registado: segunda dez 16, 2002 2:30 pm

sexta mar 05, 2004 12:34 pm

Miau Escreveu: Boas,

Eu não gosto muito de falar sobre quem não conheço, mas uma vez que é a própria luisa que expõe a sua situação... Não duvido do amor da Luisa pelos gatos e acredito que lhes queira todo o bem do mundo. Simplesmente acho que são muitas adopções num tão curto espaço de tempo. Neste ritmo não conseguirá parar porque parece querer sempre ter um gato novo em casa. Se fossem gatos doentes, velhos, adultos, que ninguem quisesse adoptar... o que estranho é procurar gatinhos bebés.
Quanto às condições, cada um sabe de si. Conheço uma pessoa, que admiro muito, que tem trinta e tal gatos num apartamento. Os gatos são lindos, gordos, muito bem tratados e acarinhados. São animais que vieram da rua, doentes e que agora têm uma vida de lord.

Eu pessoalmente penso estar o meu limite. Tenho 3 gatos e 2 cadelas e não tenho espaço fisico nem condições monetárias para ter mais animais (embora gostasse). Quantas vezes não me roi toda porque gostava de adoptar aquele gato ou aquele cão! Paciência... há-de melhorar!

O meu Alex está doente, gastei já imenso dinheiro e ainda vou gastar mais pois ainda não tenho um diagnóstico convincente. Se algum outro adoecesse, o que fazia? Um esforço imenso com certeza, mas não ficaria sem tratamento... este é o meu limite, tenho essa consciencia. Mas se tivesse mais animais a precisar de assistencia o que é que fazia? Endividava-me?

Cada qual sabe de si e espero que a Luisa tenha a coisa bem controladita porque gatos não são bonecos, e têm muito valor.

Susana
Acho que não é bem assim!
A Luisa pelo que sei , recolhe todo o tipo de gato, seja ele bebé ou adulto ! macho ou fêmea.
Eu não a critico nada , se ela acha que tem as possíbilidades para ter os gatinhos todos em casa, e se optou viver só para eles, quem somos nós para dizer alguma coisa....do que deve ou não fazer da vida dela.
Eu sei de mim, nunca teria tantos em casa ou seja, nem metade! mas esta é a minha opinião.
A Luisa tem muito amor pelos seus gatinhos e não lhes falta nada nem em alimentação nem cuidados de saude. Não tenho duvidas nisso.
Agora claro, cada um tem a sua opinião!!
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

sexta mar 05, 2004 12:38 pm

O que eu acho importante é a Luísa se impor um limite e pensar bem se não esta adoptar tantos gatinhos por alguma coisa que se passa na vida dela...ela tem amigas que consegui aqui no forum que a podem ajudar.
Responder

Voltar para “Gatos”