Queria adoptar um gato, mas...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anara
Membro
Registado: quinta fev 20, 2003 2:28 pm
Localização: Matilde (podengo) Maria (PA) Mikelina (Tartaruga) Amadeu (canário) Mafalda (gata) e periquitos

sábado mar 13, 2004 11:24 am

Eu gostava de adoptar um gato/a, mas não sei bem o que escolher. tenho duas cadelas, uma PA de 6 meses e uma podengo de 6 anos, e tb tenho uma filha com 2 meses.
Eu já tive um gato, mas k era muito ciumento, não gostava que ninguem fosse a minha casa, e por vezes chegava-me a morder por causa dos ciumes :? mas geralmente era muito meigo. Na altura eu vivia num apartamento muito pekeno, agora tenho uma vivendinha com um jardinzinho ( é tudo pekenino :D ). Penso k agora tenho mais condições de ter um gato. O meu receio tem mais a ver com a bebé, não sei se será adequado(sendo ela tão pekanina) ter um gato em casa. tenho medo de ter de novo um gato k seja agressivo, gostava k fose meigo e pachorrento. Existe alguma raça em especial com essas caracteristicas? o meu outro gato era rafeiro.
Gostaria de ter uma opinião vossa.
Obrigado
Rita
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sábado mar 13, 2004 11:47 am

Em termos de raças tens os persas e os ragdolls, que são excelentes companheiros, muito pachorrentos, amigos e protectores...isto de pêlo longo. De pêlo curto tens por exemplo o pêlo curto americano que se adapta bem ao meio onde vive é e de natureza calma. Tens o Burmilla também que é uma raça que não sei se há criadores em Portugal, mas é muito calma, adora atenção! Agora talvez o mais indicado fosse o Birmanês, pois é muito afável, calmo e descontraído, diz-se que é o ideal para famílias numerosas...mas lá está, não sei se haverá criador em Portugal...
Persas há muitos, mas ragdolls só sei de um, pode haver mais mas é uma questão de procurares...

Mas se não estiveres interessada em adquirir um gato de raça, sempre é algo dispendioso, podes tentar encontrar um gatinho bebé que seja habituado desde de pequeno com cães... É que a sociabilização do gato começa mais ou menos a partir das 3 semanas com outros animais, faz com que eles os vejam não como predadores, mas como companheiros e isso facilita a sua sociabilização posteriormente com animais diferentes na outra casa.

Podes sempre ir a uma associação e entrares em contacto com os diferentes gatinhos lá existentes, já têm o seu carácter formado e assim poderás avaliar melhor se é o indicado, a adaptação e sociabilização também não são difíceis...é questão de veres o que mais te agrada ;)
anara
Membro
Localização: Matilde (podengo) Maria (PA) Mikelina (Tartaruga) Amadeu (canário) Mafalda (gata) e periquitos

sábado mar 13, 2004 12:04 pm

Obrigado pelo conselho eu ja tinha ouvido k os persas, eram gatos meigos, mas tenho algum receio de o "misturar" com a bebé. será k existe alguma contra indicação? Eu nunca tive animais em pekena porke a minha mae nunca kis animais em casa , mas gostava k a minha filha crescesse com animais, acho k so faz bem aos miudos, o meu receio e ela ser pekenina. Mas eu nao estava a pensar comprar. Existem tantos animais para adoptar k acho kase um crime comprar um. Eu ate agora nunca comprei nenhum animal, mas sei k e complicado adquirir um animal de raça.
Não sei se será facil arranjar um gatinho persa para adoptar.
Já agora, kal é o melhor? macho ou fémea?
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sábado mar 13, 2004 1:44 pm

Olá

gatos persa para adoptar aparecem de vez em quando, geralmente adultos e muitas vezes gatos a precisarem de muitos cuidados e atenção. Eu tenho duas persas, acho-as um amor de gatas e acredito que se iriam dar muito bem com qualquer criança.

Acho que faz bem em arranjar um gato, é bom para a sua filha conviver com animais e é bom para ela ganhar resistências e não ter alergias.

No seu caso se quer adoptar, por um lado um gato adulto era uma boa opção. Já não terias as brincadeiras dos gatos bébes que sem querer podiam magoar a sua filha e já conseguia ver a personalidade deles. Optando por um gato sem reça, nas associações encontra gatos calmos e que se dão bem com cães.

Por outro lado, os animais sabem bem com quem podem e não podem brincar. A forista Doll tem uma filha pequena e levou para casa o Chip pequenino e ele e a filha adoram-se, ele é capaz de arranhar a Doll nas brincadeiras, mas com a filha tem mil cuidados.

A única coisa que lhe digo é que não deve deixar o gato sózinho no quarto da bébe pois pode acontecer algum acidente mesmo sem querer.

Beijokas
Kathleen
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado mar 13, 2004 4:42 pm

eu esperava um pouco mais. aliás, uma criança tão pequena deve dar um trabalhão. os animais também. e todos requerem atenção. além disso, e embora o gato seja manso, o bebé pode ter alergia a pelos de gato, etc. será um sarilho para todos. neste caso, seria bom ir a casa de pessoas com gatos, para ver a reacção. uma criança maior também terá o sistema imunitário menos frágil. além disso, pode assustar-se, se eventualmente o gato trepar para a caminha.
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sábado mar 13, 2004 7:28 pm

Eu não acho mal ter já um gato, apesar da criança ser pequena.
Quando eu nasci a minha mãe e avó já tinham cães e nunca tive problemas de saúde por isso e olhem que há 30 anos não haviam os cuidados veterinários que há hoje... desparasitar? o que era isso? vacinas? sim, de vez em quando, etc, etc...

Eu tenho 4 gatos em casa e quando vier a ter filhos não me vou desfazer deles por isso...

Agora que dá trabalho, dá...
fafareis
Membro Veterano
Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios

sábado mar 13, 2004 7:38 pm

ola a todos..

pois quanto á ideia de adoptar o gatinho evidente que é optima.... :lol: ..agora quanto a que seja de raça...tipo persa....isso é que já não sei.....pois é assim:

A bebe é pequenissima......o persa é um gatinho muito mimoso muito meigo (mas o SRD também o é......basta escolher o animal pelo carácter e não pela beleza), mas tem dois contras muito importantes para um recém-nascido e para um bebe que gatinhe......é que um Persa dá muito mais trabalho no cuidado diário por muito que os donos dos SRD teimem em que tembém tem os mesmo cuidados com os seus...ok....mas o Persa requer muita atenção (quase como o bebe) e depois o pelo que larga.....não é pelo de SRD...é pelão de persa....eheh...isto quer dizer que..ou tem empregada que lhe aspira a casa todos os dias..e aí este problema deixa de existir..ou a aspira a anara.....ou então depressa deixará de ter a higiene necessária a um bebe acabadinho de nascer que se fizer alergia......será uma carga de trabalhos.....portanto não me interpretem mal mas acho que um gatinho de pelo curto é uma optima opção......neste caso particular.....

está dada a minha opinião...fiquem bem...
_Last_kiss_
Membro Veterano
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sábado mar 13, 2004 7:43 pm

Bem eu acho que faz bem a uma criança ter contacto com animais, mas dependendo da personalidade da criança :roll: , é que uma criança que puxa o pêlo, orelhas, rabo, etc a um gato inúmeras vezes seguidas é normal que leve um aviso, por isso as crianças devem ter sempre vigilância enquanto não adquirirem a maturidade psicológica suficiente para perceber que ao magoar um animal ele dá na mesma moeda.
Há excepções, mas regra geral deve ter-se cuidado com a sociabilização entre os dois, porque uma coisa é nascer e desde sempre ter tido lá o animal, outra é o animal aparecer derepente, é uma novidade e algo desconhecido, que dependo da criança poderá causar-lhe medo ou extrema felicidade.
Aconselho também a levar a crianç a uma casa onde hajam gatos e ver a sua reacção, se positiva e causar alegria, siga em frente, senão será melhor esperar um pouco mais...

Quanto a raças também acho que não é preciso estar a comprar quando há tantos aí para dar, a não ser que fosse mesmo uma entusiasta de determinada raça, além disso os persas, que foi o que referiu, se não vierem de um bom criador (como também acontece na maioria das raças) podem quebrar um pouco o comportamento da raça, conheço persas que são "mel" e outros bem mauzinhos e isso não é só da individualidade de cada personalidade...

Prefira se calhar um particular que tenha cães em casa e sociabiliza os seus animais, tanto a nível de humanos como de outros animais, apenas desconfie se quiserem dá-lo antes dos 2 meses, normalmente é sinal de estarem a querer "despachar" o animal e portanto não lhe ter dedicado o tempo necessário de atenção e carinho, a menos claro que lhe dêem uma expicação plausível para isso, há e se está bem tratado e não apresenta problemas a nível dos olhos, pelagem, barriga inchada demais, etc...
anara
Membro

sábado mar 13, 2004 9:26 pm

Não faço questão nenhuma em ter um gato persa, era so pelo facto de dizerem k é um gato mais meigo. quando a minha filha nasceu ja ka moravam as cadelas e a experiencia ate agora tem sido optima, sempre k entram em casa vão logo ver dela para a comprimentar se possivel dão lhe uma lambidela, mesmo a PA que tem 6 meses e que e uma maluka tem imenso cuidado com a bebé. è isso k eu gostava k acontecesse com o gato, k ele fosse manso e tivesse cuidado com a bebé. Será k é pedir muito :?: Ser macho ou femea é importante para o caso?
fafareis
Membro Veterano
Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios

sábado mar 13, 2004 9:36 pm

ola.....

não não é pedir muito..é só uma questão de sorte........ ;) mas quanto mais pequeno for para ai melhor.......dentro da minha experiencia..tente levar um gatinho com cores lisas e ou branco ou preto.....de preferencia branco......não opte por umpadrão tigrado (tabby)...geralmente são mais engérgicos...não é que sejam maus de modo algum....são é mais activos....geralmente, salvo as excepções evidente!!!! verá que vai tudo correr bem......se for branco será muito sossegado de certeza!!!

boa sorte....
_Last_kiss_
Membro Veterano

sábado mar 13, 2004 9:38 pm

As fêmeas custumam ser mais meigas e mais protectoras com as crianças, os machos gostam mais de brincar.
Agora as fêmeas daqui a uns tempos terão o cio e os machos poderão marcar o território, por isso mesmo o aconselhável é, quando o vet assim achar, marcar a esterelização ou castração.

A afectividade e tudo o mais poderá encontrar em qualquer gatinho que tenha tido uma boa sociabilização com os humanos, os donos deverão pegar-lhes muito ao colo, dar-lhes carinho, brincar, etc e também com os outros animais, ao proporcionar-lhes contacto positivo com os outros.

Aconselho-a a ter um pêlo curto normal, uma fêmea se calhar pois regra geral são mais mansas (mas também há machos muito meigos) e antes de o levar no impulso verificá-lo bem, ver a postura dele com os irmãos se possível, os mais dominantes e activos normalmente não é o mais indicado para crianças, mas um gato muito parado é mau sinal, deve escolher o gatinho intermédio, brincalhão, mas afectuoso...
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sábado mar 13, 2004 9:52 pm

Olá

Eu vou-lhe dar uma opinião ligeiramente diferente.
Em princípio quando se compra um gato de raça, sabe-se o carácter dele consoante a raça a que pertence, por isso se comprasse certas raças podia esperar ter um gatinho meigo.
Num gatinho SRD as coisas são diferentes e por mais que ele seja criado desde bébe com muitos mimos pode ter na mesma um gato agitado e mais arisco. Por isso, no seu caso, acho que a ideia de um gato adulto era a melhor opção. Com um gato adulto já se sabe o que se pode contar. E há tantos adultos para adoptar que esta seria uma boa oportunidade ;)
Em relação à escolha do sexo do gato, as fêmeas regra geral são mais meigas, mas conheço alguns machos que também são super ternos. Mas se optar por um bébe talvez a fêmea seja mais segura nesse aspecto.

Beijokas
kathleen
anara
Membro

sábado mar 13, 2004 10:07 pm

Em relação em adoptar um gato adulto, isso não será um pouco arriscado? por muito meigo k seja ele vai mudar de ambiente de donos e neste caso vai ter dois cães na familia. Não irá ele ter ciúmes por a bebé ter mais atenção k ele?
Se calhar estou para aki a dizer barbaridades, desculpem lá a ignorância desda leiga. Mas por muito k goste de animais e k tenha uma enorme vontade de ter um gato, a segurnça da minha filha vêm primeiro ;)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado mar 13, 2004 10:11 pm

se for à união zoofila ou outra associação, pode ver vários tipos de gatos e confirmar a sua personalidade. um gato adulto, castrado é muito mais sossegado e já tem a sua personalidade formada. alguns foram abandonados e tornam-se extremamente reconhecidos.
_Last_kiss_
Membro Veterano

sábado mar 13, 2004 10:30 pm

É e já costumam vir castrados/esterelizados...é sempre bom.

Experimenta ir lá dar um salto, mesmo sem compromisso e vê-os, acabas por te apaixonar pelo temperamento de algum, muitos estão habituados a cães, outros já têm historial, mas penso que alguns podem ser levados e se não se adaptarem regressam ao gatil...penso eu é questão de te informares
Responder

Voltar para “Gatos”