Bem eu acho que faz bem a uma criança ter contacto com animais, mas dependendo da personalidade da criança

, é que uma criança que puxa o pêlo, orelhas, rabo, etc a um gato inúmeras vezes seguidas é normal que leve um aviso, por isso as crianças devem ter sempre vigilância enquanto não adquirirem a maturidade psicológica suficiente para perceber que ao magoar um animal ele dá na mesma moeda.
Há excepções, mas regra geral deve ter-se cuidado com a sociabilização entre os dois, porque uma coisa é nascer e desde sempre ter tido lá o animal, outra é o animal aparecer derepente, é uma novidade e algo desconhecido, que dependo da criança poderá causar-lhe medo ou extrema felicidade.
Aconselho também a levar a crianç a uma casa onde hajam gatos e ver a sua reacção, se positiva e causar alegria, siga em frente, senão será melhor esperar um pouco mais...
Quanto a raças também acho que não é preciso estar a comprar quando há tantos aí para dar, a não ser que fosse mesmo uma entusiasta de determinada raça, além disso os persas, que foi o que referiu, se não vierem de um bom criador (como também acontece na maioria das raças) podem quebrar um pouco o comportamento da raça, conheço persas que são "mel" e outros bem mauzinhos e isso não é só da individualidade de cada personalidade...
Prefira se calhar um particular que tenha cães em casa e sociabiliza os seus animais, tanto a nível de humanos como de outros animais, apenas desconfie se quiserem dá-lo antes dos 2 meses, normalmente é sinal de estarem a querer "despachar" o animal e portanto não lhe ter dedicado o tempo necessário de atenção e carinho, a menos claro que lhe dêem uma expicação plausível para isso, há e se está bem tratado e não apresenta problemas a nível dos olhos, pelagem, barriga inchada demais, etc...