Preciso de ajuda!! Não percebo nada disto!!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sclourenco
Membro
Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm

segunda mar 22, 2004 12:35 pm

Olá a todos!

É a primeira vez que intervenho neste fórum (gatos), mas preciso mesmo de uns conselhos vossos... :roll:

Passa-se o seguinte: no Sábado à tarde recolhi 2 gatinhos(as) muito bebés que estavam na berma da estrada sózinhos. São um show, todos pretos de olhos azuis clarinhos, e eu não tive coragem de os deixar lá à sua sorte... :( O problema é que eu nunca tive gatos, muito menos bebés, e não sei ao certo o que lhes fazer! :oops: Eles pesam aí umas 100g e ainda não andam com as patas "direitas", mas dão-me ideia que já vêem muito bem por onde andam.

Se me puderem indicar uns sites para eu consultar (para saber o que precisam, do que gostam, como posso ver se são macho ou fêmea, etc, etc, etc) ou dar-me alguns conselhos, eu agradecia-vos imenso!! ;)

Quanto ao que lhes vou fazer, vou ficar com um(a) e o(a) outro(a) vai para a Texuga (mas só quando crescer um bocadito mais e souber andar, pular, saltar, etc). Isto, partindo do princípio que o meu cão e o gato dela não se vão importar!!!! :? :o :? Para já, o meu não se está a ofender muito, só está com uma crise de ciúmes... :roll:

Bom, fico à espera das vossas respostas!!!
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

segunda mar 22, 2004 12:52 pm

Olá!

Provavelmente, o melhor que tem a fazer é levá-los a um vet que poderá pessoalmente e melhor do que ninguém esclarecer-lhe as dúvidas que tenha, avaliar o estado de saúde deles e verificar a idade e o sexo.
Se são assim tão pequenos, deverá ainda dar-lhes leite de substituição para gatinho.
Espero também que pesem um pouco mais de 100gr uma vez que esse é o peso deles à nascença ;)

Boa sorte para os pequenotes!
Susana

P.S. É impressão minha ou começou a "praga" dos bebés achados/abandonados? :(
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda mar 22, 2004 1:12 pm

P.S. É impressão minha ou começou a "praga" dos bebés achados/abandonados?
parece bem que sim. mas por "engano" também vão os adultos :o :cry:

quanto aos bebés, não há muito mais a acrescentar. poderá sempre adquirir uns livros de iniciação. não são grande coisa, mas dão uma ajuda.
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda mar 22, 2004 1:14 pm

Começou mesmo a praga dos gatinhos. Eu já tenho em casa uma gata com 5 gatinhos de 3 semanas e ontem foram-me entregar mais 3 com 2 semanas, cuja mãe morreu. Felizmente a gata mãe da outra ninhada aceitou-os mas está muito subcarregada, tadinha. Temos que dar apoio!

Como não tem mãe gata para ajudar acho que deve cosultar um vet e comprar leitinho próprio para eles. Há aqui no forum algumas pessoas com grade experiência no assunto. Pode ser que deem uma ajudinha ;)

Boa sorte!

Susana
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda mar 22, 2004 1:17 pm

Esta altura é bastante má, começam a aparecer muitas ninhadas abandonadas.
Concordo com a Sfigueira, convém ir ao vet para ele ver se tá tudo OK, é muito frequente os gatinhos apanharem coriza (é tipo uma constipação dos gatos) e coisas afins. O vet dir-lhe-á como desparazitar (é muito importante), e se é necessário leite de substituição, deverá tb recomendar uma boa ração para gatinho bébe. Se tiver dificuldades em dar ração ou com outra coisa qualquer diga.

O site:

http://felinus.ddi.pt

Tem muitas informações sobre gatos podendo inclusivamente fazer o download de um manual do dono do gato, que para esses primeiros tempos lhe dará uma ideia de como tratar. Se quiser participar no fórum tem de estar registado mas vale a pena.

Tudo de bom para si e para todos que não ficam indiferentes!
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

segunda mar 22, 2004 1:53 pm

Antes de mais...bem haja pela sua atitude. Há muita gente que se limitava a passar e andar.

Agora,vamos por partes: Era importante sim ir a um vet. que lhe poderá dar uma ideia mais aproximada da idade dos gatinhos(há uma diferença muito grande entre gatinhos de 2 ou 3 semanas). pelo que diz, os gatinhos têm menos de 1 mês.

Ora, se tiverem mais de 3 semanas (e só aí) é muito importante a desparasitação,pois geralmente eles estão carregadinhos de "bichas" e até podem morrer disso.

Leite- Royal canin Baby Cat Milk. Não lhes dê leite "do nosso". Siga as instruções da caixa

Arranje uma caixa de papelão,por ex, ponha uma botija com água quentinha(não asse os gatinhos ;) ) pouco cheia e enrolada numa toalha velha. Convem que eles não consigam sair da caixa. Use outra toalha para os cobrir.

Quanto menos de 1 mês eles tiverem,mais importantes são os cuidados com o leite e o mantê-los quentes.

Se tiver mais dúvidas (o que é naturalissimo), esteja à vontade para me contactar por pm, que eu dou-lhe o nº tlm.

Boa sorte!!!!
coliveira
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 5:23 pm

segunda mar 22, 2004 2:10 pm

Acho que já pouco ou nada há a acrescentar! ;)

Resta-me desejar-lhe muito boa sorte para os gatinhos e vá dando novidades deles.

Boa Sorte
Carla ;)
phalcon
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mar 22, 2004 2:35 pm

Pois abriu mesmo a época dos gatinhos abandonados , todos os anos passamos por isto. O meu marido encontrou 4 no caixote do lixo , felizmente tenho uma gata que os aceitou , tadinha trata-os como se fossem dela.
Esses pretinhos tiveram muita sorte em serem encontrados por si e por já estarem encaminhados.
Siga os conselhos já dados , leitinho de substituição , estimulação da barriguita , e o vet melhor que ninguém saberá aconselha-lo.
Boa sorte.
p.s
Uma palavra á Miau , tadinha da sua gatinha com tanta boca para alimentar , a minha tem agora 5 e fazem guerra para escolher as mamas que mais lhes agradam. Boa sorte para todos .
Beijinhos
sclourenco
Membro

segunda mar 22, 2004 2:38 pm

Muito obrigada pelas respostas que têm dado!
sregina Escreveu:Antes de mais...bem haja pela sua atitude. Há muita gente que se limitava a passar e andar.
Eu não fui capaz disso... o meu coraçãozinho mole olhou para aqueles bichinhos lindos e derreteu-se! :oops:
Logo já vou ao vet com eles, para ver se está tudo bem.
sregina Escreveu:Ora, se tiverem mais de 3 semanas (e só aí) é muito importante a desparasitação
Eles são tão "pititis", não fazia ideia que já se podiam desparasitar...! :roll:
sregina Escreveu:Não lhes dê leite "do nosso"
Isto já sabia, sempre ouvi dizer que faz mal aos nossos bichinhos. Já fui comprar leite de substituição!! ;)
sregina Escreveu:Arranje uma caixa de papelão(...) Convem que eles não consigam sair da caixa.
Eu arranjei duas caixas grandes e colei-as para lhes dar espaço para ter a cama e a liteira, na esperança que eles façam xixi na areia. Até agora, já fizeram na caixa, mas também já fizeram na areia. Só não sei é quem fez onde... :oops:
Não pus ainda a botija de água quente porque a minha casa é bastante quente e o caixote está junto a uma janela onde bate o sol todo o dia. A caminha deles foi feita com duas camisas e um polo de algodão. Ainda assim é necessário a botija? Se assim for tenho que ir comprar uma! :)
sregina Escreveu:Se tiver mais dúvidas (o que é naturalissimo), esteja à vontade para me contactar por pm, que eu dou-lhe o nº tlm.
Obrigada, mais uma vez.

Até agora já descobri que eles trepam pelas minhas pernas acima com uma rapidez incrível, parecem aranhiços!!! Descobri também que as unhitas arranham à bruta e que se os meus dedos cheirarem a leite levo cada trinca que até vejo estrelas!!!!!! :lol: :lol: :lol:
Mas são uma ternura... há um que adora estar no meu ombro a ronronar e a esfregar-se na minha cara ou a dar "turras"! O outro, parece-me um bocadinho mais fraquinho, é mais medroso e ainda não ronrona, mas minuto a minuto vai ganhando confiança! :D

Eu vou dando notícias e vou lendo as vossas respostas!! ;)
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

segunda mar 22, 2004 2:58 pm

Se já vão à areia e já sobem pelas pernas...têm mais de 3 semanas, de cereza :lol:

Nesse caso, não é necessário a botija de água quente. :) E provavelmente já poderá ir começando a dar ração (RC kitten). Experimente molhá-la e dar. Depois gradualmente,se eles a comerem bem, vai deixando de a humedecer. Não se esqueça da tacinha de água fresca sempre ao dispôr deles.

Se vai ao vet. (e faz muito bem em ir), vá apontando num papel todas as perguntas que lhe quer fazer, é que depois,na altura, vai ver que se esquece de metade. ;)

Vá dando noticias!!! E aproveite essa fase, que é uma delicia :)
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

segunda mar 22, 2004 4:10 pm

Olá

Em primeiro lugar os meus parabéns, é bom saber que existem ainda pessoas sensíveis a estes quadro que a vida teima em nos apresentar e que resolvem ir em frente e salvar vidas ainda que tão pequeninas :lol:

sclourenco, já tudo ou quase tudo foi dito, sei que não é fácil, principalmente as noite, também criei 3 gatinhos assim desse tamanhinho e é preciso muito boa vontade e paciência para conseguir levar a bom porto a nossa tarefa. Durante algum tempo, mesmo depois de eles comerem já por si, eu dava o biberon, talvez excesso de selo da minha parte, mas parecia que eles dormiam mais e melhor. O leite era mesmo próprio para gatinhos. Só deixei de dar quando eles começaram a rasgar a tetina com os dentinhos.
Vá dando notícias, se precisar e tiver mais algumas dúvidas já reparou que mães adoptivas por aqui não faltam. :lol: :lol:
Disponha sempre.
sclourenco
Membro

segunda mar 22, 2004 4:33 pm

Qual é a fase que é uma delícia? A das mordidelas, dos arranhões, das ronronadelas ao ouvido ou a de sentir picadas de pulgas nas pernas enquanto como (as unhitas a cravarem a perna para treparem)?? :lol: :D :lol: :D :lol: :D :lol: :D :lol: :D :lol: :D :lol: :D :lol: :D :lol: :D :lol: :D :lol: :D

Se eles têm mais de 3 semanas, então a partir de que altura é que se "endireitam" e aprendem a recolher as unhas?

Eu desmancho-me a rir com eles, especialmente quando sobem a pontos altos e depois ficam com vertigens para descer!!! São de morrer!!!

Em vez da ração seca posso dar daquelas latas para bebés? É que como aquilo é mais molinho... :?: :roll: Claro, sem nunca esquecer o leitinho!!
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

segunda mar 22, 2004 4:55 pm

sclourenco Escreveu:
Em vez da ração seca posso dar daquelas latas para bebés? É que como aquilo é mais molinho... :?: :roll: Claro, sem nunca esquecer o leitinho!!
É melhor não! Pode dar-lhe diarreia. Recentemente aconteceu-me o mesmo, mas a ninhada tinha 48h quando a recolhi. A transição foi directa do leite de substituição para a ração para bebé da RC quando eles fizeram um mês. Aquilo é tão minúsculo e como a composição é maioritariamente leite eles comem bem. Pode começar por fazer uma papa de ração e água ou ração e leite, mas não deixe muito tempo no pratinho porque fermenta. Se mesmo assim eles não pegarem reduza a farinha a ração na picadora e com um niquinho de comida de lata faça um paté. Pelo que descreve eles devem ter mais de 3 semanas e tem que ser já desparasitados, Os “meus” foram desparasitados com 15 dias. Leve-os ao vet e vai ver que devem pesar mais de 100 gr, eu espero que sim ;)
Boa sorte para os pequeninos
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

segunda mar 22, 2004 6:35 pm

Muito parabéns pela sua atitude!
Depois dê noticias para sabermos como têm andado os meninos. Já tem fotos?
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda mar 22, 2004 6:42 pm

Olá
Em primeiro lugar, um bem haja muito grande por não ter passado à frente!
O que vai valendo são pessoas assim, para quem não é indiferente que gatinhos assim morram ou vivam - é desta forma que se faz a diferença!

Já lhe foram dadas as indicações mais importantes, em relação ao tempo que têm, observe se já têm ou não os dentitos a despontar. No caso negativo terão quando muito 2, 3 semanas (isto já parece muito), mas só vet poderá mesmo dizer.
Agora só lhe queria fazer uma observação:
sclourenço Escreveu:Não pus ainda a botija de água quente porque a minha casa é bastante quente e o caixote está junto a uma janela onde bate o sol todo o dia
Cuidado, que não podem apanhar ainda sol directo! Faz-lhes mal.

As maiores felicidades!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”