Viegas, dicas precisam-se!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sexta abr 09, 2004 10:29 pm

Bem há duas horas recebi um chamamento de uma amiga, estive lá até agora e esta história é bem triste, mas antes de me darem apenas respostas de revolta, tentem dar-me um ajuda, ok?
É assim, anteontem o Viegas, o gato da minha amiga, apareceu de tarde com o maxilar partido, notava-se nitidamente que estava em duas metades separas, vinha a sangrar imenso e o que se concluiu como possível causa para aquele estado foi um pontapé dado por alguém violentamente. O gato foi levado a uma clínica veterinária onde lhe tiraram o Rx e lhe deram um analgésico para as dores, no dia seguinte (e isto acho incrível...) o gato foi operado, porque se justificaram que não havia médico para operar, mas não indicaram nenhuma outra clínica e eu também só soube hoje da história e portanto só agora penso claramente nisto, apesar de ainda estar um bocado tonta.
O problema é que o gato foi posto a soro, mas durante a noite de hoje arrancou o soro e a catétere(penso que seja assim que se escreve), aquela parte de revestimento de borracha que contém a seringa que leva o soro, portanto o gato precisa de comer, ela telefonou para o vet. e este disse-lhe para insistir em dar-lhe água e comida de bebé, sem legumes, não é a papa cerelac, já que essa far-lhe-ia mal, mas aqueles boiões. O problema agora é que ele não quer comer nem por nada e foi por isso que a minha amiga me chamou, pois senão sei que me ia contar só depois de estar tudo bem :evil: , fui até lá e realmente o gato está muito parado, pode ser da anestesia, mas pelas minhas contas o efeito já deveria estar a passar, o problema também é que ele é um gato muito calmo, não se queixa de nada, não dá um "miu" e não sabemos se estará mesmo bem. Medi-lhe a temperatura e estava bem, estava era muito apático e nega-se a comer e beber, embora depois de duas horas a tentar fazê-lo comer lá tenha entrado alguma coisa. Era aqui que precisava de ajuda, como é que lhe posso dar mais alimento? Há algum truque para administrar a comida afim de ele a comer mais facilmente? Estou a dar pela seringa daquelas "de brincar" com cuidado, mas ele baba tudo e realmente o cheiro é insuportável, tentei pôr atrás do canino inferior, nesse espaço mas embora a pele vá para o ladinho ele fecha os dentinhos mesmo para não comer...
Com o soro ele urinava muito, mas agora estou com medo que ele desidrate...
Amanhã ele já vai ao vet. colocar o soro de novo e em princípio ficará melhor, mas queria ajudá-lo a passar melhor esta noite...
Portanto dicas precisam-se!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta abr 09, 2004 10:34 pm

Dilua isso com água morna para ficar com a consistência de um batido leve e use uma seringa maior que pode comprar na farmácia, o essencial é não ficar desidratado e como amanhã vai ao veterinário e ele foi operado ao maxilar não convém forçar demasiado. O gato em breve vai começar com dores por iso não se admire e aflija se ele ficar mais inquieto.

Bom trabalho.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sexta abr 09, 2004 10:40 pm

Bem .... no lugar da tua amiga, tentaria tudo para que o vet o visse, o que o operou ou outro, sabes? é que pode ser mesmo preciso ... esperar às vezes pode ser fatal ... se ele está assim...
Eu tentaria tudo para que um vet o visse, esse ou outro.
Claro que quando estão a soro urinam imenso, é normal ....
Mas arrancou mesmo o catéter? :roll:
Pelo menos a água é fundamental ser-lhe dada. Na operação do Vânias, trouxe um produto para acrescentar à agua, para re4forçar a hidratação.
Tudo isto precisa de ser visto por um vet. É o que sei dizer.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
_Last_kiss_
Membro Veterano
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sexta abr 09, 2004 10:43 pm

Nós pensámos em lhe segurar pelo cachaço, mas eu lembrei-me que poderia fazer mal, mas ele fica irrequieto por isso qual a maneira melhor para lhe segurar o focinhito sem o magoar?

A minha colega não consegue dar-lhe o comer porque para além do maxilar tem uma ferida no lábio e não consegue ficar imparcial, a isso juntando o cheiro nauseabundo e a baba misturada com a papa já estão a imaginar a cena...principalmente quando nunca nos vimos com uma situação assim e o vet. só diz para insistir sem adiantar mais nada.

A seringa ainda leva bastante quantidade, eu disse das de brincar por não acabar em agulha ou ter um esguicho muito pequeno, ele ainda é grandito, mas se for preciso um maior vou comprar num instante! A água consigo dar-lhe relativamente bem, a comida é que é mesmo o pior, mas vou tentar amornar e torná-la menos espessa
_Last_kiss_
Membro Veterano

sexta abr 09, 2004 10:45 pm

Malhinhas o problema é hoje ser feriado e o vet cada vez que telefonamos só diz para insistir...nós bem tentamos mas é normal ele não querer, está dorido.
Não sei como ele teve força para arrancar tudo, levou atrás tudo, inclusivé o penso na patinha, deve ter sido por estar sozinho, mas hoje vamos fazer um turno para ele nunca estar sozinho, porque amanhã às 10h vamos ao vet.
CasadeAnaval
Membro Veterano

sexta abr 09, 2004 10:47 pm

O problema é efectivamente ele ter sido operado ao maxilar e vocês não estarem habituadas.
A clinica tem um numero de urgência, não tem ? Falem com o veterinário que está lá e expliquem o vosso problema e que estranham a prostração, e tendo em vista o estado clinico como podem dar-lhe mais de comer. Assim ficarão sossegadas. Mas afinal já faltam poucs horas, ele desidratado, não estará...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
_Last_kiss_
Membro Veterano

sexta abr 09, 2004 11:02 pm

Bem acabei de ligar para a clínica, mas penso não estar lá ninguém, como aquilo é "no cu do mundo" e hoje é feriado ninguém me atendeu, entretanto se depois ele não comer mesmo telefono a tentar novamente.

Liguei então para o vet, que já me deve estar a chamar nomes por o estar a incomodar a estas horas, ele disse que o facto de ele estar assim muito quieto pode ser por ele mesmo ainda estar grogue, ao que eu acho que sim pois ele tem a pálpebra branca visível nos cantos dos olhos e pouco se mexe, apesar de continuar a ir ao litter, coisa que não fez ontem.
Arranjei uma posição que me parece um pouco melhor, a minha colega põe as duas mãos esticadas paralelamente à cabeça do Viegas, para ele não se movimentar muito e entre os caninos superiores ponho a comida morna, pareceu-me ir melhor assim, vamos deixá-lo descansar, fica agora a minha amiga com ele e das 3h às 9h fico eu.
Depois da ida ao vet. dou notícias...
Já agora é normal na clínica darem-nos uma estimativa de preço e depois aumentarem esse preço na hora do pagamento? Não quero estar a especular, mas foi algo que me intrigou...
Entretanto vou descansar para daqui a pouco ir ficar com o Viegas, obrigada ao dois pelos conselhos ;)
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sexta abr 09, 2004 11:04 pm

_Last_kiss_ Escreveu: Malhinhas o problema é hoje ser feriado e o vet cada vez que telefonamos só diz para insistir...nós bem tentamos mas é normal ele não querer, está dorido.
Não sei como ele teve força para arrancar tudo, levou atrás tudo, inclusivé o penso na patinha, deve ter sido por estar sozinho, mas hoje vamos fazer um turno para ele nunca estar sozinho, porque amanhã às 10h vamos ao vet.
Last_Kiss eu não sei se com o tipo de operação que ele fez será possivel, mas penso que sim, amanhã pergunta ao vet se para evitar que arranque novamente o soro ele não poderá usar um colar , pelo menos nas horas em que estiver sozinho, de noite por exemplo. Eu já fiz isso várias vezes e resulta porque eles além de ficarem mais sossegados porque detestam usar aquilo, não conseguem chegar ao cateter para o arrancarem.
Quanto à comida e tendo em conta que o podes magoar seriamente é melhor não forçar muito. Nestas situações eu costumo usar umas saquetes da Royal para gatos convalescentes à venda só nos veterinários. Aquilo é um pó que se desfaz com água. Pode-se fazer mais ou menos diluido e alguns gatos gostam muito e comem por eles, se não comerem é fácil de dar com a seringa. Será que aí no teu vet tem?
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta abr 09, 2004 11:08 pm

que tal embrulharem o gato e deixá-lo só com a cabecinha de fora, para ficar o mais imobilizado possível?
CasadeAnaval
Membro Veterano

sexta abr 09, 2004 11:08 pm

Boa ideia, Last-Kiss, deixe o gato descansar.

Quanto à estimativa..bem, é uma estimativa, não um orçamento exacto, ás vezes com mais uma injecção e material usado não dá o valor que se pensa, por isso a clinica deve sempre dizer que é um valor aproximado, o que fez ;)
_Last_kiss_
Membro Veterano

sexta abr 09, 2004 11:15 pm

É assim eu sou da Lousã, a minha amiga é vizinha do meu namorado, em Semide, isto são 15m de distância, a clínica é em Miranda, que mesmo assim é melhor que a da Lousã, estou no computador em casa da minha amiga para lhe ir transmitindo algumas informações, eu hoje irei ficar em casa dela com o Viegas e faremos turnos.
O problema é que ele vinha também com o funil, mas conseguiu tirá-lo não sabemos como!! Eu acho que foi por o colar ser muito grande(era maior que o da Links quando foi esterelizada), estava-lhe grandito para não forçar o maxilar, ele está num sofá com mantinhas por baixo e uma por cima para ficar quentinho, está quietinho e pouco se mexe, pusémos o litter em cima do sofá para ele não ter de se mexer muito. Já comeu mais um pouco e bebeu alguma água, agora está a dormir, há pouco estava um pouco inquieto porque ouvia a Luna, outra gatita, a miar por ele, porque sente a falta, eles são inseparáveis quase, mas nem isso o fez miar :|

Esqueci-me de dizer que o vet daqui vende purina, não sei onde arranjar essas saquetas :?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta abr 09, 2004 11:39 pm

Boa noite.

Já vi um caso idêntico em que o que o vet fez ao gato (que teve que ficar internado), foi fazer-lhe um orifício na traqueia ( Traqueotomia *?* ) por onde lhe enfiaram uma sonda para o alimentarem sem terem que estar a enfiar uma, goela abaixo, cada vez que precisasse de comer. Assim foi menos doloroso e menos traumatizante para o animal e foi sendo SEMPRE alimentado sem dor e esforço...

A tua amiga que fale com o vet que o operou e lhe coloque esta questão...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
_Last_kiss_
Membro Veterano

sábado abr 10, 2004 1:48 pm

Bem chegámos há pouco do vet., o Viegas está melhorzinho, já tem o soro de novo e o funil mais ajeitadinho para ver se não o tira, ontem passou a noite mais ou menos, acordou muitas vezes e começou a ficar mais irrequieto, pelos vistos era o efeito da anestesia a terminar, o vet. por agora não receitou nenhum comprimido, só mesmo se ele começar a miar de dores e ficar muito mais irrequieto.
Daqui a 5 semanas ele volta lá para os Rx e para tirarem o ferro que ele tem a unir as duas partes do maxilar, por operação (coitadinho vai ter de passar por tudo de novo), assim que ele começar a melhorar em princípio não será preciso levar mais soro e ele começará já a mexer o maxilar, coisa que agora não faz e por isso é que se tornou tão difícil dar-lhe alimento e água.
Ele agora ainda se mexe pouquinho, mas já abre os olhinhos quando se chama o nome dele e nota-se algumas melhoras.
Leonilde só agora li essa mensagem da Traqueotomia, por isso não perguntámos, mas visto que ele está assim estar a sujeitá-lo a outra intervenção quando vai ter de repetir outra daqui a umas semanitas...não sei, por enquanto nestes primeiros dias vai levar o soro para ver se ganha forças e se tudo correr bem depois comerá melhorzinho, se não melhorar perguntamos ao vet. acerca disso..
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado abr 10, 2004 1:53 pm

continuação das melhoras do viegas. que coisa chata. ainda por cima nos maxilares. mas há-de ir bem :D
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sábado abr 10, 2004 2:03 pm

Se quiseres manda-me a tua morada em pm que eu na segunda vou à clinica e meto-te algumas em correio azul. Podes tentar por uns niquinhos daquela pasta vitaminica nos labios. Pode ser que ele vá lambendo e só lhe faz bem.
Responder

Voltar para “Gatos”