Alimentação de Gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
safira26
Registado: sexta fev 08, 2002 11:04 am

quinta jun 27, 2002 10:54 am

:idea: Preciso mais de uma vez da vossa experiencia para me dar umas ideias acerca da alimentação dos gatos. A minha gata com nove meses comia muito bem (lata para juniores) e até granulado (tambem para juniores). Desde pequena que lhe dou esse tipo de comida específica para gatos pois nunca mostrou grande interesse por comida fresca, carne ou peixe confeccionados por mim, a não ser em casos muito raros, um pouco de peixe grelhado. Por isso habituei-a a latas ou secos. De há uns tempos para cá parece-me que só aprecia um tipo de comida granulada do supermercado, mas de uma qualidade mais cara que o comum. Isto aconteceu quando teve os primeiros cios. Mas acho mesmo assim que ela não come muito agora. Podem dar-me alguma ideia para que ela varie um pouco? Que hei-de dar-lhe para exeprimentar. Há uma coisa que ela adora mas com uma certa moderação, que é carne crua.Fiambre é quanto o que eu lhe quiser dar.
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quinta jun 27, 2002 4:07 pm

Eu tive um problema semelhante com a minha gatinha. Ela que era uma comilona a partir de determinada altura deixou de comer e praticamente só lambia a comida. Fiquei preocupada e levei-a ao vet. que me disse que isso era normal, porque ela estava com o primeiro cio. Nestas alturas há alterações no comportamento delas. Passado pouco tempo resolvi esteriliza-la (só esperei a idade certa) e o problema acabou. Nunca mais fez “greve de fome” antes pelo contrário, se mais lhe desse mais comia!!! Em relação à sua penso que lhe deve continuar a dar a ração seca (é o mais aconselhável ). Eu aos meus dou-lhe, como presente e só uma vez por dia comida de lata. Eles habituaram-se que quando chego ao fim da tarde lhes dou essa comida e adoro vê-los “histéricos” a tentar “trepar” por mim acima para chegar mais depressa à lata. Lata essa que é das pequeninas e dividida pelos dois! Neste momento estão ambos a comer comida light granulada e estão óptimos. Nunca lhe dê carne crua!! Se fizer questão disso pode cozer um bocadinho de frango ou peixe e dar-lhe, mas cru nunca lhe dê nada.

Em relação à esterilização da gatinha, não está a pensar fazer isso? É o mais aconselhável e acaba com este tipo de “altos e baixos”, no comportamento dela. Pense nisso!

De qualquer forma se o problema persistir e ela continuar a não comer deverá sempre pedir a opinião do seu veterinário de confiança.

Espero ter ajudado
Fátima
safira26
Registado: sexta fev 08, 2002 11:04 am

sexta jun 28, 2002 7:48 am

Obrigada Fátima pela sua explicação que agradeço. Vou tentar dar-lhe só aquela comida granulada que ela gosta e esperar que o fastio passe. Aíás fiz-lhe a operação ontem à noite de forma que ainda é cedo para me preocupar com isso visto para mim ser de cruxial importancia que ela recupere bem até proxima quinta feira altura em que devo ir tirar os pontos. Mas vou ter em conta as suas dicas. Posso dizer-lhe que das latas pequeninas nem cheira desde patés a gelatinas rejeita tudo! A unica lata é os bocadinho friskies para gatinhos a modalidade de frango ou carne c/legumes.Até já experimentei das carteirinhas e vai tudo para o lixo. Do granulado é só uma qualidade também.É um bocadinho difícil. Vamos ver o que se seguirá. Mais uma vez obrigada.
Margarida
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

sexta jun 28, 2002 10:29 pm

Olá Margarida

É normal as gatinhas comerem mal durante o cio e também depois da esterilização, pois a verdade é que se sentem ainda um pouco debilitadas. Quando a minha Eva foi esterilizada, eu também andava muito preocupada porque ela comia muito pouco - rejeitava quase todas as comidas e mesmo as que aceitava comia só 4 ou 5 grãozinhos de cada vez. No entanto, passados cerca de 10 dias da operação, começou a comer bastante melhor e hoje é uma comilona com quase 5 kg.

Durante esta fase, se calhar é mesmo melhor dar-lhe uns miminhos da comida que ela mais gosta, mas depois, a pouco e pouco, ela vai ficar menos esquesitinha.

Um abraço
Isabel
Responder

Voltar para “Gatos”