gata e cão
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am
Olá:
já coloquei esta questão no forum dos caes mas como ainda ñ obtive muitas respostas aqui vai de novo. Tenho uma yorkie de 2 meses e meio que chegou na quinta feira e a minha gata de 4 anos que é a coisa mais meiga e o que eu mais amo no mundo bufa-lh, rosna-lhe e dá-le umas patadas. Estou conm receio q ela fique triste comigo por eu ter trazido a bequinhas lá para casa. como fazer para elas se darem bem, desde quinta feira já devia haver alguns sucessos mas nao me parece.
obrigada a todos
já coloquei esta questão no forum dos caes mas como ainda ñ obtive muitas respostas aqui vai de novo. Tenho uma yorkie de 2 meses e meio que chegou na quinta feira e a minha gata de 4 anos que é a coisa mais meiga e o que eu mais amo no mundo bufa-lh, rosna-lhe e dá-le umas patadas. Estou conm receio q ela fique triste comigo por eu ter trazido a bequinhas lá para casa. como fazer para elas se darem bem, desde quinta feira já devia haver alguns sucessos mas nao me parece.
obrigada a todos
<p>Bibi eTeddy</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Como em tudo, o melhor é falar com o vet da sua gata, pq eles sempre percebem mais do que nós, relativamente a comportamento...
Mas é natural que no inicio surgam ciúmes ou antipatias entre os animais que ao longo do tempo se vão esbatendo ou não... depende se o animal mais antigo é muito territorial ou não. Existem casos de animais que nunca se deram, outros toleram-se, outros ainda adoram-se e não podem viver um sem o outro...
O principal é confiar no seu instinto e nos seus animais... é dificil uma gata de 4 anos ter uma adaptação a um animal novo, principalmente um cão, uma vez que até têm linguagem corporal distinta... um gato a abanar o rabo é sinal que está furioso, o cão está contente, os gatos não se aproximam logo, os cachorros vão logo a correr... etc... etc... etc..
Boa sorte
Mas é natural que no inicio surgam ciúmes ou antipatias entre os animais que ao longo do tempo se vão esbatendo ou não... depende se o animal mais antigo é muito territorial ou não. Existem casos de animais que nunca se deram, outros toleram-se, outros ainda adoram-se e não podem viver um sem o outro...
O principal é confiar no seu instinto e nos seus animais... é dificil uma gata de 4 anos ter uma adaptação a um animal novo, principalmente um cão, uma vez que até têm linguagem corporal distinta... um gato a abanar o rabo é sinal que está furioso, o cão está contente, os gatos não se aproximam logo, os cachorros vão logo a correr... etc... etc... etc..
Boa sorte
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 24, 2003 6:42 pm
- Localização: Taz, Nina, Patanisca e Pantufa (Gatos), Pantera (cocker), Peixes
- Contacto:

eu ja tinha o meu gato (Taz), quando o meu namorado encontrou a uma cadelinha, a que demos o nome de Pantera.
no inicio o gato nem a podia ver... bufava, atacava... e nos iamos tentado proteger a Pantera porque ela era muito pequena e ainda nem se defender sabia

isto ainda durou umas 2/3 semanas
entretanto, fomos com a Pantera ao vet... quando voltamos, nao fizeram outra coisa que foi dar lambidelas um ao outro

(claro, com umas mordidelas a parte)
agora... dormem juntos, comem ao mesmo tempo... se ficam separados por algum motivo, é so lambidelas no reecontro

mas claro, de vez em quando lavem uma briguinha mas nada de especial
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Olá.
Quando adquiri o meu cão em bébé... já eu tinha quatro gatas. Inicialmente é normal que os felinos rejeitem o novo elemento, especialmente sendo de um grupo diferente... contudo como a cachorrinha é bébé, não penso que a gatinha lhe vá fazer mal...mas vá pondo olho quando estão os dois no mesmo local...e não force nada. Deixe que as coisas sigam com normalidade.
Nunca descore a ideia de que a gata existia primeiro, portanto não dê a primasía à cachorrinha mas sim à gata.
Nunca deixe os dois a sós até ver que pode confiar...
Boa sorte,
Leo
Quando adquiri o meu cão em bébé... já eu tinha quatro gatas. Inicialmente é normal que os felinos rejeitem o novo elemento, especialmente sendo de um grupo diferente... contudo como a cachorrinha é bébé, não penso que a gatinha lhe vá fazer mal...mas vá pondo olho quando estão os dois no mesmo local...e não force nada. Deixe que as coisas sigam com normalidade.
Nunca descore a ideia de que a gata existia primeiro, portanto não dê a primasía à cachorrinha mas sim à gata.
Nunca deixe os dois a sós até ver que pode confiar...
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: quinta ago 28, 2003 12:05 am
Olá,
Eu tenho a experiência de ter uma cadela primeiro e só depois os felinos. Com a minha primeira gata, sendo bébé correu sempre tudo bem. Quando essa gata fugiu achei a Camila que encontrei na rua, perdida. Quando a trouxe para casa queria acreditar que era a gata que tinha fugido, mas quando viu a Janota a realidade veio à tona. Entre assanhadelas e bufadelas a convivência passado um ano é pacífica mas não chega a ser amistosa
No seu caso acho que será melhor pois a sua Bibi é gata de casa e não deve recear os cães. 
Não se sinta culpada por trazer mais um animal para casa.
Que tudo corra bem,
Susana
Eu tenho a experiência de ter uma cadela primeiro e só depois os felinos. Com a minha primeira gata, sendo bébé correu sempre tudo bem. Quando essa gata fugiu achei a Camila que encontrei na rua, perdida. Quando a trouxe para casa queria acreditar que era a gata que tinha fugido, mas quando viu a Janota a realidade veio à tona. Entre assanhadelas e bufadelas a convivência passado um ano é pacífica mas não chega a ser amistosa

Não se sinta culpada por trazer mais um animal para casa.
Que tudo corra bem,
Susana
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
então não é que o flávio se dá melhor com os cães do que com os gatos? na rua, atiravam-se a ele. aqui, enfim... é só pra brincadeira :p mas a primeira vez que vi o flávio acompanhado, foi pela carlota
isto, só custa é juntar o primeiro 

-
- Membro
- Registado: quinta mar 04, 2004 9:57 pm
Olá,
Tenho um cão e 3 gatos. Quando os gatos vieram o cão já cá estava, ele não deu qualquer problema sempre os adorou, com eles demorou mais um tempinho, mas agora são os melhores amigos do mundo chegando até a dormir todos juntos. Vai ver que é só uma qeustão de tempo, vão adorar-se uns aos outros.
. às vezes até demais!
Tenho um cão e 3 gatos. Quando os gatos vieram o cão já cá estava, ele não deu qualquer problema sempre os adorou, com eles demorou mais um tempinho, mas agora são os melhores amigos do mundo chegando até a dormir todos juntos. Vai ver que é só uma qeustão de tempo, vão adorar-se uns aos outros.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
- Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)
A única coisa que lhe posso dizer é que tenho um yorky de 7 meses e uma gata siamesa de 4 anos e a principio era ela que se atirava a ele. aos poucos fui pondo os dois perto um do outro, deixava-os cheirarem-se e ela foi perdendo o medo...de vez em quando ela ainda lhe lança uma patada mas ele ja aprendeu a desviar-se e ela também só faz isso para o chamar à brincadeira.
Espero que os seus se comecem a dar bem
fiquem bem
Ana
Espero que os seus se comecem a dar bem
fiquem bem
Ana
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 10, 2002 10:49 am
Hehe... eu estou mais ou menos na mesma situação: ofereceram-me um cachorrinho Dobermann, na 2ª feira, e os meus 4 gatos andam em "pé de guerra".
Durante o dia o cachorro vai comigo para o meu local de trabalho (felizmente tenho essa hipótese pois senão não o tinha...) e à noite vem tão cansado de brincar com os outros dois cães do meu irmão e do meu pai, que só dorme, sem importunar os gatos.
De qualquer forma, todos os gatos têm tido reacções diferentes:
O Billy faz-lhe frente e pô-lo logo em sentido. Se o Max está na cozinha e o Billy à porta, não se atreve a passar para a sala, começando a ganir para eu o "salvar".
A Ginny é um misto de curiosidade e receio, aproximando-se devagar para o cheirar se ele estiver a dormir mas bufando-lhe se ele se mete com ela.
A Blackie também já se aproximou dele para o cheirar, mas de preferência evita-o.
A Speedy tem preferido manter-se o mais à distância possível e se ele se aproxima bufa-lhe e rosna furiosamente.
Ele como é muito pequenino (2,5 meses) e logo no primeiro dia o Billy deu-lhe uma lambada no focinho, não se atreve a meter-se com eles.
Espero que em breve eles se cruzem normalmente e que se entendam minimamente!
Vai ver que com paciência e tempo, elas vão acabar por se dar bem!
Cumprimentos,
Susana
Durante o dia o cachorro vai comigo para o meu local de trabalho (felizmente tenho essa hipótese pois senão não o tinha...) e à noite vem tão cansado de brincar com os outros dois cães do meu irmão e do meu pai, que só dorme, sem importunar os gatos.
De qualquer forma, todos os gatos têm tido reacções diferentes:
O Billy faz-lhe frente e pô-lo logo em sentido. Se o Max está na cozinha e o Billy à porta, não se atreve a passar para a sala, começando a ganir para eu o "salvar".
A Ginny é um misto de curiosidade e receio, aproximando-se devagar para o cheirar se ele estiver a dormir mas bufando-lhe se ele se mete com ela.
A Blackie também já se aproximou dele para o cheirar, mas de preferência evita-o.
A Speedy tem preferido manter-se o mais à distância possível e se ele se aproxima bufa-lhe e rosna furiosamente.
Ele como é muito pequenino (2,5 meses) e logo no primeiro dia o Billy deu-lhe uma lambada no focinho, não se atreve a meter-se com eles.
Espero que em breve eles se cruzem normalmente e que se entendam minimamente!
Vai ver que com paciência e tempo, elas vão acabar por se dar bem!

Cumprimentos,
Susana
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Olá Sfigueira.
Com que então um dober...
ai que saudades...
.
Bem.. os gatos, por norma com a curiosidade que têm... cheiram os cachorros enquanto estes dormem e até podem bufar ao mínimo movimento do cão..contudo acho que fogem... até se acostumarem... o cuidado a ter é para que os gatos numa de defesa...não arranhem o cachorro no focinho ou até nos olhos...
Parabéns pela aquisição...
Leo
Com que então um dober...

Bem.. os gatos, por norma com a curiosidade que têm... cheiram os cachorros enquanto estes dormem e até podem bufar ao mínimo movimento do cão..contudo acho que fogem... até se acostumarem... o cuidado a ter é para que os gatos numa de defesa...não arranhem o cachorro no focinho ou até nos olhos...

Parabéns pela aquisição...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am
pois é isso memso a aminha Bibi - gata foje da bequinhas com medo acho, ela está a tentar aproximar-se mas a cadela como quer brincar corre a trás dela. Bom nem imaginam, ams no final a convivencia pode ser feita com apciencia (uma no colo outra no chão, uma mão a adar festas a uma e outra mão a dar festas a outra etc)
<p>Bibi eTeddy</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 10, 2002 10:49 am
Olá!
Então Biboquinhas, como vai a relação das suas meninas?
Os meus gatos já quase não se ralam com o Max...
Verdade seja dita, que o rapaz chega a casa tão estoirado que só dorme e nem lhes liga, mas eles vão para a cozinha e cheiram-no, continuando a fazer a sua vida normal.
Ele vai-se habituando a eles e desde que não os aborreça, está tudo bem.
O problema dos cachorros é que tentam perseguir os gatos para brincar, como fazem entre eles, e os gatos não acham muita piada.
Quando os cachorros aprendem que não os devem importunar, a convivência torna-se fácil.
Cumprimentos,
Susana
P.S. Obrigada Leonilde...
Fotos do Max em http://community.webshots.com/user/sfigueirafonseca
Então Biboquinhas, como vai a relação das suas meninas?
Os meus gatos já quase não se ralam com o Max...
Verdade seja dita, que o rapaz chega a casa tão estoirado que só dorme e nem lhes liga, mas eles vão para a cozinha e cheiram-no, continuando a fazer a sua vida normal.
Ele vai-se habituando a eles e desde que não os aborreça, está tudo bem.
O problema dos cachorros é que tentam perseguir os gatos para brincar, como fazem entre eles, e os gatos não acham muita piada.
Quando os cachorros aprendem que não os devem importunar, a convivência torna-se fácil.
Cumprimentos,
Susana
P.S. Obrigada Leonilde...

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm
também estou a passar um pouco pelo mesmo. Já lá tenho 3 cães que nunca conviveram com nenhum gato. O miau porta-se bem sempre na dele, se não se encostarem nele não há problema, com o bubble o assunto tá resolvido de parte a parte, agora com a daysie ás vezes sai bufadela mas só se se encostar nele. O único problema tem sido mesmo a lady treme toda quando o vê e ontem saiu disparada a correr atrás dele que ele coitado encontado á parede não teve outro remédio senão dar-lhe uma patada, mas sem unhas. Tenho-os juntado pouquinho, um pouco todos os dias e um de cada vez para ir com calma mas parece-me que tudo corre muito bem