ninhadas até que idade?
Moderador: mcerqueira
A minha gatinha persa teve em 5 anos 3 ninhadas,será que é muito?Das duas ultimas vezes fez ecografia para saber se estava tudo bem com ela e o vet disse que sim.É costume dar lhe a pilula durante algum tempo mas depois paro para ela descansar pois tenho medo que lhe faça mal.Nesses intervalos se ela fica com o cio eu separo a do meu gato.nas ecografias é possivel detectar tumores provocados pela piLula?Agradecia que alguém me tirasse algumas destas dúvidas.Obrigada.
SANDRA
SANDRA
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
- Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)
Em principio a ecografia poderá detectar algum tumor... mão não é fiável...
Dar a pilula umas vezes e outras separa a gatinha do gato? Se não a quer esterilizar pq é que cada vez que ela está com o cio não faz a separação?
Bem, o melhor é mesmo a opinião do Vet ou até uma segunda opinião de outro Vet. Sim os vet é que podem melhor esclarecer a situação, sempre.
Dar a pilula umas vezes e outras separa a gatinha do gato? Se não a quer esterilizar pq é que cada vez que ela está com o cio não faz a separação?
Bem, o melhor é mesmo a opinião do Vet ou até uma segunda opinião de outro Vet. Sim os vet é que podem melhor esclarecer a situação, sempre.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Três ninhadas em 5 anos é perfeitamente adequado se estamos a falar de uma fêmea saudável.
A pílula não é nada adequada e devia evitá-la a todo o custo. Se foi o seu vet que lha recomendou, sugiro que mude de vet e urgentemente.
A pílula não é nada adequada e devia evitá-la a todo o custo. Se foi o seu vet que lha recomendou, sugiro que mude de vet e urgentemente.
Eu não disse que dava a pilula algumas vezes.Disse que dava a pilula durante algum tempo(alguns meses de seguida)Se não fizer isto é muito dificil andar sempre a separar os dois pois não posso estar sempre de guarda.Pode haver sempre uma distracçao...A minha casa também não me permite separalos por muito tempo pois não tenho varanda e é uma casa de 3 assoalhadas.Apesar de ter todas as condiçoes.
-
- Membro Veterano
Porque é que não os esteriliza? A sua vida fica mais simples e a vida dos dois mais saudável e mesmo mais feliz. A sério.
O meus gatos são gatos de raça(persa) e como estou para comprar uma casa maior talvez me vá dedicar á criaçao.Por isso tento saber o máximo de informaçao sobre estes assuntos.Quanto á questão que coloquei anteriormente não me sabe responder?
-
- Membro Veterano
Isso já é outra coisa. Também faço criação de Persas.
Eu nunca faria uma ninhada com uma fêmea a partir dos 6/7 anos. Mas sei que há quem faça e sem problemas. Acho que depende um bocado da saúde da fêmea.
Por outro lado, as minhas fêmeas só têm ninhadas de ano e meio em ano e meio, o que é mania minha assumida.
Eu nunca faria uma ninhada com uma fêmea a partir dos 6/7 anos. Mas sei que há quem faça e sem problemas. Acho que depende um bocado da saúde da fêmea.
Por outro lado, as minhas fêmeas só têm ninhadas de ano e meio em ano e meio, o que é mania minha assumida.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Não é só uma mania sua, felizmente. O único criador a quem comprei os meus gatos que não obedecia a essa regra foi a do meu primeiro persa, já há bastantes anos, em que os indivíduos desta raça não tinham ainda a tipicidade que provoca uma maior dificuldade (e desgaste nas mães) no nascimento normal. Aliás, actualmente o próprio CPF só regista duas ninhadas de persas (para cada progenitora), em cada três anos.WaterMonitor Escreveu: ...
Quanto às dúvidas sobre os tumores, o vet. que assiste os meus animais sempre me desaconselhou o uso da pílula. Por outro lado, é realmente difícil prever o cio de uma persa, principalmente quando ela começa a ter cios constantes (tipo 1 mês de cio - 5 dias de intervalo - 3 semanas de cio ...) já que as fêmeas não são muito efusivas. O melhor método é mesmo mantê-los separados quando não é possível a vigilância. Quanto à prevenção em caso de doença, é mesmo a palpação cuidadosa das mamas da gata diáriamente, assim como o cuidado de manter a zona genital sem pêlos à volta e verificar se existe alguma saída de fluido. Eu aproveito a manutenção diária para fazer estes exames e tenho a sensação que até de olhos fechados, consigo sentir, se existe algo de anormal no corpo das minhas gatas ou cadela.
Maria João
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
- Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
- Contacto:
a minha gata então...essa é rafeira.
Já agora aproveito para saber quantas ninhadas é que uma gata dá, em média, na sua vida.
E : Até que idade é que elas dão ninhadas?
Elas também têm idades com gravidez de risco?
Já agora aproveito para saber quantas ninhadas é que uma gata dá, em média, na sua vida.
E : Até que idade é que elas dão ninhadas?
Elas também têm idades com gravidez de risco?
Olá
Rectifico "mas às vezes as gatas conseguem trocar as voltas aos donos" era no sentido de, apesar de eu não querer tantas ninhadas como as que o Clube autoriza, já me aconteceu ao abrir a porta da divisão onde elas estão, uma passar-se pelas minhas pernas sem eu dar por isso, só sendo alertada quando o macho rosnou e deu um grito. Já não havia nada a fazer.
Bjs
Mai-Mai
Rectifico "mas às vezes as gatas conseguem trocar as voltas aos donos" era no sentido de, apesar de eu não querer tantas ninhadas como as que o Clube autoriza, já me aconteceu ao abrir a porta da divisão onde elas estão, uma passar-se pelas minhas pernas sem eu dar por isso, só sendo alertada quando o macho rosnou e deu um grito. Já não havia nada a fazer.
Bjs
Mai-Mai
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Olá Mai-Mai,mai-mai Escreveu: Olá Maria João,
É ao contrário, querida, o CPF só regista, por cada gata, 3 ninhadas em 2 anos. Mas às vezes as gatas conseguem trocar as voltas aos donos....Tudo bem consigo e seus filhotes lindos?
Bjs
Mai-Mai
Devo ter feito confusão, então. (São os 40.

Maria João