ninhadas até que idade?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sandy
Membro
Registado: domingo mar 10, 2002 6:55 pm

segunda abr 19, 2004 4:05 pm

A minha gatinha persa teve em 5 anos 3 ninhadas,será que é muito?Das duas ultimas vezes fez ecografia para saber se estava tudo bem com ela e o vet disse que sim.É costume dar lhe a pilula durante algum tempo mas depois paro para ela descansar pois tenho medo que lhe faça mal.Nesses intervalos se ela fica com o cio eu separo a do meu gato.nas ecografias é possivel detectar tumores provocados pela piLula?Agradecia que alguém me tirasse algumas destas dúvidas.Obrigada.
SANDRA
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

segunda abr 19, 2004 4:20 pm

Em principio a ecografia poderá detectar algum tumor... mão não é fiável...
Dar a pilula umas vezes e outras separa a gatinha do gato? Se não a quer esterilizar pq é que cada vez que ela está com o cio não faz a separação?
Bem, o melhor é mesmo a opinião do Vet ou até uma segunda opinião de outro Vet. Sim os vet é que podem melhor esclarecer a situação, sempre.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda abr 19, 2004 4:22 pm

Três ninhadas em 5 anos é perfeitamente adequado se estamos a falar de uma fêmea saudável.

A pílula não é nada adequada e devia evitá-la a todo o custo. Se foi o seu vet que lha recomendou, sugiro que mude de vet e urgentemente.
sandy
Membro

segunda abr 19, 2004 4:27 pm

Eu não disse que dava a pilula algumas vezes.Disse que dava a pilula durante algum tempo(alguns meses de seguida)Se não fizer isto é muito dificil andar sempre a separar os dois pois não posso estar sempre de guarda.Pode haver sempre uma distracçao...A minha casa também não me permite separalos por muito tempo pois não tenho varanda e é uma casa de 3 assoalhadas.Apesar de ter todas as condiçoes.
sandy
Membro

segunda abr 19, 2004 4:30 pm

E até que idade uma gatinha saudavel pode ter ninhadas?
WaterMonitor
Membro Veterano

segunda abr 19, 2004 4:35 pm

Porque é que não os esteriliza? A sua vida fica mais simples e a vida dos dois mais saudável e mesmo mais feliz. A sério.
sandy
Membro

segunda abr 19, 2004 4:55 pm

O meus gatos são gatos de raça(persa) e como estou para comprar uma casa maior talvez me vá dedicar á criaçao.Por isso tento saber o máximo de informaçao sobre estes assuntos.Quanto á questão que coloquei anteriormente não me sabe responder?
WaterMonitor
Membro Veterano

segunda abr 19, 2004 5:05 pm

Isso já é outra coisa. Também faço criação de Persas.

Eu nunca faria uma ninhada com uma fêmea a partir dos 6/7 anos. Mas sei que há quem faça e sem problemas. Acho que depende um bocado da saúde da fêmea.

Por outro lado, as minhas fêmeas só têm ninhadas de ano e meio em ano e meio, o que é mania minha assumida.
sandy
Membro

segunda abr 19, 2004 5:23 pm

Muito obrigada pela sua resposta.
beijos
SANDRA
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda abr 19, 2004 7:18 pm

WaterMonitor Escreveu: ...
Por outro lado, as minhas fêmeas só têm ninhadas de ano e meio em ano e meio, o que é mania minha assumida.
Não é só uma mania sua, felizmente. O único criador a quem comprei os meus gatos que não obedecia a essa regra foi a do meu primeiro persa, já há bastantes anos, em que os indivíduos desta raça não tinham ainda a tipicidade que provoca uma maior dificuldade (e desgaste nas mães) no nascimento normal. Aliás, actualmente o próprio CPF só regista duas ninhadas de persas (para cada progenitora), em cada três anos.

Quanto às dúvidas sobre os tumores, o vet. que assiste os meus animais sempre me desaconselhou o uso da pílula. Por outro lado, é realmente difícil prever o cio de uma persa, principalmente quando ela começa a ter cios constantes (tipo 1 mês de cio - 5 dias de intervalo - 3 semanas de cio ...) já que as fêmeas não são muito efusivas. O melhor método é mesmo mantê-los separados quando não é possível a vigilância. Quanto à prevenção em caso de doença, é mesmo a palpação cuidadosa das mamas da gata diáriamente, assim como o cuidado de manter a zona genital sem pêlos à volta e verificar se existe alguma saída de fluido. Eu aproveito a manutenção diária para fazer estes exames e tenho a sensação que até de olhos fechados, consigo sentir, se existe algo de anormal no corpo das minhas gatas ou cadela.
Maria João
Flora
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

segunda abr 19, 2004 10:35 pm

a minha gata então...essa é rafeira.
Já agora aproveito para saber quantas ninhadas é que uma gata dá, em média, na sua vida.
E : Até que idade é que elas dão ninhadas?
Elas também têm idades com gravidez de risco?
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

terça abr 20, 2004 10:43 am

Olá Maria João,

É ao contrário, querida, o CPF só regista, por cada gata, 3 ninhadas em 2 anos. Mas às vezes as gatas conseguem trocar as voltas aos donos....Tudo bem consigo e seus filhotes lindos?

Bjs

Mai-Mai
sandy
Membro

terça abr 20, 2004 11:31 am

Podiam me explicar melhor isso da apalpaçao?O que se sente quando existe alguma coisa errada?
obrigada
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

terça abr 20, 2004 11:42 am

Olá

Rectifico "mas às vezes as gatas conseguem trocar as voltas aos donos" era no sentido de, apesar de eu não querer tantas ninhadas como as que o Clube autoriza, já me aconteceu ao abrir a porta da divisão onde elas estão, uma passar-se pelas minhas pernas sem eu dar por isso, só sendo alertada quando o macho rosnou e deu um grito. Já não havia nada a fazer.

Bjs

Mai-Mai
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça abr 20, 2004 11:59 am

mai-mai Escreveu: Olá Maria João,

É ao contrário, querida, o CPF só regista, por cada gata, 3 ninhadas em 2 anos. Mas às vezes as gatas conseguem trocar as voltas aos donos....Tudo bem consigo e seus filhotes lindos?

Bjs

Mai-Mai
Olá Mai-Mai,

Devo ter feito confusão, então. (São os 40. :roll:). Estive à procura da circular que o CPF enviou o ano passado para confirmar e não a encontrei mas, na altura lembro-me de ter pensado que realmente o facto de só permitirem 2 registos em cada 3 anos seria boa idéia visto as persas terem os partos tão difíceis.
Maria João
Responder

Voltar para “Gatos”