Arca-fórum de ajuda ou de convívio?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça mai 04, 2004 8:56 am

Bem gostava de saber o que pensam em relação a este tema, respeitante aqui ao nosso fórum de gatos.
Acham que o fórum dos gatos é um espaço mais direccionado para a ajuda a animais ou para o convívio entre donos?

Na minha opinião será mais o segundo que o primeiro, penso que o facto de existirem pessoas que aproveitam este espaço para divulgar pedidos de adopção ou de ajuda urgente, seja um bónus para o fórum, contudo não se pode exigir que este seja um fórum em que todos tenhamos de ajudar, acho que não se deve menosprezar uma pessoa apenas porque cuida do seu animal, ou porque só tem um, ou porque tem um gato de raça e não um rafeiro e, mais importante, achar essa pessoa uma pessoa "menor" só porque não faz mais.
Uma coisa são as nossas crenças e valores, mas devemos estar abertos a quem tem outras diferentes, o mais importante, para mim, é para já ajudar os donos a tratar bem do gato que têm, só assim terão condições para poderem adoptar outros, quanto às raças acho mesmo uma escolha pessoal, provavelmente pensaria muito bem antes de comprar um, não quer dizer que um dia não o faça e se a pessoa cuidar bem do animal que tem, deve ser valorizada por isso, pelo que faz e não criticada pelo que não faz.

Mais importante que tudo isto é sabermos respeitar-nos nas nossas diferenças ;)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça mai 04, 2004 9:03 am

Não posso concordar mais.

Gosto de animais em geral (por isso é que tenho para aí uns 3 milhões :lol: ) mas gosto particularmente de animais de raça.

Isso não quer dizer que não me aqueça o coração vir até aqui e saber que uns foram adoptados, outros salvos de situações tristes, etc.

Por outro lado, é evidente que gosto de conviver com outros "maluquinhos" que como eu amam os animais.

Será que já não basta sermos considerados pela esmagadora maioria da humanidade como "tontinhos dos animais"? Ao menos, podiamos apoiar-nos uns aos outros e sermos unidos. :p
_Last_kiss_
Membro Veterano
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça mai 04, 2004 9:17 am

Watermonitor também acho que devemos ser unidos, apesar de divergências ;) e é importante também que esclareçamos este ponto, que indirectamente tem sido aqui muito falado e usado como crítica.
Nem todos podem ou querem ajudar e embora fosse muito bom que a maior parte de nós pudesse albergar pelo menos mais um gato, as coisas não são lineares, a partir do momento que nos responsabilizamos temos de ter em atenção todo o percurso de vida do gato e se podemos estar lá do lado dele sempre, sem que o essencial não lhe falte.
Tem sido horrível este flagelo de animais abandonados, mas também é um flagelo existirem pessoas que achem que podem ajudar todos os animais, levando a situações conhecidas por todos nós. Eu tenho uma cadela que ia ser abandonada se não lhe arranjassem donos, uma gata em situação semelhante e outra que adoptei por achar que podia arcar com essa despesa e por saber que farei todos os esforços para lhe dar uma vida melhor, vou também adoptar outro gatinho agora, que é um dos seis pendurinhas que me vieram entregar e por agora vou ter de me ficar por aqui, pois se adoptar mais cada um que entrar é menos qualidade de vida que poderei dar aos outros e se fui eu que decidi zelar pela vida deles proporcionando-lhes determinada qualidade, não lha posso tirar.
Contudo há pessoas que apenas têm um, pelas mais variadas razões, mas uma delas é a monetária, para mim é mais importante saber que mesmo que aconteça algum problema neste campo, poderei tratar delas do que viver na corda bamba com muitos mais animais dependentes de mim e da minha responsabilidade para com eles.

Este é o meu exemplo, mas há muitas pessoas assim, outras que fazem muito pelos nossos animais e que devem receber muitos elogios e a nossa colaboração sempre que seja preciso, outros que menos fazem, mas que conseguem dar uma vida digna ao seu animal.
Por tal devemos respeitar isso, tornando o nosso fórum naquilo para que foi criado, para o convívio saudável entre donos e para a ajuda a animais que precisem ;)
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

terça mai 04, 2004 9:30 am

Curiosamente juro que tenho pensado nisto e até iria abordar esse assunto na almoçarada.

Existem aqui 3 tipos de pessoas:
As que estão cá para a ajuda dos animais
As que estão cá para o “chill out”
E depois as caóticas (que não contam de todo)

Falando por mim que não estou cá para agradar ninguêm, tenho gatos persas, porque adoro a raça. Dificilmente terei um gato comum Europeu. Pronto, gosto destes e está tudo dito.

Se tivesse condições (espaço e tempo), teria um Lulu da pomerânia, ou mesmo um buldogue (eu sei não têm nada a ver um com o outro mas eu adoro estas duas raças).

Mas isso não me impede de agir activamente, dentro das minhas hipóteses, para ajudar outros animais. Estou sempre em cima. Como o caso do Pit Bull (obrigada Cristina, obrigada Leonilde, obrigada nelson, obrigada Vasco).
Usei os nomes próprios sim. Porque são estas pessoas e mais outras que não mencionei que fazem a ARCA. Não são os nicks, são as PESSOAS.
Algumas delas ultrapassam as “teclas” . Ouço-lhes as vozes.

Esquecendo-me e voltando ao tópico:

Existem foristas que dedicam-se aqui mais aos tópicos das ajudas, mas também sabem contar histórias sobre os seus bichos, dar conselhos, etc.

Há quem seja mais larachas mas também ajuda... poucos mas há.

E depois há os que vêm só para o chill out.

Desculpem lá, não exite e não acredito no meio termo. Não acredito em pessoas que se dão bem com todos, que se querem dar bem com todos.

Comecei hoje a ler Oscar Wilde, Retrato de Dorian Gray. Há um discurso assim:
“-Você não sabe o que é a amizade, harry – murmurou ele-, nem mesmo a inimizade. Você gosta de toda a gente, o que significa que todos lhe são indiferentes."

Aquele texto acima diz tudo.

Por quem eu tenho mais consideração?por quem usa os tópicos para as adopções e que também tem a capacidade de ajudar, dar conselhos, dar boas vindas... São esses ....

Jinhos e bom dia de trabalho.

ps: watermonitor, considero-o uma mais valia para este forum, porque o facto de ser criador, não o impediu de pegar em gatinhos que encontrou na rua e levou-os para casa. Bem haja
JoelC
Membro
Registado: quinta abr 29, 2004 9:43 am

terça mai 04, 2004 9:33 am

Também concordo consigo Last_Kiss e acho que devemos apelar muito ao respeito mutuo pois por exemplo eu abri um tópico e estou farta de ser atacada lá por pessoas que devem vir aqui só para gozarem os outros e não se dão ao respeito :evil:
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

terça mai 04, 2004 9:46 am

Olá,

Estou 100% de acordo com a Last Kiss e o Water. Adoro todos os animais, excepto pulgas, carraças, baratas, mosquitos, aranhas, répteis (só de longe os aprecio) etc. etc.
mas fiz a minha opção, tenho gatos de raça, que adoro e que trato como filhos. Estou no meu direito e a ninguém admito que me critique por isso.
Sempre que posso ajudo a achar donos para gatinhos abandonados (mas confesso que o meu círculo de possibilidades está já saturado).Se tivesse muito dinheiro gostaria de ter gatos de várias raças, adoraria ter Bengalis, são lindos, azuis da Rússia, Ragdolls, Bosques, e um rafeirito de cada cor, todos menos Esfinges. Mas como não tenho limito-me aos meus 6 filhotes.

Gosto de vir aqui ler as histórias maravilhosas de salvamento e adopção, gosto de dar o meu conselho (dentro da minha fraca sapiência). Acho que este fórum pode ser quer local de adopção, quer local de convívio salutar dos donos, onde se poderá fazer trocas de experiências. Pena é que, por vezes, se caia, em alguns posts, no insulto pessoal vil e reles que nada tem a ver com o fim para que este fórum foi criado.

Mais uma vez expresso a minha opinião de que se não responder a provocações, tudo melhorará. Façamos votos para isso.

Bjs

Mai-Mai
_Last_kiss_
Membro Veterano

terça mai 04, 2004 10:12 am

ana-rute a sua resposta está descontextualizada, se quer comentar, comente de acordo com o tema, se faz favor ;)
ana-rute
Membro
Registado: sexta abr 30, 2004 12:07 am

terça mai 04, 2004 10:14 am

[quote=_Last_kiss_]
ana-rute a sua resposta está descontextualizada, se quer comentar, comente de acordo com o tema, se faz favor ;)
[/quote]

Bem gostava de saber o que pensam em relação a este tema, respeitante aqui ao nosso fórum de gatos.
[b]Acham que o fórum dos gatos é um espaço mais direccionado para a ajuda a animais ou [u]para o convívio entre donos[/u]? [/b]

O que eu coloquei em cima fala do convívio entre os donos...ainda acha que está descontextualizado?????

:lol: :lol: :lol:
_Last_kiss_
Membro Veterano

terça mai 04, 2004 10:20 am

Como não compreendeu o que está escrito tenho todo o gosto em explicar:

O convívio entre donos estava a referir-se ao convívio virtual de experiências dos vários donos, troca de conversas e não o convívio físico que irá realizar-se.
Depois o tópico fala de duas vertentes de foristas que aqui temos, as que ajudam os animais e as que tratam dos seus animais apenas e como esse facto deverá ser respeitado pelas duas partes e não alvo de crítica.
Vejamos, se eu a quisesse criticar, poderia fazê-lo e a senhora sabe bem o porquê, mas isso era não respeitar a sua opção e como há já algum tempo que respeito outras pessoas na mesma situação, não vejo porque não respeitar a sua.

Portanto talvez agora tenha compreendido e possa participar cordialmente...
ana-rute
Membro
Registado: sexta abr 30, 2004 12:07 am

terça mai 04, 2004 10:23 am

[quote=_Last_kiss_]
Como não compreendeu o que está escrito tenho todo o gosto em explicar:

O convívio entre donos estava a referir-se ao convívio virtual de experiências dos vários donos, troca de conversas e não o convívio físico que irá realizar-se.
Depois o tópico fala de duas vertentes de foristas que aqui temos, as que ajudam os animais e as que tratam dos seus animais apenas e como esse facto deverá ser respeitado pelas duas partes e não alvo de crítica.
Vejamos, se eu a quisesse criticar, poderia fazê-lo e a senhora sabe bem o porquê, mas isso era não respeitar a sua opção e como há já algum tempo que respeito outras pessoas na mesma situação, não vejo porque não respeitar a sua.

Portanto talvez agora tenha compreendido e possa participar cordialmente...
[/quote]

Então o que eu escrevi está ou não está descontextualizado??? Já não a entendo...
_Last_kiss_
Membro Veterano

terça mai 04, 2004 10:28 am

Está porque esse tópico era referente ao almoço físico que se vai realizar, a uma questão prática do convívio físico.

Este tópico diz respeito a um convívio virtual, ou se não quiser chamar convívio, chama interacção ou coisa que o valha ;) é a troca de experiências que se dão nos vários tópicos. No fundo é apenas tentar compreender a opinião dos foristas, saudavelmente, sobre este assunto, penso não ser difícil de compreender ;)
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

terça mai 04, 2004 10:32 am

Acho este tópico muito interessante, assim gostaria de ver espelhadas mais opiniões aqui...

cpts
beta
Trish
Membro Júnior
Registado: quinta nov 13, 2003 6:43 pm

terça mai 04, 2004 10:46 am

Olá a todos!

Estou totalmente de acordo com o que já se disse. O facto de não se poder ajudar os animais de uma forma activa, como fazem algumas foristas, não significa que não tenhamos o mesmo amor por eles.
No meu caso, tenho apenas uma gata, que adoptei quando tinha seis meses e tinha sido acabada de devolver :| . Estou a pensar em adoptar outra, mas sei que só o posso fazer quando tiver condições para isso, ou seja, tempo disponível para acompanhar a adaptação das duas e disponibilidade monetária para arcar com mais uma despesa de veterinário (falo da futura esterilização).
É pelo amor à minha bichinha e pela vontade de saber mais sobre o comportamento destes animais fantásticos que aqui venho. Já aprendi muito com várias pessoas, mas não participo em tópicos em que se dão conselhos, uma vez que não me considero ainda apta a dá-los.
Em relação aos tópicos de ajuda, adoro saber que há pessoas como a Nynf (que me desculpem os outros, mas ela é a primeira que me vem à cabeça) que dedicam a sua vida aos animais, mas não participo porque não vou acrescentar nada e não tenho disponibilidade para participar activamente nas "caçadas" (embora tenha pena). Se assim é, para quê participar nesses tópicos? Para dar palmadinhas nas costas? Não me parece que essas foristas precisem disso.
Assim, acho que este é um local privilegiado para se trocarem experiências e para se aprender tudo o que for possível sobre os nossos bichanos. Eu, pelo menos, posso dizer que já partilhei muita da informação que aqui recolhi com outros "doninhos" :lol:

Jokas

Trish (Ana)
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça mai 04, 2004 10:48 am

Sinceramente, eu penso que existe espaço na Arca para tudo, para o convivio, para o chill out, para a ajuda a animais, para dar conselhos, para aprender, para partilhar.

Mas acredito que não deveria haver espaço para a hipocrisia e falta de respeito e mesquenhice e dorezinhas de cotovelo pessoais . Isto sim está fora de contexto.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
JoelC
Membro
Registado: quinta abr 29, 2004 9:43 am

terça mai 04, 2004 10:58 am

E já agora um para aqueles q maltratam os outros nos seus proprios topicos.
Responder

Voltar para “Gatos”