Nutrição de Gatos - Indoor x Indoor

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

quarta mai 05, 2004 2:16 pm

Nutrição de Gatos - Indoor x Outdoor

Apartamento x Ambiente Externo

Os gatos adultos a partir de 1 ano até 10 anos que vivem em ambientes internos têm necessidades nutricionais diferentes dos gatos que saem de casa.

O gato que vive saindo de casa possui maior risco de entrar brigas (disputa de fêmea), necessita de mais energia no seu alimento...

Contudo, o gato que vive dentro de apartamento necessita de menos energia pois possui maior risco de obesidade além de outras particularidades que estão descritas abaixo:

þA vida dentro de casa:

Os gatos que vivem dentro de casa possuem uma atividade reduzida, passam mais tempo se alimentando (assim sendo, existe um grande risco de obesidade) e se lambendo (toilettagem) cerca de 30 à 50% a mais que os outros gatos. Eles não têm acesso às gramíneas e não caçam, portanto eles não irão ingerir ingredientes que estimulem naturalmente o trânsito intestinal.

O calor e luminosidade constantes, diferente do ciclo natural dos dias e estações do ano (que não possui luminosidade nem temperatura constantes), faz com que os gatos de ambientes internos possuam uma troca de pêlos menos intensiva entretanto permanente. Estes pêlos são ingeridos no momento das toilettes que são muito mais frequentes nos gatos que vivem dentro de casa, provocando a aparição de bolas de pêlos difíceis de serem naturalmente eliminadas pelas fezes, e podem consequentemente originar problemas digestivos (vômitos, constipação, oclusão...).

A "preguiça intestinal" e os distúrbios do trânsito digestivo ligados à presença de bolas de pêlos são a origem das fermentações putrefantes à nível de intestino grosso, responsáveis pelo odor desagradável das fezes.

Tudo que contribui para aumentar a proporção dos aminoácidos no intestino grosso amplia o odor das fezes : taxa elevada de proteínas, proteínas de baixa digestibilidade...

Assim sendo, é necessário fornecer ao gato que vive dentro de apartamentos um alimento balanceado, que não cause obesidade, que ajude a eliminar as bolas de pelos e reduza o odor das fezes (esta diminuição do odor é muito interessante para o proprietário do gato)

As in Animal World
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quarta mai 05, 2004 2:50 pm

Por isso é que (p.e. na Royal Canin) a ração Indoor tem 27% Proteinas e 13% Gorduras, enquanto que a Outdoor tem 30% Proteinas e 20% Gorduras.
JoelC
Membro
Registado: quinta abr 29, 2004 9:43 am

quarta mai 05, 2004 3:06 pm

Pena que o Cocas só goste de comer plantas :cry: :cry: :cry:
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

quarta mai 05, 2004 4:02 pm

JoelC Escreveu: Pena que o Cocas só goste de comer plantas cry cry cry
Joel, a sério, vc já tentou com paciencia que o seu gatinho demonstre interesse pela ração....não agora que está, segundo o que disse no vet muito mal.. mas quando voltar vai ter que tentar....brincar com a comida resulta: eu costumo atirar rente ao chão "um biscoito" de ração: primeiro há a patada mas depois vem o cheirar e depois o comer. E assim até brinca com ele.
monicasara
Membro
Registado: terça out 21, 2003 6:21 pm

quarta mai 05, 2004 5:36 pm

É por isso que a Miacs e Miaua, mal façam 1 anito, começam a comer ração Light! :)

Beijinhos,

Mónica
Hyza
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
Contacto:

quarta mai 05, 2004 6:01 pm

JoelC Escreveu: Pena que o Cocas só goste de comer plantas cry cry cry
Não desesperes! ^^
Eu tinha uma gata que comia meloa, com casca e tudo. O Blacky come tomate, cebolas e essas coisas todas das saladas he he
Última edição por Hyza em quinta mai 06, 2004 2:28 pm, editado 1 vez no total.
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

quinta mai 06, 2004 7:51 am

monicasara Escreveu: É por isso que a Miacs e Miaua, mal façam 1 anito, começam a comer ração Light! :)

Beijinhos,

Mónica
Olá Mónica
eu não sou expert, mas quando o Tigrinho fez 1 ano, eu também passei para a ração Light, mas depois segundo me foi dito, não é a indicada.
Deves comprar ração para gatos Indoor ou gatos castrados se fôr o caso, sei que a Royal Canin tem.
A ração light segundo me disseram não tem as propriedades necessárias para gatinhos novos, é mais para gatos obesos.
quando dei light oa Tigrinho, ele não ficava saciado e comia muito mais.
Sei , inclusive que a RC na ração gato castrado tem para várias idades, o Tigrinho agora come a do Júnior.
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta mai 06, 2004 8:30 am

Se quiserem saber mais sobre a Royal Canin podem ir ao site espanhol que está muito completo (ao contrário do português que não tem nada!):

www.royalcanin.es

e para ver os produtos:

http://www.royalcanin.es/productos_catalogo1.asp
Responder

Voltar para “Gatos”