URGENTE: O Duque tem dias e Já tem uma mamã e uma avó:-)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

sexta mai 14, 2004 9:52 am

Olá,

Há dias que uma colega minha ouvia uns miados estranhos perto da casa dela. Como tem um pinhal em frente da casa, pensou sempre que fosse algum mocho....

Até que ontem, ao chegar a casa encontrou debaixo do alpendre da casa, um gatinho bébé, aliás ultra-bébé :( :(

Pensamos que ainda deva ter dias e não há alimentação que o faça parar de miar...

Ela já lhe deu uma mistura que me foi recomendada, com leite, àgua e cerelac e ele comeu, mas ainda assim, só parou de miar quando a minha amiga se decidiu a deixá-lo dormir com ela.

O gatinho é todo branquinho, com a ponta das orelhas e do rabo amarelos ;) ;)

Não sabemos o que fazer, porque o mais provável é que o gatinho precise de ser alimentado de 2 em 2 horas, e como essa minha amiga mora em Torres Vedras e trabalha na Amadora, quase não está em casa.... :( :( :( :( :(

Algum de vocês nos pode ajudar???Ou conhecem alguém que possa, ou queira ficar com o Duque??? :( :( :( :( :(
Última edição por carlapinheiro em terça mai 18, 2004 9:43 am, editado 1 vez no total.
Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

sexta mai 14, 2004 10:48 am

Boas,

Tadinho.....adoraria poder ajudá-la. Mas eu trabalho tb mto longe de onde moro. E tb não sei tratar de gatinhos tão pequenos. É-me mesmo impossivel, mas fico cheia de pena por não poder fazer nada.

Vá dando noticias.....estou certa que tudo ira correr bem.

Bjs

Sgomes
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sexta mai 14, 2004 10:55 am

Carla eu também tenho aqui os meus pequenotes e a Iscas já está a amamentar há muito tempo, foram os dela e agora estes pendurinhas e o leitinho dela já está a acabar :|
Será que em alguma associação não terão uma gata grávida? Sei que as condições não são as melhores, o ideal era aparecer alguém que pudesse acompanhar o pequenote e tivesse uma gatinha a amamentar. Srá que na colónia de oeiras não havia alguma que pudesse amamentar? O pior é que ficaria um pouco desprotegido e se calhar bravio :| não sei mesmo...
carlapinheiro
Membro Veterano

sexta mai 14, 2004 11:04 am

O pequenote tem os olhinhos abertos, por isso acho que deve ter uns 10 dias... mas tem os olhos constipaditos :( :( Já lhe lavaram os olhos com água de rosas e espero que não seja nada de mais...

O maior problema aqui, é mesmo a alimentação... Ele ficou em casa, sozinho, e sendo tão pequenino, deverá querer comer de 2 em 2 horas, não é?

Ele ontem comeu bastante, depois miou muito e quando ela o deitou na cama dela, ele adormeceu, e hoje de manhã, já voltou a comer...

Não tenho tido muito tempo para vir à arca e não tenho acompanhado o caso da colónia de Oeiras, mas também não me parece que este gatinho tenha já resistências para ficar fora de casa....

:( :( :( :( :( :(
_Last_kiss_
Membro Veterano
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sexta mai 14, 2004 11:09 am

Se está constipado deverá ficar dentro de casa :| o melhor que podem fazer é tentar habituá-lo a beber e deixar leitinho para gato bebé para ele beber se tiver fome...
carlapinheiro
Membro Veterano

sexta mai 14, 2004 11:13 am

Grande ideia...

A primeira coisa que a minha amiga fez ontem, foi dar-lhe água e ele bebeu... e muita...

Agora no fim de semana, ela vai ver como ele se porta, se pede mesmo comidinha de pouco em pouco tempo... Entretanto, vou pedir ajuda a algumas Associações e contactos que tenho, quanto mais não seja, enquanto ele for assim piquininininininininho :|
_Last_kiss_
Membro Veterano

sexta mai 14, 2004 11:18 am

Se tem os olhos abertos terá por volta de 15 dias, deve estar é sub-nutrido :o
O meu pardinho é ainda uma amostra de gato, porque era o mais fraco, é praí metade dos outros :( mesmo assim tem engordado muito agora ;) .
Se arranjares leitinho...eu costumo dar daquele em pó da RC, pões numa tigelinha (não pode ser muito alta se não ele não chega lá). Vejam se ele come como deve ser se estiver a comer bem o melhor é ele continuar aí, a ver se não muda de ambiente, porque pode ser pior.Podem arranjar um caixotinho grande de cartão e pôr o gatinho lá com uma mantinha e o prato do leitinho, ele ainda não deve conseguir afastar-se muito, portanto o melhor é que esteja onde o possam vigiar e àquilo que ele come também. Pesem-no todos os dias com uma balança das de cozinha para ver se não está a perder peso, se estiver umas vitaminas devem resolver isso.
Ele tem corrimento nasal e remela? Se tiver pode ser coriza e há que tratar isso depressa, embora seja pequeno :o .
Vai dando novidades deste pequenote :|
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

sexta mai 14, 2004 11:20 am

Carla,

Um bébé tão pequenino tem que ser amamentado várias vezes ao dia.
Não pode de maneira nenhuma ficar tantas horas sem comer.

É imprescindível uma mamã gata ou uma mamã humana que o alimente cada 2/3 horas...
Última edição por noggy em sexta mai 14, 2004 11:22 am, editado 2 vezes no total.
_Last_kiss_
Membro Veterano

sexta mai 14, 2004 11:22 am

Esqueci-me de dizer, ele tem mesmo de ir comendo :o e bastantes vezes, como a noggy disse 3h em 3h no máximo.
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

sexta mai 14, 2004 11:24 am

Olá,

O melhor seria alimentá-lo com leite próprio para gatinhos e poderia dar mais vezes à noite, de 2 em 2 horas e de dia, deixar o leite num prato, bem como ração amolecida, e deixá-lo num lugar quentinho, deverá massajar a barriguita depois de lhe dar o leite. Isso de pôr água no leite não lhe tira a lactose, só lhe tira a gprdura, que é precisamente o que os gatos precisam pois o leite de gata é muito gordo, muito mais do que o de vaca. também precisa muito de calor e companhia, ponham-lhe um boneco de peluche junto dele. Quanto à constipação, deverá ser tratada, os olhos devem ser lavados com soro ficiológico, não com água de rosas que tem alcool. No fim de semana não o poderão levar ao vet?

Bjs

Mai-Mai
carlapinheiro
Membro Veterano

sexta mai 14, 2004 11:27 am

Olá Noggy,

Eu sei disso. Como eu disse, o gatinho foi encontrado ontem, e eu ainda não o vi. A minha amiga que o recolheu diz que ele cabe na palma da mão, daí, que talvez etseja mesmo sub-nutrido como disse a Last_Kiss.

Esta minha amiga trabalha aqui comigo e por esse motivo, teve que o deixar em casa.... :( :( Felizmente é Sexta feira e vamos ter o fim de semana para ver como é que ele realmente está.

Vou tentar falar com a D. Carolina da Catus e ver se ela o pode receber, ou se sabe de alguma gatinha que o possa amamentar... :| :|

É grave, mas havemos de resolver isto e ajudar este pequenote :( :(

Como ele já bebeu água sozinho, achas que se ele tiver muito leitinho à disposição, não se pode habituar a ir bebê-lo???
carlapinheiro
Membro Veterano

sexta mai 14, 2004 11:35 am

Olá mai-mai,

O gatinho ontem não quis comer a ração desfeita em leite, preferiu uma papa com gema de ovo, Cerelac, leite e água.

Já disse à minha amiga para limpar os olhos dele com soro fisiológico. Ela diz que ele ainda não tem pêlo no cantinho dos olhos... :roll: :roll:

Como eu já disse, ela mora em Torres Vedras...vou falar com ela e ver se ela o pode levar ao vet.

Quanto ao calor, sugeri-lhe que durante a noite pusesse uns sacos de água quente, mas esta noite, ele adormeceu com ela, embrulhado numa mantinha...

Como ela tem 2 gatos (a Pantufa e um filhote dela, o Yuri), tentou juntar o gatinho à Pantufa, nem que fosse para o pequenote ficar mais quentinho aninhado nela... Infelizmente, o Yuri não lhe ligou nenhuma, mas a Pantufa ficou toda eriçada e preparada para o ataque.... :| :|

Estou em pulgas para saber como ele passou o dia :(
_Last_kiss_
Membro Veterano

sexta mai 14, 2004 11:52 am

carlapinheiro Escreveu: Olá mai-mai,

O gatinho ontem não quis comer a ração desfeita em leite, preferiu uma papa com gema de ovo, Cerelac, leite e água.

Já disse à minha amiga para limpar os olhos dele com soro fisiológico. Ela diz que ele ainda não tem pêlo no cantinho dos olhos... :roll: :roll:

Como eu já disse, ela mora em Torres Vedras...vou falar com ela e ver se ela o pode levar ao vet.

Quanto ao calor, sugeri-lhe que durante a noite pusesse uns sacos de água quente, mas esta noite, ele adormeceu com ela, embrulhado numa mantinha...

Como ela tem 2 gatos (a Pantufa e um filhote dela, o Yuri), tentou juntar o gatinho à Pantufa, nem que fosse para o pequenote ficar mais quentinho aninhado nela... Infelizmente, o Yuri não lhe ligou nenhuma, mas a Pantufa ficou toda eriçada e preparada para o ataque.... :| :|

Estou em pulgas para saber como ele passou o dia :(
Os sacos de água quente têm de ser moderados ;) o gatinho tem de ter espaço para se estiver com calor se mexer e sair de perto. Como ele está dentro de casa e agora já não é inverno, penso que uma manta quentinha chega.
Como a mai-mai disse e muito bem ele não deve beber leite do nosso, já que muitos gatinhos são intolerantes à lactose, o gatinho precisa de um leitinho gordo, para mim o da Rc é o melhor, eles não gostam por aí além, mas é completo e bastante nutritivo.
A ideia do peluche é optima, assim sente que tem um companheiro e pode mesmo aninhar-se junto a ele para se sentir menos sozinho. Se ele beber do pratinho o leitinho penso não ter mal, mas há que ter cuidado para o leite não contactar com sujidade ou muito calor, pois degrada-se. Antes de sair de manhã, ela que faça o leitinho, aquilo é um instante, e o ponha num pratinho, se ela tiver alguém lá perto que lhe pudesse ir a casa mudar o leitinho era bom, se não quando ela chegar põe mais. A ração duvido que ainda queira, mas com o leite e uma varinha mágica triture a ração para bebé com leite, comerá melhor ;) .
Acho que é só isto, se me lembrar de mais alguma coisa eu digo ;)
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sexta mai 14, 2004 12:02 pm

Um gatinho com 10 dias não bebe nem come sozinho. Ele se faz isso tem de certeza mais idade e se tem mais idade não precisa de ser alimentado de duas em duas horas, poderá ser com mais intervalo. O mais urgente será leva-lo a um vet para ele determinar a idade do gatinho, ver se ele realmente está constipados porque se assim for terá que ser tratado. Corizas em gatinhos bebés não tratadas podem deixar graves sequelas para o resto da vida. Leitinho de substituição, mesmo que ele já coma alguma coisa será necessário, mas se ele beber do pratinho a sua amiga não terá grandes problemas em tratar dele.
Boa sorte
Fátima
_Last_kiss_
Membro Veterano

sexta mai 14, 2004 12:05 pm

Como estão os dentinhos? Se estiverem já a despontar terão 15 a 20 dias mais ou menos :|
Responder

Voltar para “Gatos”