Miau Fujão

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quinta mai 20, 2004 8:51 am

Tou um pouco triste por causa do meu miau :( hoje de manhã lá foi ele janela fora para a rua :( apanhei-o porque ele não queria propriamente fugir mas sim ir ver a rua, andou por ali na rua quando dei falta dele chamei-o e ele lá apareceu mas não entrou, tive que ir eu busca-lo. De vez em quando faz o mesmo no quintal, mas mal chamo vem.
Tenho andado a pensar se ele não será infeliz em casa, pensei que lhe estava a fazer um favor ao leva-lo para casa, mas começo a ter dúvidas. Em casa ele é muito meigo, só quer o meu colo e anda sempre atrás de mim como se fosse um cão, se não lhe ligo mia e roça-se em cima de mim, agora até se habitou a ir acordar-me á cama, salta e começa a miar em cima de mim e a roçar-se.
Já pensei em por-lhe um peitoral e tentar ir á rua passea-lo, mas não sei se ele ia gostar :cry:
O que é que vocês acham???
Quando está em casa também passa muitas horas á janela da casa de banho que está sempre aberta mas eu coloquei uma rede para ele lá ir, mas ultimamente tem lá estado muito. Ele também já foi castrado pensei que assim acaba-se a necessidade de sair de casa.
Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

quinta mai 20, 2004 9:23 am

Boas,

O meu fred tb veio da rua e como tal adora ir á rua, coisa que não deixo pois moro numa rua bastante movimentada. Não acredito que seja infeliz, sinto que tem saudades, mas infeliz não acredito.

Qt á trela, o fred não gosta mto, mas só se queixa enquanto estou a coloca-la. Depois parece um cão. A única diferença é qd queres puxar...o gajo dá em tracar e a unica solução é pegar nele ao colo.

Não custa experimentar colocar a trela, mas tem mta atenção aos cães...pois os gatos ficam mais voluneraveis com trela. Tem tb em atenção que fica bem colocada, e que em qq hipotese ele não sai dela. Pois qd eles começam aos puxões, por vezes conseguem libertar-se.

Não pense que o seu gato está triste, pois não acredito nisso. Ele em sua casa, tem tudo, lá fora...não iria ter nada.

Bjs

Sgomes
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mai 20, 2004 9:29 am

Olá Sojo,

Essa atitude é normal. O meu Thoth ainda hoje se apanha a porta aberta corre logo para as escadas. Quando morava num r/c de uma vivenda perdi a conta ás vezes que o fui buscar á rua...no entanto ele é um gato extremamente feliz em casa e muito meigo, e também está castrado.
Essa fixação que eles têm pela rua é normal em gatos curiosos e exploradores ;) não quer dizer que sejam infelizes dentro de uma casa, mas por alguma razão há o ditado "a curiosidade matou o gato"...
Pode experimentar passeá-lo com peitoral. Isso requer uma habituação, durante uns dias coloca-lhe o peitoral dentro de casa, para ele se habituar. Depois começa a andar com ele em casa com trela também (as extensíveis são as melhores por permitirem uma maior liberdade e serem muito leves) para ir experimentando as reações dele.
Depois é só abrir a porta e passear com ele ;) o Thoth passeáva muito assim, pois eu morava numa zona muito calma. Agora tem sido impossível pois moro numa rua movimentada :( Mas posso dizer que ele adorava os passeios e subia ás arvores com um ar de felicidade total!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

quinta mai 20, 2004 9:39 am

Boas,

Lembrei-me e achei interessante partilhar convosco. Eu um dia ao regrassar de umas ferias do algarve, parei numa estação de serviço e não é que estava lá um casal, a passear um gato á trela. Inicialmente achei estranho, mas interessante. Perguntei e eles disseram-me que desde que o tinham adoptado o habituaram a ir para todo o lado e sempre com trela.

Era mto meigo ( fiz festa até dizer chega :oops: ) e lindo. E digo-vos se já gostava de gatos nessa altura, foi mais uma coisa que me fez pensar em como os gatos são maravilhosos, pois tem uma capacidade de adaptação incrivel.

Bjs

Sgomes
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta mai 20, 2004 9:41 am

A Tchinho também foi apanhada na rua e nem pensar em fazer com que ela não ande na rua, quando quer :)

Tenho sorte pois a minha rua, é muito pouco movimentada e não tenho problema que ela ande na rua.

Todos os dias ela anda na rua, não se fica só pelo quintal, ela adora ir explorar os outros quintais e telhados e espojar-se no alcatrão da rua. Tenho a certeza que ela é feliz assim, pois quando não lhe abro a porta para ela sair, ela fica super triste :( e nem quer brincar, nem correr, nem saltar.... fica quieta num canto...

Quando ia de férias com os meus pais, deixava-a na casa da minha avó e ela ficava sempre em casa, só ia ao quintal com uma trela e ela não andava nada contente, a minha avó não podia solta-la com medo que ela fosse para algum quintal e não voltasse. Passava os dias à janela a olhar lá para fora.

Apesar de podermos pensar que os nossos gatos possam ser felizes sempre em casa, eu não sou dessa opinião e se lhes dessem a escolher entre uma casa sem acesso a quintal ( sempre em casa ) e uma casa, com possibilidade de andar no quintal, telhados e quintais vizinhos.... tenho a certeza que eles escolheriam a segunda hipótese.... pois o gato é um animal que nunca será domesticado a 100%.... eles só fazem o que eles querem :)
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta mai 20, 2004 10:15 am

A minha Clara nunca andou na rua, mas apesar disso é capaz de passar horas á Janela a ver o andamento... :lol: 8) Desde que mudei de casa (vivenda) e nem é muito movimentada a rua, deixo a Clara andar no quintal ou no terraço, ela ADORA! É um custo para voltar para dentro. Já tentámos a trela, mas além de ser uma luta para lhe colocar, ela andava tipo "comando" rente ao chão e dava 3 passos deitava e ficava assim batendo o rabo com força, desistimos!
Por isso nã te preocupes que os gatos são mesmo assim, gostam de liberdade ;)
Segue os conselhos dos outros forista e experimenta a trela, como é manso pode deve aceitar bem, e quando associar a trela a rua, bem ninguém o pára :!: :lol: :lol:
bjs
sojo
Membro Veterano

quinta mai 20, 2004 10:27 am

Pois ele quando vai para o quintal não é para o meu é para os dos vizinhos e eu tenho medo porque como está habituado aos meus cães tenho medo que se deixe apanhar pelos dos outros quintais e há lá umas boas feras. E na rua para além dos carros, a rua é movimentada, não tão movimentada assim mas o suficiente para o meu cão já ter sido atropelado duas vezes á porta de casa. Vou mesmo tentar o peitoral e passea-lo ele também passa horas á janela :(
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta mai 20, 2004 10:30 am

O Misha passa a maior parte do dia na rua e nem me imagino a obrigá-lo a ficar em casa, pelo menos não agora com este sol!

Ele dorme a noite toda comigo e de manhã fica aos miminhos ao meu mano até quase ás 09h00. Depois vai para a rua. Ao almoço vem a casa, come, dorme um cadito no meu colo e depois volta para a rua. Quando o meu mano chega da escola ele aparce e fica por ali.

Mas até dá gosto vê-lo todo esparrameirado ao sol! E depois também há os amiginhos e amiguinhas dele que estão todos na rua!

(tá e também há o facto de ele não saber fazer as necessidades na caixinha, só na rua :p )

:D
sojo
Membro Veterano

quinta mai 20, 2004 11:11 am

Pois eu vou tentar o peitoral e depois logo se vê como corre a experiência, acho que ele se deve adaptar bem, esperemos :roll:
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

quinta mai 20, 2004 11:17 am

Nunca tentei por um peitoril ao Tigrinho, acho que ele me matava :o :o
Mas também , ele é um gato muito caseiro, espreita um bocadinho á janela, mas só se não estiver vento, e se não estiver calor, este meu gato não gosta muito de sol, mal apanha um bocadinho de sol na pinha, vai logo à procura de uma sombra para de deitar. Quando vou de férias , ele vai até ao terraço, sobe para o meu telhado e volta logo para baixo....ehheheheh Tenho sorte
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta mai 20, 2004 11:28 am

Os meus adoram estar ao sol :) , espojar-se na terra da horta ao sol, dormitar à sombra das árvores, esconderem-se no meio dos coentros ou salsa e esperar que algum pássaro ou osga chegue perto :lol: :lol:

Adoram dar corridas pelo quintal e subir às árvores para se esconderem :D

E claro, afiar as unhinhas nos troncos do pessegueiro e da pereira ;)
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quinta mai 20, 2004 11:32 am

SarahKay Escreveu: O Misha passa a maior parte do dia na rua e nem me imagino a obrigá-lo a ficar em casa, pelo menos não agora com este sol!

Ele dorme a noite toda comigo e de manhã fica aos miminhos ao meu mano até quase ás 09h00. Depois vai para a rua. Ao almoço vem a casa, come, dorme um cadito no meu colo e depois volta para a rua. Quando o meu mano chega da escola ele aparce e fica por ali.

Mas até dá gosto vê-lo todo esparrameirado ao sol! E depois também há os amiginhos e amiguinhas dele que estão todos na rua!

(tá e também há o facto de ele não saber fazer as necessidades na caixinha, só na rua :p )

:D
Ora bem sara, mas como é a rua? Movimentada?
A mim faz-me uma impressão muito grande essa de deixar os gatos andar pela rua, sinceramente. :o :o
n perigos!! O que pergunto é: vale a pena expô-los assim?
Quem tem quintal ou jardim, acho muito bem, desde que não possam sair desse mesmo sítio.
Nunca esquecerei uma gatinha (e tinha coleira, portanto deveria ser das tais que os donos acham muito bem que passeiem pela rua) que tentei salvar, em vão (isso é outra história) que tinha ido para os jardins de uma escola e foi apanhada pelos respectivos cães :cry: :cry: nem queiram saber o estado dela :cry:
Vale a pena isto?
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quinta mai 20, 2004 11:40 am

A Brida adora VER a rua... agora ir lá fora é outra coisa mais complicada... e se ela já deu as suas passeatas quando estava em casa da minha irmã... em 2 delas até trouxe surpresas :oops: :oops: (não sei se me estão a entender... :oops: :lol: ;) )

A Rua para ela só assim:
http://felinus.ddi.pt/index.php?area=ga ... to&id=2345

Peço antecipamente desculpa por colocar um hyperlink de outro site, mas não consigo colocar directamente a foto na mensagem...
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta mai 20, 2004 1:16 pm

quando eu estava nos açores, o sr.pantufinha pelava-se para sair de casa. às 5 da matina lá estava ele num berreiro infernal e a arranhar a porta para sair. tinha de ralhar com ele. o paspalhão. nunca percebi o que fazia aquela alma penada fora de casa. costumava ve-lo em frente, deitado no muro do vizinho. penso que a maior parte do tempo, ficava escondido entre as ervas.
saía de manhã e só vinha à noite. era uma agonia. às vezes, mal me via à procura dele, eram patas para que te quero. impedi que saísse de casa.
num natal, conseguiu escapar-se. tive uma noite bem passada. sem dormir por não saber dele. ainda o vi a bater no gato do vizinho, mas mal o chamei... fugiu. encontrei-o no dia seguinte em cima do telhado. mesmo com chuva, a vontade de regressar era pouca. tive de o ir buscar.
livra :o :o este nasceu em casa e é castrado :o :cry:
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta mai 20, 2004 1:27 pm

Miadores Escreveu: Ora bem sara, mas como é a rua? Movimentada?
A mim faz-me uma impressão muito grande essa de deixar os gatos andar pela rua, sinceramente. :o :o
n perigos!! O que pergunto é: vale a pena expô-los assim?
Quem tem quintal ou jardim, acho muito bem, desde que não possam sair desse mesmo sítio.
Nunca esquecerei uma gatinha (e tinha coleira, portanto deveria ser das tais que os donos acham muito bem que passeiem pela rua) que tentei salvar, em vão (isso é outra história) que tinha ido para os jardins de uma escola e foi apanhada pelos respectivos cães :cry: :cry: nem queiram saber o estado dela :cry:
Vale a pena isto?
Eu moro numa vila, a minha rua não é movimentada e tem muitas árvores e casa velhas e ele adora brincar pelos telhados e arvores fora.

E também tenho uma vizinhança óptima de senhoras reformadas e que o adoram.

Ele detesta carros e não vai para a estrada. Sabe os horários de todos os membros da familia e sabe sempre a que horas pode ir para casa. Foi habituado assim desde pequenino... Agora já nem coleira usa, porque as coleiras roçam no pelo e ele fica sem pelo no pescoço. Como já o conheço sei que ele não liga a estranhos e por isso não se deixa apanhar.

Já tem 4 anos, é castrado, sossegado... Não acho que lhe ande a fazer mal nenhum em deixá-lo fazer a vidinha dele independente.... Se calhar até estou errada, não sei...

As minhas meninas quero que elas se habituem a estar em casa, penso que se forem habituadas de pequenas não lhes custa, agora o meu grandão já nunca se ia sentir bem todo o dia fechado em casa...

:?
Responder

Voltar para “Gatos”