I need help....

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pearlie
Registado: quinta mai 20, 2004 3:52 pm

quinta mai 20, 2004 4:02 pm

Olá.

Preciso de ajuda.....encontrei um gatinho na rua ( n sei se a mãe o abandonou, se caiu de algum lado ). Só que ele é ainda muito pequeno ( deve ter 3 dias no máximo, ainda tem o cordão umbilical) e não faço ideia de como cuidar dele! Vou lhe dando leite, mas n sei se é suficiente....que me aconselham? :roll:

Muito obrigada!
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

quinta mai 20, 2004 4:15 pm

Olá
Tem que o manter quentinho, e dar-lhe uma papa , que eu não sei muito bem como se faz, mas alguem já lhe vai explicar, ou então acho que também exiiste um leite proprio para gatinhos nestas condições, acho que se vende nos vets.
Desculpe não ser de mais ajuda, mas já há muito tempo que uma situação destas não me acontece, e agora existem mais proodutos à venda e também outra tecnicas.
Tudo de bom para o gatinho e vá dando noticias
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quinta mai 20, 2004 4:17 pm

Olá, Pearlie

A primeira coisa a fazer para ser mesmo o mais certo, é levar esse bébé a um vet, para ser visto, e aconselhar o melhor possível.
À distância, como compreende, não sabemos o estado dele, para além de não sermos vets, não é?
Mas uma coisa fundamental é não dar leite do nosso, uma vez que eles não digerem a lactose.
Há leites especiais para bébé-gatos - o da Royal Canin, tanto quanto sei, é dos melhores. Outra coisa fundamental é a temperatura: mantê-lo quente. Uma botija debaixo de uma manta, para não queimar o bébé, é o melhor, embora não precise de estar a ferver (a água), uma vez que já não estamos no tempo frio.
Outra coisa: eles só urinam e defecam, estimulados - a mãe depois de os amamentar, lambe-lhes a zona anal e genital. Na ausência dela (não precisa de lamber, descanse! :D ) deve passar um algodão humedecido com água morna na zona, para substituir as lambidelas da gata.
qualquer outra dúvida que tenha, ponha.
Mas é mesmo fundamental levar o bébé para ser visto!
(senão tem muitas possibilidades económicas, pode contar a história ao vet, e dizer francamente isso - pode ser que lhe faça um desconto)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mai 20, 2004 8:54 pm

Olá.

Tal como já lhe recomendaram, vá antes que mais a um vet.

O leite é o de substituição. Há várias marcas deses leites e são adquiridos nos pet-shops ou veterinários. Nunca dê o leite da Wiskas pois esse só pode ser dado a bébés depois das 6 semanas, coisa que nem a essa idade recomendo dar...O melhor, mesmo depois das 6 semanas, é o decompra nos vets ou pet-shops.

A temperatura é muito importante, mas acima de tudo tenha sempre a certeza de que o alimenta de 2 em 2 horas e a estimulação para fazerem as necessidades é tão importante como o alimentar ...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pearlie
Registado: quinta mai 20, 2004 3:52 pm

sábado mai 22, 2004 12:56 pm

Infelizmente as notícias não são as melhores...o gatinho morreu hoje :cry: Nos últimos dias estava já muito fraquinho :( Pelo menos tentei que conseguisse sobreviver....
Muito obrigada pela vossa ajuda e disponiblidade!
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado mai 22, 2004 1:35 pm

Pois, Pearlie, lamento imenso ....
Mas era até certo ponto previsível. Chegou a levá-lo ao vet? Como eu aconselhei e não só? Aposto que não.
Os gatinhos bébés são muito frágeis, sabe?
Pelo menos, que esta experiência lhe tenha ensinado alguma coisa.
No mínimo, a ouvir os conselhos de pessoas mais experientes.
Se voltar a encontrar outro gatinho, nas mesmas ou circunstãncias semelhantes ou sem ser semelhantes, a 1ª coisa a fazer é levar a um vet, e não vir aqui, perder tempo precioso. Só depois do vet, não antes.
A maioria das pessoas, pensa que os animais se safam sozinhos.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”