Vacina FeLV: Sim ou Não?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

a_m_c
Membro Júnior
Registado: segunda mai 03, 2004 3:56 pm

segunda mai 24, 2004 2:45 pm

Olá!

Gostava de saber qual a opinião em relação à vacinação contra o Virus da Leucemia Felina (FeLV). Tenho uma gatinha que começou recentemente o programa de vacinação "normal" (Herpesvirose, Calicivirose e Panleucopénia). Contudo, o veterinário é da opinião que faça a 1ª vacina contra o FeLV no final desta semana.

No entanto, e segundo tenho lido em vários locais na internet, a opinião actual sobre a vacinação FeLV é que não faz sentido nenhum em gatos que estão sempre em casa pois a infecção apenas pode resultar do contacto com outros gatos já infectados e, para além disso, o virus não se propaga pelo ar. Adicionalmente, é dito que a vacina não é 100% eficaz e está associada a problemas cancerígenos (1 em cada 5000 vacinações em média), tornando o risco da vacina muito mais elevado do que o risco de infecção para gatos que estão sempre em casa. Várias associações de veterinários nos EUA e no Reino Unido sugerem esta vacina apenas a gatos que têm contacto com o exterior.

Sendo assim, gostava de saber o que o vosso veterinário vos disse em relação ao FeLV.

Obrigado!
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda mai 24, 2004 2:53 pm

Eu acho que se deve sempre vacinar contra o FELV ( não ser que o gato em questão tenha FELV). Mesmo que nós achemos que não há riscos os azares acontecem, um dia o gato pode fugir e vamos encontrá-lo numa colónia de gatos de rua. De certeza que nos íamos arrepender de não ter vacinado.
Eu já tive uma gata com FELV, inicialmente não sabia que ela era felvosa. Felizmente que vacinei sempre as outras gatas senão poderia ter havido com maior probabilidade contágio.
Tanto quanto sei as probabilidades de desenvolver cancro em consequência de uma vacina são bastante baixas, no meu caso acho que é um risco que compensa. Neste momento os meus gatos levam uma vacina que já tem tudo (incluindo o FELV), logo só são picados uma vez por ano na mesma.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mai 24, 2004 3:09 pm

Concordo a 100% com a Hecep! Todos os meus gatos estão vacinados também contra o FELV, e também a vacina usada é a tudo em uma ;) . Mesmo que eles não saiam d e casa nunca se sabe e eu prefiro tê-los protegidos contra tudo.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda mai 24, 2004 3:32 pm

Olá

Quando foi da vacinação da Emília tive as mesmas dúvidas. Até porque me disseram que a vacina podia estar na origem de um carcinoma.
Mas, depois de falar muito com a vet resolvi que a ia dar. Segundo ela cada vez mais aparecem gatos com FELV e um gato pode sempre escapar de casa, podemos ir de férias e eventualmente eles terem contactos com outros gatos.
As vacinas actuais já são um pouco diferentes e sengundo a vet o problema do carcinoma (que só surgia numa quantidade reduzida de gatos ) está praticamente eliminado.

Beijokas
kathleen
Babette
Membro Veterano
Registado: quinta mar 11, 2004 11:20 am
Contacto:

segunda mai 24, 2004 4:05 pm

Kathleen Escreveu: Olá

Quando foi da vacinação da Emília tive as mesmas dúvidas. Até porque me disseram que a vacina podia estar na origem de um carcinoma.

Beijokas
kathleen
O que é um carcinoma? :oops:
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda mai 24, 2004 4:11 pm

carcinoma :arrow: degeneração evolutiva de células, tumor maligno, cancro
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Babette
Membro Veterano
Contacto:

segunda mai 24, 2004 5:56 pm

Miadores Escreveu: carcinoma :arrow: degeneração evolutiva de células, tumor maligno, cancro
Obrigado Miadores ;). Era o que eu pensava mas nem fui ver ao dicionário :oops: . É porque reparei agora que a boneca apareceu com um pequeno alto nas costas, estou preocupada. Amanhã vou levá-la ao veterinário. Espero que não seja nada. Desde que a Babete morreu qualquer coisa me deixa assustada :( .
Babette
Membro Veterano
Contacto:

segunda mai 24, 2004 8:03 pm

Babette Escreveu:
Miadores Escreveu: carcinoma :arrow: degeneração evolutiva de células, tumor maligno, cancro
Obrigado Miadores ;). Era o que eu pensava mas nem fui ver ao dicionário :oops: . É porque reparei agora que a boneca apareceu com um pequeno alto nas costas, estou preocupada. Amanhã vou levá-la ao veterinário. Espero que não seja nada. Desde que a Babete morreu qualquer coisa me deixa assustada :( .
Não sabem nada disto? Será que a injecção foi mal dada e criou um caroço? :| :|
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda mai 24, 2004 8:49 pm

É muito possível, quando a Agnés voltou para casa depois daquele pesadelo ( :cry: ) reparei que tinha em vários sítios do lombinho tipo umas pustulazinhas com o pelo a ser engolido :o
fiquei alarmadíssima e fui logo ao vet com ela, e ele confirmou que tinha sido das injecções que lhe tinham dado, cá para mim, mal dadas, ele veio com a coisa que podia ter feito reacção :roll:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda mai 24, 2004 9:05 pm

Olá

Por vezes os animais fazem reacção à vacina com um pequeno caroço que desaparece ao fim de alguns dias. Há quanto tempo foi ela vacinada?

Se já foi há mais de uma semana convém verificar.

beijokas
Kathleen
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda mai 24, 2004 9:16 pm

eu não costumo vacinar os meus gatos contra o felv, exactamente porque não saem de casa. quando estava nos açores, a vet aconselhou, apenas, os mais atrevidos a serem vacinados contra esse problema. claro que para quem acolhe gatos, é um risco não os vacinar. é um risco.
Babette
Membro Veterano
Contacto:

segunda mai 24, 2004 9:41 pm

Ela foi vacinada dia 27 de abril. :|
Eu já tinha reparado mais ao menos a semana passada, mas não me pareceu um caroço. Percebi que depende das posições em que ela está. Quando está deitada nem se nota.
Vou lá amanhã. :|
Babette
Membro Veterano
Contacto:

segunda mai 24, 2004 9:42 pm

Esqueci-me de agradecer ;) .
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda mai 24, 2004 9:51 pm

Percebi que depende das posições em que ela está. Quando está deitada nem se nota.
é provável que seja um quiso sebáceo. a joana também teve um nas costas. durante anos. como nunca cresceu, não foi preciso remove-lo. por vezes, ficava mesmo pequenino. tb. não a incomodava
Kathleen
Membro Veterano

segunda mai 24, 2004 9:56 pm

Olá

provavelmente não é nada, mas vá ver sempre fica mais descansada. Porque da vacina não deve ser já passou muito tempo. Pode ser algo normalissimo e que até sempre lá tenha estado.

beijokas
Kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”