Macaquinhos no nariz...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
cornelia
Membro
Registado: sexta mar 28, 2003 8:17 pm

quinta mai 27, 2004 3:00 pm

Olá!

Queria partilhar uma coisa convosco e saber a vossa opinião...

O meu Xiquito, desde pequenito que aparecia com uma coisas pretas nas narinas.... hoje está adulto e continua com essas coisas pretas, que eu chamo de macaquinhos. Como ele veio para mim muito bebé nunca teve muitos hábitos de limpeza e sempre pensei que era um problema pessoal do gato, que não se lavava em condições :roll: O meu pai achava que era comida mas à entrada do nariz ?!

Pois bem, a Filó que se juntou à família há uns tempinhos e que é muito asseadinha, esta semana também apareceu com macaquinhos no nariz, coisa que eu nunca tinha visto nela :o Só que nela só lhe aparece numa narina. Eu limpo e 1 ou 2 dias depois já tem outra vez p :?

Alguém imagina o que isto possa ser? Será alguma coisa contagiosa? Eles têm muito apetite e passam o dia a lutar, logo não têm nenhum sintoma de estarem doentes.... e o Xico sempre teve isto, desde pequenino.

São umas coisinhas pretas, custa a sair e parecem umas crostazinhas...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mai 27, 2004 3:14 pm

Boa tarde Cornélia.

Não a quero assustar, mas vá ao vet pois parece-me que possa ser indicador de um caso de fungo...

Por ironia das coisas...ainda agora falei noutro tópico, sobre o fungo que a Snow teve e um dos indicativos, começou pelo nariz...precisamente essas crostazinhas pretas... e cuidado pois é contagiosos a outros gatos...portanto nada melhor que ir ao vet para que ele possa diagnosticar da forma correcta... ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta mai 27, 2004 3:15 pm

Olá

Parece-me uma coisa perfeitamente normal, as minhas gatas tambêm têm o mesmo problema. Tenta comprar aquelas cotonetes grandes e com a parte maior limpas o nariz com soro fisiológico.

Beijokas
kathleen
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quinta mai 27, 2004 3:19 pm

Qual é mais ou menos a consistência? :|
O Bigodes é o único que tem isso, mas foi desde que nasceu e nenhum dos penduras teve nada parecido, nem o veterinário disse nada acerca disso...Mas se a Filó está a ficar também, não custa nada telefonar à vet. e perguntar, se for caso disso passa lá com os dois ;)
cornelia
Membro

quinta mai 27, 2004 3:28 pm

leonildecarvalho Escreveu: Boa tarde Cornélia.

Não a quero assustar, mas vá ao vet pois parece-me que possa ser indicador de um caso de fungo...

Por ironia das coisas...ainda agora falei noutro tópico, sobre o fungo que a Snow teve e um dos indicativos, começou pelo nariz...precisamente essas crostazinhas pretas... e cuidado pois é contagiosos a outros gatos...portanto nada melhor que ir ao vet para que ele possa diagnosticar da forma correcta... ;)

Boa sorte,

Leo
Pois também pensei nos fungos, mas se for, qual é o problema que pode trazer para a saúde dos gatos? É que o xico já nada assim há pelo menos 1 ano (ou seja desde que está comigo) e não demonstra nenhum outro problema de saúde....

A Kathleen e pelos vistos também tem gatos com o mesmo problema, será que não é uma coisa normal?
cornelia
Membro

quinta mai 27, 2004 3:33 pm

Kathleen Escreveu: Olá

Parece-me uma coisa perfeitamente normal, as minhas gatas tambêm têm o mesmo problema. Tenta comprar aquelas cotonetes grandes e com a parte maior limpas o nariz com soro fisiológico.

Beijokas
kathleen
Nunca pensaste se poderia ser um fungo? A Leonilde disse em cima que teve uma gata com esse problema e eram fungos...

Se não fosse a Filó ter aparecido assim de repente e ainda por cima só numa narina ia pensar que era só sujidade mas agora realmente estou desconfiar... :roll:
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta mai 27, 2004 3:33 pm

cornelia Escreveu:
A Kathleen e pelos vistos também tem gatos com o mesmo problema, será que não é uma coisa normal?
Olá Cornélia.

Nem a Kathleen nem eu lhe podemos dar certezas...primeiro porque nem ela nem eu somos vets...segundo porque só mesmo um vet vendo para lhe dizer algo de concreto... ;) .

Se for fungo, claro que há sempre tratamento...há uns mais complicados que outros, mas se o gato sempre teve isso e nunca sofreu de nada em especial...

Contudo eu NUNCA arrisco...gosto sempre de certezas com um veterinário...percebe ? ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta mai 27, 2004 3:35 pm

Olá

A leonilde até pode ter razão não sei.

No caso das minhas a vet diz que é mesmo ranho que acaba por secar. Há gatos que limpam outros não. A Amélia tem sempre mais do que a Emília. No caso delas não é um fungo.

Não sei se há fungos a aparecerem assim ou não.

beijokas
kathleen
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

quinta mai 27, 2004 3:46 pm

Kathleen Escreveu: Olá

A leonilde até pode ter razão não sei.

No caso das minhas a vet diz que é mesmo ranho que acaba por secar. Há gatos que limpam outros não. A Amélia tem sempre mais do que a Emília. No caso delas não é um fungo.

Não sei se há fungos a aparecerem assim ou não.

beijokas
kathleen
Olá Cornélia... pois eu tenho o mesmo caso da Kathleen mas só com a Fiona, devido á Coriza aquele nariizinho todas as manhãs dá um espirro... e eu depois asso-a e por vezes também vêm uns macaquinhos.. o giro é que ela nem se importa!
Mas já sabe em caso de duvida...telefona ao Dr!
cornelia
Membro

quinta mai 27, 2004 3:53 pm

leonildecarvalho Escreveu: Olá Cornélia.

Nem a Kathleen nem eu lhe podemos dar certezas...primeiro porque nem ela nem eu somos vets...segundo porque só mesmo um vet vendo para lhe dizer algo de concreto... ;) .
Bom eu sei que não são vets, nem pretendia que me dessem um diagonóstico ;)
Apenas como sei que ambas têm vários gatos e pelos vistos com casos identicos queria, obter mais algumas informações.... Se fosse um caso grave já tinha ido a correr ao vet, mas queria evitar ir lá ir para me dizerem: "Isto é só sujidade, limpe com água. A consulta são 25,00"
Percebe? ;)
Kathleen
Membro Veterano

quinta mai 27, 2004 4:03 pm

Olá

Eu a primeira resposta que lhe dei foi mesmo a de que era normalissimo, porque nunca julguei que fosse um fungo. Até me lembro a primeira vez que fui com a Amélia ao vet, era ela pequenina (até deve haver uma foto dela pequenina no meu albul onde se nota o nariz sujo), e da vet brincar com ela a dizer que ela tinha de aprender a lavar o nariz :)

mas se há fungoas assim é melhor passar no vet para ele dar uma olhadela. os fungos são tratáveis, mas há uns bem mais chatos do que outros.

beijokas
kathleen
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta mai 27, 2004 4:36 pm

cornelia Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu: Olá Cornélia.

Bom eu sei que não são vets, nem pretendia que me dessem um diagonóstico ;)
Apenas como sei que ambas têm vários gatos e pelos vistos com casos identicos queria, obter mais algumas informações.... Se fosse um caso grave já tinha ido a correr ao vet, mas queria evitar ir lá ir para me dizerem: "Isto é só sujidade, limpe com água. A consulta são 25,00"
Percebe? ;)
Olá Cornélia.

Eu sei o que são 25€... ;) contudo não creio que o seu vet usual...lhe cobre o dinheiro se visse que era um caso de sujidade... ;)

A Leo, em bébé e como a mãe teve o dito...eu fui ao vet com ela e felizmente não era fungo...e quando fui para pagar eles disseram-me que se era apenas uma sujidade no nariz, não me cobravam por só olhar para ela... ;) :lol: :D

De qualquer forma, eu prefiro, nestas situações, de pagar do que correr riscos, especialmente no caso de não ter e depois passar a ter porque outro tenha...percebe ?

Pode realmente não ser nada, mas... e se depois for...??? E casos de fungos, nada como tratar na altura certa... ;)

É que por vezes o que nos pode ficar por 25€ na devida altura, pode ir a muito mais deixando andar... ;)

É só a minha sincera opinião...agora cada um sabe de si e faz como entender... ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fafareis
Membro Veterano
Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios

quinta mai 27, 2004 5:33 pm

ola ola

bem no meu caso.....alguns dos meus gatos fazem isso outros não!! normalmente limpo eu!! nunca me pareceu ser coisa com aspecto de ser fungo......pois a mim parece-me mesmo que seja sujidade.........já agora eles comem ração ou também lhe dá comidinha molhadinha.............é que basta comerem comida molhada.......logicamente fica no narizito!!!! e se forem á raçao....á água e depois continuarem a comer ração...........é logico que é da comida!!! agora tem que ver o aspecto..........se for fungo terá um ar menos normal e ficará sempre a pele irritada quando for limpo!!! se caso limpe fica a pele do gatinho com ar normal e limpo!!! claro que não é fungo..........................e mais uma vez.........evidentemente...........se as duvidas persistirem...............Cornélia, lá terá que ir ao Vet...não é???

espero ter ajudado!!!
cornelia
Membro

quinta mai 27, 2004 6:13 pm

fafareis Escreveu: ola ola

bem no meu caso.....alguns dos meus gatos fazem isso outros não!! normalmente limpo eu!! nunca me pareceu ser coisa com aspecto de ser fungo......pois a mim parece-me mesmo que seja sujidade.........já agora eles comem ração ou também lhe dá comidinha molhadinha.............é que basta comerem comida molhada.......logicamente fica no narizito!!!! e se forem á raçao....á água e depois continuarem a comer ração...........é logico que é da comida!!! agora tem que ver o aspecto..........se for fungo terá um ar menos normal e ficará sempre a pele irritada quando for limpo!!! se caso limpe fica a pele do gatinho com ar normal e limpo!!! claro que não é fungo..........................e mais uma vez.........evidentemente...........se as duvidas persistirem...............Cornélia, lá terá que ir ao Vet...não é???

espero ter ajudado!!!
Ola Fafareis!

Obrigado por partilhar a informação. Pelo que pude perceber da sua experiência deduz que nos seus gatos seja sujidade, certo? Mas o que foi que disse o seu vet.?

É que muitos dos forenses que aqui partilharam a opinião acham que nos seus gatos é sujidade, e fiquei sem perceber se todos validaram essa opinião junto dos vets. Já no meu caso todos acham que eu devo consultar o vet... :o Claro que fico contente com a v/ preocupação mas...

Para ser sincera, os macaquitos estão um pouco para dentro para me parecer que possam ser restos de comida. Mas a pele também não fica irritada quando os tiro, fica com um aspecto normal. Já sei, a dúvida persiste logo, ninguém melhor que o vet para .... mas agradeço a resposta :lol:
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta mai 27, 2004 6:30 pm

Sugestão : Tire-os, se voltar a aparecer, TELEFONE ao vet e se ele achar que deve ir, então vá :D

Fiquem bem, seus complicadinhos :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Gatos”