Extraordinário o que me aconteceu!!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

segunda jul 15, 2002 2:14 pm

Pois é, pessoal, há coisas que não têm explicação....como alguns de vocês devem saber, na semana passada decidi adoptar uma gata da Gwen para fazer companhia a Gaspar....já estava tudo decidido e ia buscá-la em Agosto. Mas no sábado aconteceu-me algo absolutamente inesperado: encontrei 3 gatinhos (abandonados, claro) perto de minha casa, em Carcavelos...nem imaginam como o meu coração se apertou, ao ver aqueles bichinhos, indefesos, na rua. Enfim...fiquei com uma gatinha(desculpa, Gwen, mas não deu para resistir e os teus com certeza estão mais bem tratados do que estes coitadinhos) e consegui dar os outros dois, a dois amigos meus!! Estão portanto todos entregues.
Assim, o gaspar já tem mana, chama-se Camila e é igual a ele, preta e branca. MAS está cheia de Tinha...já a levei ao veterinário, já tou a tratá-la, mas não posso pô-la com o Gaspar. Alguém sabe de mais alguns cuidados que deva ter com eles?

Mais uma vez, obrigada e beijinhos

Scooby
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jul 15, 2002 2:25 pm

olá
isto realmente há coisas!!!! eu também queria arranjar um fox terrier mais tarde. já "tenho". é o max. o cachorro vinha com tinha e sarna, mas a vet disse-me que não era contagioso para os outros animais. depende dos casos se calhar. em relação aos restantes cuidados, podes ir vendo "por aqui". tem-se falado muito nisso. boa sorte.
anjaazul
Patareco
Registado: segunda jul 15, 2002 2:24 pm

segunda jul 15, 2002 2:30 pm

será q há algum bicho ou doença q a anjaazul nao tenha visto?? Pk será...
anjaazul
Membro Veterano

segunda jul 15, 2002 2:37 pm

para o patareko
tens resposta para a tua pergunta? é que eu também costumo faze-la a mim própria e nunca encontrei resposta. mas pelos vistos isso não acontece só comigo. eu tenho "só" 8 gatos. há quem tenha 19.
anjaazul
Patareco
Registado: segunda jul 15, 2002 2:24 pm

segunda jul 15, 2002 2:40 pm

A sério.. claro q estava a brincar um pouco.. a anja é mesmo uma anja pk tem um coração de ouro caso contrario nao teria tantos animais nem os trataria como trata (ja agora melhoras para o serafim) e para ti scooby (onde está o doo??) boa sorte com essa gatinha.. e parabens por teres ficado a tratar dela e nao a teres mandado fora como muitos fariam por ela estar doente.. Boa sorte!!!
scooby
Membro Veterano

segunda jul 15, 2002 2:41 pm

anjazul, não ligues...infelizmente este forum não tem forma de impedir que pessoas destas entrem aqui. Ignora!
Obrigada pela tua resposta e continua a tratar dos teus 8 meninos!

Beijinhos
scooby
Membro Veterano

segunda jul 15, 2002 2:43 pm

ainda bem que te redimiste, patareco....e agora será que alguém me pode ajudar com esta coisa da Tinha? :))))

Beijinhos mais uma vez
rsaraiva
Membro Veterano
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

segunda jul 15, 2002 2:46 pm

Eu acho a anjaazul uma verdadeira enciclopédia veterinária ......

Mas tb acho que estes foruns falam demasiado de doenças, de como as curar e blá blá blá .... Sempre achei que essas coisas são entre os bichanos e os vets.

Quando a nós .... acho que seria muito mais util falar de dos nossos bichanos como amigos e dos momentos bons que passamos com eles e/ou como os educar e tb de como ajudar aqueles que não tem donos como nós.
anjaazul
Membro Veterano

segunda jul 15, 2002 2:53 pm

para o rsaraiva
eu tenho uma ideia melhor. falar do sol e do bom tempo. ou então das fofoquices das telenovelas. é mais leve e distrai o espírito. para quê vir aqui falar de coisas tristes? também acho. francamente!!!
em relação à tinha dos gatos, não sei se foi a elsa pereira ou a ivcabral que encontrou um animal nessas condições. elas terão mais experiência nisso do que eu. quem diria!!!!
anjaazul
rsaraiva
Membro Veterano
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

segunda jul 15, 2002 3:11 pm

Dsculpa anjaazul se te ofendi de alguma forma.
Qanto à "tinha", pelo que sei, é contagiosa tanto para os outros animais como para alguns donos. Por isso, além de a Camila ter de ficar longe do Gaspar até ficar boa, tb deves ter em atenção se não te aparecem manchas na pele.
Mas o vet deve ter-te explicado isto tudo.
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

segunda jul 15, 2002 4:51 pm

Buaaaa. Fico feliz por teres salvo esses mas estava com tanta esperança de dar estes. Os pequenos estão a crescer e não há nem um telefonema. Os teus amigos não querem mais um?????

A tinha é o pão nosso de cada dia e sim acho que devemos falar disto tudo aqui e quem não quizer não participa. Eu há séculos que estudo vet e remédios e troco impressões com os meus vets que me explicam tudo. Há muito vet a fazer asneiras e os donos teem de saber algo. Eu chamo a isso ser dono consciente. Não é dê isto e pronto...Não é saber mais doque eles é trocar ideias e perceber tudo. Mas como diz o meu vet só explica quem sabe.

Ora a tinha, promeiro se ela é bebe não d~es nada em comprimidos. É quase tudo tóxico para o figado. Eu em bebes trato só com betadine que ponho 3, 4 vezes ao dia e imavrol que compro no vet mas diluição de 1o ml para meio litro ou seja muito fraquinha e não deixo lamber, também é tóxico. Há quem faça uma muito forte e só ponha 3 vezes por semana mas eu não alinho e os meus vets todos também não. Ponho uma vez ao dia.

Dez dias depois de iniciar tratamento deixa de ser quase contagiosa. Eu nunca apanhei mas há quem tenho apanhado. Este ano há uma epidemia de tinha que te digo nós também podemos levar para casa nas calças, sapatos etc. São esporos e logo ao andar pelo ar propagam-se fácilmente.

Lava muitas vezes a cama dela, é uma forma de eliminar esporos e não mexas no teu sem lavar bem as mãos de preferência com betadine espuma. Eu já fui mais picuinhas agora já lavo só as mãos. E se a encostares a ti depois muda de roupa. Parece complicado mas não é. Se o Gaspar apanhar trata-se. Depois de 10 dias já há menos perigo de contagio. O tratamento é um mês sem parar, até pelo estar a crescer nas lesões.

Nos adultos se tiverem muito já dou remédios via oral mas com muito cuidado.
houve agora 2 que morreram devido ao tratamento...

Há muitos gatos e cães em muito boa casa com esporos de tinha mas que por terem bom sistema imunitário não desenvolvem as lesões.Mas contagiam os outros. Se ela estiver muito bem sem coriza mada podes dar um banho com betadine espuma e secar super bem ficar no quentinho etc para não se constipar. A Piolha também te pode ajudar.

O program que eu não uso para as pulgas diz o laboratório que cura a tinha (??????) e evita que outros apamhem. Tem protocolo próprio se quzeres pede.

Eu não sou vet mas há 20 anos que trato de animais e como não entrei para vet porque era preciso matemática decidi ir estudando o que me vai aparecendo e chateando os meus vets que são super bons sobretudo em infectocontagiosas graves. (fiv, felv)
Tenho 4 gatos dadores de sangue mas ainda só um foi dar. Fiquei muito orgulhosa. Todos teem tipo de sangue analisado.

Se quizeres liga ou manda email

Jinhos e desencanta por ai uns donos ok...Não sei o que vou fazer a estes miudos e graudos. Mas olha que 3 gatos é número ideal...he, he ,he
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

segunda jul 15, 2002 6:17 pm

Olá Scooby

Também eu fico feliz por teres salvo esses gatinhos e simultaneamente triste por já não ficares com a gatinha da Gwen. Não queres mesmo pensar em ter mais um? Eu tenho 3 e não dão mais trabalho que 2. Quanto aos gastos com comida, o aumento é atenuado se passares a comprar sacos maiores (eu agora compro de 10 kg), cujo preço por kg é bastante mais baixo.

No que respeita à tinha, já te mandei uma mensagem privada, mas como se está a falar nisso conto também aqui a minha experiência. A Eva quando veio para cá para casa (devolvida pela pessoa que a adoptou em bébé por ser "histérica"!!!) vinha com 5 meses e com tinha (a histeria era pretexto, claro).

O tratamento que eu fiz começou por ser só local (as peladas eram nas orelhas, nariz e ponta da cauda, que eu esfregava diariamente com betadine e depois punha outro produto - acho que era esse imaverol de que a Gwen falou). O que se passou foi que ao fim de uma semana não se viam melhorias e a minha vet achou que devíamos passar aos comprimidos - ela também me disse que atacam o fígado e por isso aconselhou-me a dar apenas 1/6 de comprimido por dia (o nome é Nizale) a seguir a uma das refeições. Dei estes comprimidos apenas 12 dias (o tratamento completo são 30, mas o pêlo já estava a nascer) e depois voltei a aplicar só localmente o betadine e o imaverol até já não existir nenhum sinal de caspa debaixo do pêlo novo. A Eva não voltou a ter nada e o único efeito secundário dos comprimidos foi diarreia, que passou numa semana com dimicina. Mas, como diz a Gwen, não sei se gatinhos bébés poderão tomar estes comprimidos de Nizale, até porque a Eva com 5 meses tomou apenas 1/6 como disse e em menos do que isso é impossível partir. Tenta o tratamento local e se não estiver a resultar fala com o teu vet, que ele deve saber aconselhar-te.

No que respeita ao contágio, muita gente deve achar que sou louca, mas nunca separei a Eva nem da Scarlet nem de mim (dormiam as duas comigo na cama, tal como fazem ainda hoje). Apenas tive o cuidado de aplicar sempre o betadine e o imaverol antes de me deitar e nem eu nem a Scarlet apanhámos nada. Agora, a Eva só tinha peladas pequenas na cabeça e cauda. Se a tua gatinha as tem mais extensas e espalhadas pelo corpo, se calhar é melhor jogar pelo seguro.

Um abraço
Isabel
anjaazul
Membro Veterano

segunda jul 15, 2002 8:42 pm

olá
lembrei-me que uma amiga minha recolheu um gato com tinha. não sei se os separou, mas de facto, os restantes ficaram contagiados. se calhar, o melhor é tomares precauções. mas todos ficarem bem e ele tornou-se num gatarrão.
ron-rons
anjaazul
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

terça jul 16, 2002 7:46 am

Olá Meninos e Olá Scooby!
Primeiro que nada parabéns pela nova irmãzinha do Gaspar. Por um lado é bom saber que mais 3 gatinhos tiveram sorte, por outro imagino como a Gwen deve estar triste pela sua gatinha (já lhe tinha encontrado um dono espectacular).
Gostaria de dizer que se neste forum passarem só a falar de trivialidades deixo de participar! :x :(
O bom deste tipo de foruns é as pessoas sentirem liberdade de falar de todos os assuntos que consideram importantes e saberem que do outro lado alguém lhes vai dar uma resposta, um conselho ou uma simples palavra de apoio.
Muitas das vezes quando começamos a falar dos nossos bichos com as outras pessoas (da preocupação que sentimos em relação a algum sintoma menos bom, ou a alguma doença, de saber se devemos os não dar-lhes certo tipo de alimentos, que brinquedos lhes devemos oferecer, ou simplesmente contar alguma diabrura ou feito maravilhoso) olham para nós como se fossemos loucos ou completamente alucinados, mudam de conversa e falam do tempo.
Por isso malta não mudem. Continuem a falar do que sempre falaram! :lol:

Uma beijoca grande para todos
scooby
Membro Veterano

terça jul 16, 2002 10:46 am

Mais uma vez, obrigada pelas respostas. E quantas mais, melhor :))

Pois os bichanos estão por agora separados....a Camila está na cozinha e o Gaspar tem o resto da casa para ele. Mas como a cozinha dá para a varanda, passam horas a olhar um para o outro. O Gaspar anda meio nervoso, como é natural, e a Camila quando o vê assusta-se e eriça-se toda. Será que isto vai trazer problemas? Acham que eles, apesar deste comportamento, se virão a dar bem? Nem imaginam o medo que tenho que aqueles dois não se entendam.... :((

Se tiverem sugestões, força!! E ainda bem que gostam do nome Camila...também gosto. É muito feminino :))))

Beijinhos

Scooby
Responder

Voltar para “Gatos”