Recolher gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sromao
Membro
Registado: quinta ago 28, 2003 12:05 am

quarta jun 23, 2004 9:19 pm

Olá,

Não sei se se recordam há cerca de 15 dias eu ter aberto um tópico acerca de um gato vadio que eu vi atravessar uma das estradas mais movimentadas aEN 10 que fica mais ou menos perto de onde eu moro. Bem eu o o meu marido temos intercalando e todas as noites vamos colocar comida por baixo de uma roulote que fica junto a essa estrada visto que decobrimos que ele todas as noites se vem alimentar para este lado. Já há alguns dias que não o víamos e hoje lá o vi primeiro ao longe, depois atravessou a estrada a correr para vir comer. Senti um aperto quando o vi, claro que ele não se deixa tocar , mas eu sei que esta situação não se pode prolongar indefinidamente e que qualquer dia o vou ver atropelado :cry:`Comove-me saber que ele espera que os carros passem para atravessar. Só me apetecia apanhá-lo e depois logo se via.
A minha questão é, visto que sózinha não o consigo recolher, conhecem alguma associação que me ajude a apanhá-lo ou nenhuma faz este serviço?
Onde se compram as armadilhas que às vezes falam com as quais conseguem apanhar os gatos? São muito caras?
Acham que é melhor eu tentar ajudar este gatinho que já não me parece muito novo ou talvez seja melhor deixar andar visto que é um gato de rua e dificilmente se habituará a 4 paredes, a uma cadela, a uma outra gata (que nem sempre se dão bem)e a 3 humanos?

Agradeço as vossas respostas.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta jun 23, 2004 9:40 pm

porque não tenta atraí-lo e estabilizá-lo num sítio calmo? se é bravo e velho. não me parece que fique feliz fechado. mas daí a estar em risco :cry:
sromao
Membro

quarta jun 23, 2004 10:04 pm

Pois, Anja o meu marido também disse que se fosse mais perto de nossa casa era mais fácil atraí-lo. (foi ele que atraíu a nossa Camila quando a recolhemos). Mas nós ainda moramos cerca de 2 kms do local onde o alimentamos e este gato é muito pouco sociável. Eu deixo a comida e só depois de eu me afastar (de carro ) é que ele vem comer. Quando tentamos uma aproximação ele foge. :( Gostava de o apanhar antes que lhe acontecesse o inevitável :(
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta jun 23, 2004 11:27 pm

Há associações que emprestam essas armadilhas. Era caso para tentar.
O CasadeAnaval uma vez falou disso aqui.
De facto essa situação é um risco contínuo .... se o conseguissem apanhar com uma dessas armadilhas e tentassem ver se se adaptava?
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
sromao
Membro

quinta jun 24, 2004 4:39 pm

Olá

Hoje não tive tempo de ver nada, vou tentar ver se o vejo hoje e colocar comida dentro da transportadora para tentar apanhá-lo. Vou tentar segui-lo também para ver qual o território dele. Se não conseguir vou tentar comprar amanhã a armadilha. Receio que não tenha grande jeito, mas esta situação anda-me a remoer e se não tentar ainda fico pior.
Se não conseguir encontrar a armadilha à venda ficar-lhe ía muito grata que ma emprestasse. Eu trabalho em Lisboa e vou de carro, por isso não tenho problema em deslocar-me para onde a Cristina indicar.

Obrigada por tudo, depois dou notícias.

Susana
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jun 24, 2004 4:43 pm

Ok Susana. Por acaso eu tinha-lhe enviado em PM. Se precisar ligue-me e combinamos. A Bugita também pode vir a precisar por isso é necessário coordenar as datas para que nenhuma fique sem a possibilidade de apanhar os respectivos gatos ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
sromao
Membro

quinta jun 24, 2004 9:08 pm

Olá,

Obrigada pelas vossas respostas. Tive há pouco com o gato mas não o consegui apanhar. Meti comida dentro da transportadora e ele veio comer mas não se pôs todo lá dentro e quando me aproximei ele fugiu. :( Vi ao perto e é todo preto com uns grandes olhos verdes e afinal não me parece muito velho.

Fui cerca de meia hora mais cedo, coloquei comida inclusivie do outro lado da estrada para ver se ele não a atravessava, mas ele atravessou na mesma. Fiquei outro vez com o coração aos pulos quando o vi atravessar a nacional. Não consegui seguir-lhe o rasto, pois do outro lado é um descampado enorme sem luz e mesmo de dia procurei e não o encontrei.

Espero que com uma armadilha seja mais fácil, não consigo sossegar já sem o apanhar.

Susana
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jun 24, 2004 11:10 pm

esses gatos bravos são um problema. há tempos, tentei apanhar uns gatinhos muito jovens. mal se viram na transportadora, iam-se passando e fugiram. foi impossível. ali, uma senhora dá-lhes de comer, embora haja os vizinhos :evil:
Bugita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 21, 2003 2:25 pm

sexta jun 25, 2004 3:11 pm

Olá sromão,

Tenho acompanhado o seu tópico e olhe que sei bem o que é querer apanhar um gato e não conseguir, parece que já adormecemos e acordamos só a pensar naquilo :?ainda ontem estive quase para apanhar um mas aconteceu-me o mesmo que lhe aconteceu a si, não entrou todo e quando me aproximei, aí vai ele a correr :roll: , é desesperante :(
Mas não desanime, pode ser que mais tarde ou mais cedo o consiga apanhar ;)

Boa sorte

Beijinhos, Sue
Babette
Membro Veterano
Registado: quinta mar 11, 2004 11:20 am
Contacto:

sexta jun 25, 2004 4:24 pm

A Mia também teve que ser apanhada com uma armadilha, era impossível de outra maneira.
Apareceu um dia à porta de minha casa desesperada com fome. Vivo numa avenida tentei que ela entrasse dentro do prédio colocando comida cá dentro, afastando-me para ela entrar. Mas a marota, esperta ;) , mesmo a morrer de fome, não entrava no prédio, tinha noção que podia ficar cá presa ;). Nesse dia ainda a vi atravessas a av, varias vezes :o :? .
Depois de perceber que ela vinha do outro lado da av, atravessei a rua e coloquei comida numa entrada que existe ara as traseiras. A partir daí nunca mais atravessou a rua ;) .
Começamos então a pensar como é que a podíamos apanhar. Contactei o Sr. Cão que disse a apanhava com a armadilha mas como nunca mais apareciam decidimos ir o canil e apanharam-nos a gata.
Colocámos a armadilha à 9:30 da manhã e ela só lá entrou às 13:30. Entretanto, eu ia lá de vez em quando e ainda tive que soltar um gato que lá ficou preso :roll: . Mas ela nada! 8) ;) . Até que esfomeada lá entrou! ;)
Era uma ferazinha, que trepava pelas paredes, hoje é um amor que dorme agarrada a mim, adora festinhas na barriga, só não gosta de ser pegada ao colo ;) .

Boa sorte sromão!!! ;)
vai correr tudo bem!!
Babigata
Membro
Registado: sexta jun 11, 2004 2:19 pm

sexta jun 25, 2004 10:19 pm

A LPDA tem armadilhas.Vê se te emprestam uma.
ashley15
Membro
Registado: sexta mai 14, 2004 2:55 pm

sábado jun 26, 2004 2:15 pm

espero que o consigas apanhar mas se não conseguires tenta habitua-lo a comer do outro lado da estrada (de onde ele vem) para ele nao ter de atravessar a estrada.
Babigata
Membro
Registado: sexta jun 11, 2004 2:19 pm

sábado jun 26, 2004 5:37 pm

Boa táctica
sromao
Membro

domingo jun 27, 2004 9:27 pm

Olá a todos,

Bem, a situação complicou-se e para já não vou tentar recolher o gato. Na 6ª feira não vi o gato, mas pus comida no lado de lá da estrada. Sábado à tarde andei por lá e não vi sinais da comida ;) No sábado à noite eu o meu marido decidimos ir cada um para o seu lado da estrada, o meu marido no outro lado, para tentar descobrir de onde ele vinha e eu do lado de cá, com a comida posta dentro da transportora para o atrair. Apareceu-me um gato branco rechonchudo que começou a comer a comida, afastou-se e deixou ainda alguma comida, Entretanto, liga o meu marido a dizer que o gato preto tinha saído do stand que existe do outro lado e que voltou para trás assustado quando o viu. O meu marido deixou comida à porta do stand e depois de se esconder do gato o mesmo estava a comer, só que enquanto eu estava ao telemóvel com o meu marido apareceu um gato preto do meu lado escondido por detrás da roulote :o Isto significa que não são um mas dois os gatos que temos alimentado e perante isto estamos muito confusos ao que fazer. :? Para já sabemos que o gato do outro lado da estrada não atravessa enquanto tiver comida, pelo que vamos continuar a pôr-lhe comida e vamos tentar saber se pertence ao stand ou não.Vamos também pôr comida do lado de cá para alimentar o outro gato e eventualmente outros gatos que andem por lá. Depois logo se vê. Estou um pouco desiludida com esta situação.
Obrigada a todos,
Susana
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jun 28, 2004 10:47 am

Olá Susana, não fiques desiludida. Esse tipo de situações são uma constante, vamos para apanhar um e depois aparecem outros e ás tantas já não sabemos muito bem como agir.
Penso que para já, é memso tentar descobrir junto do stand se o gato é de lá, ou se há lá alguém que costume colocar-lhe comida.
Depois é continuar a colocar comida nos que estão do outro lado da Nacional. O gato branco é meigo? Se sim, esse deve passar a ser a prioridade pois será um gato mais fácil de apanhar, castrar e ser dado ;)
Por muito que nos custe temos que pôr prioridades nas situações que encontramos, ás vezes é um desespero porque sabemos que salvamos 1 mas que ficam 3 ou 4 para trás...mas a vida é assim mesmo e nós só podemos fazer o que está ao alcance das nossas capacidades. Dessa forma consegue-se mais do que se entrarmos em depressão e bloquearmos porque "de que serve salvar só 1 quando há tantos e blablabla..."
Muito sinceramente Susana, analisa esses gatos e vê qual deles terá mais hipóteses de ser salvo.
Parece pouco não é? Mas é muito ;) Se todos tomassem a atitude que tu e o teu marido tiveram a coragem de tomar, por 1 gato, muitos mais animais se salvariam. Não desistas e já sabes, se precisares eu empresto-te a minha armadilha.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”